FACULDADE DE CIÊNCIAS

U N I V E R S I D A D E   D E   L I S B O A

Previsão de Marés dos Portos Principais de Portugal

Engenharia Geoespacial, DEGGE, IDL, Faculdade de Ciências da U.L.

     
GLOSSÁRIO DE MARÉS

Altura da maré - A altura do nível da água, num dado momento, em relação ao plano do Zero Hidrográfico.

Amplitude da maré - A diferença entre as alturas da preia-mar e baixa-mar. A amplitude máxima dá-se por ocasião das marés vivas equinociais; a amplitude média dá-se no período entre as marés vivas e maré mortas; e, a amplitude mínima dá-se por ocasião das marés mortas equinociais.

Baixa-mar - O nível mínimo das águas no fim da vazante quando a corrente se conserva parada. Em marés semi-diurnas, quando há duas baixa-mares no mesmo dia, à de menor altura dá-se o nome de baixa-mar inferior em oposição à de maior altura, a baixa-mar superior.

Elevação da maré - É a altitude da superfície livre da água, num dado momento, acima do Nível Médio da Maré, pode ser positiva ou negativa.

Enchente - O período entre uma baixa-mar e uma preia-mar sucessivas, quando aumenta a altura da maré.

Escalas de Marés - Réguas graduadas que se fixam verticalmente na costa e permitem a leitura do nível de maré em função da hora.

Estabelecimento do porto - Diferença horária entre a passagem da Lua Cheia pelo meridiano do porto (trânsito da Lua) e a hora da preia-mar, por altura do equinócio (quando o Sol se encontrar no equador à distância média da Terra).

Estofo da maré - Intervalo de tempo oquando não há corrente de maré, também conhecido como o repouso da maré. Corresponde à mudança do sentido da maré, quando não se verifica qualquer alteração na altura do nível de maré .

Idade da maré - Intervalo de tempo entre o instante da passagem da Lua Cheia pelo meridiano do porto (trânsito da Lua)  e o instante da máxima maré de águas-vivas (maré viva).

Linhas cotidais - Linhas que unem pontos onde a maré se dá à mesma hora, são representadas globalmente em cartas cotidais.

Lua Nova - Fase da Lua quando o Sol se encontra do mesmo lado, em "alinhamento", e consequentemente a sua face iluminada se encontra do lado oposto ao do observador na Terra (não visível).

Lua Cheia - Fase da Lua quando o Sol se encontra no lado oposto ao da Lua e a luz do Sol ilumina completamente a face da Lua voltada para o observador na Terra (visível e completamente iluminada).

Maré Oceânica - É o fenómeno de oscilação periódica do nível da água do mar, de subida e descida, provocada essencialmente pelas forças de atracção da Lua e do Sol e o efeito da rotação da Terra. O resultado é uma onda gigante, de amplitude variável, que se desloca ao longo dos oceanos, e que se pode anular em certos pontos - pontos anfidrómicos. As marés podem ser diurnas (uma preia-mar e uma baixa-mar), semi-diurnas (duas preia-mares e duas baixa-mares), mistas, ou semi-diurnas mistas.

Maré de Quadratura - Ou maré morta, é a maré de pequena amplitude que se segue ao dia da quarto crescente ou quarto minguante.

Maré de Sizígia - Maré que ocorre um a dois dias (Idade do Porto) após a fase de Lua Cheia e Lua Nova. Nesta fase as ondas de maré lunar e solar encontra-se em fase e sobrepõem-se gerando marés de grande amplitude.

Maré morta - Ocorre logo após o Quartos Crescente e o Quartos Minguante (aproximadamente após o período do estabelecimento do porto) e caracteriza-se por uma baixa preia-mar e uma alta baixa-mar.

Maré viva - Ocorre durante a Lua Nova e Lua Cheia, após o período do estabelecimento do porto, e caracteriza-se por uma alta preia-mar de uma baixa baixa-mar.

Marégrafo - Aparelho que regista analógica ou digitalmente as oscilações do nível do mar, fazem parte da rede nacional e/ou internacional de marégrafos. Há vários tipos de marégrafos: marégrafos de poço, com registo analógico ou digital, que se baseia na flutuabilidade de uma bóia; marégrafo de pressão (submerso) que se baseiam no princípio da variação da pressão hidrostática, exercida pelo peso da coluna de água; e ainda, marégrafos de radar e de laser (emersos), cujo nível de água é medido, respectivamente, através da propagação um sinal acústico e um raio laser ao longo de um tubo ou poço.

Nível Médio da Maré - Plano horizontal definido pela altura média de preia-mares e baixa-mares sucessivas.

Nível Médio do Mar - Superfície média dos oceanos, medida pontualmente pela rede internacional de Marégrafos, os quais são usados para definir o Datum altimétrico nacional de cada país com linha de costa. Esta superfície é definida globalmente pelas técnicas de altimetria de satélite, nomeadamente através das missões dos satélites TOPEX/Poseidon e o Jason-1. Pontualmente, o Nível Médio é o valor médio das alturas horárias da maré, relativamente a um nível de referência fixo (marca de nivelamento), resultante de uma série de observações maregráficas de duração variável, de preferência igual ou superior a 19 anos (período da nutação - ciclo completo de revolução da linha dos nodos da órbita lunar, igual a 18,6 anos). Em Portugal o Nível Médio Mar do marégrafo de Cascais, correspondente à média das médias anuais do período compreendido entre 1882 e 1938, o qual define o Datum Altimétrico Nacional de 1938.

Preia-mar - O nível máximo atingido pelas águas no fim da enchente. Os termos preia-mar inferior e preia-mar superior aplicam-se de igual forma tal como na baixa-mar.

Ponto anfidrómico - Ponto sobre o oceano no qual a maré é nula e em redor do qual se propaga a "onda" de maré. Ponto de intersecção de linhas cotidais.

Quarto Crescente - Fase da Lua, entre a Lua Nova e a Lua Cheia (sob a forma de um "D" no hemisfério Norte e de um "C" no hemisfério Sul), quando esta se encontra em quadratura com o Sol e apenas se vê metade da face iluminada. Quando a parte iluminada e visível está em crescimento.

Quarto Minguante - Fase da Lua, entre a Lua Cheia e a Lua Nova (sob a forma de um "C" no hemisfério Norte e de um "D" no hemisfério Sul),  quando esta se encontra em quadratura com o Sol  e apenas se vê metade da face iluminada. Quando a parte iluminada visível está a decrescer.

Quadratura - Quando o Sol e a Lua formam um ângulo de 90º em relação à Terra, em fases de Quarto Crescente ou Quarto Minguante

Seicha ou Calema - é uma onda de longo período (30 < T < 500 s), em geral estacionária, que se gera em estuários, bacias portuárias, lagos e outros corpos de água confinadas, em resultado da amplificação por ressonância da energia de ondas incidentes ou de outra qualquer fonte de excitação ondulatória.

Vazante - O período entre uma preia-mar e uma baixa-mar sucessivas, quando a altura da maré diminui.

Zero Hidrográfico - É a referência a partir da qual se define a Altura da Maré e é o plano de referência das profundidades  indicadas (sondas) nas cartas náuticas. Em Portugal é definida pelo nível da mais baixa das baixa-mares registadas durante um dado período (normalmente 18,6 anos - período da nutação lunar), em relação ao Nível Médio do Mar. Em alguns países de origem anglo-saxónica, como por exemplo os EUA, o Zero Hidrográfico é definido pela média das baixa-mares em águas vivas.