FITA
 
 

F. Santos > C.V. > Curriculum Vitae Resumido

 

Fernando José Vieira dos Santos

Nasceu em Lisboa no dia 5 de Setembro de 1958, é casado e pai de duas filhas.

Frequentou, no Liceu Nacional de Camões, o Curso Geral e o Curso Complementar dos Liceus que concluiu com a média de 15 valores.

Ingressou, em 1976, na Faculdade de Ciências (FC) da Universidade de Lisboa (UL) onde concluiu o Bacharelato em Química com a média final de 16 valores e a Licenciatura em Química (área de investigação científica, ramo de Química-Física / Química-Inorgânica), a 31 de Julho de 1981, com a média final de 17 valores.

Doutorou-se em Química, especialidade de Química-Física, com a tese "Determinação experimental da viscosidade de fluidos a alta pressão pelo método do cristal de quartzo em vibração torsional", orientada por Carlos A. Nieto de Castro, apresentada à Universidade de Lisboa, tendo obtido a classificação de Aprovado com Distinção e Louvor, a 14 de Outubro de 1993.

Na sua atividade docente, no Departamento de Química e Bioquímica (DQB) da FCUL, colaborou em 35 unidades curriculares de licenciatura e mestrado, orientou 23 trabalhos de licenciatura e 5 teses de mestrado e participou em 31 júris de licenciatura, 9 de mestrado e 2 de doutoramento. Publicou diversos “websites” de apoio às unidades curriculares onde esteve envolvido e, em colaboração com outros docentes do DQB, um manual de apoio ao trabalho laboratorial: “Departamento de Química e Bioquímica - Guia de Laboratório” (1995) e “Guia do Laboratório de Química e Bioquímica” (1ª edição em 2000 e 2ª edição em 2008).

Tem participado em diversos projetos de I&D, na organização de reuniões científicas nacionais e internacionais, publicou teses e monografias, 5 capítulos de livro, 27 artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica, 17 publicações em atas de encontros científicos e ainda 9 outras publicações, apresentou 6 comunicações orais convidadas, 48 comunicações orais e 71 comunicações em painel a reuniões científicas.

No âmbito da participação nas atividades de gestão da escola são de referir dois mandatos como vogal da Comissão Executiva do DQB, responsável pelo acompanhamento da execução da construção, equipamento e instalação no edifício C8 da FCUL, cerca de 6 anos como membro da Comissão de Coordenação da Química Tecnológica, onde promoveu a acreditação da licenciatura com a Eurobachelor Label e participou na adaptação ao Processo de Bolonha e ainda a responsabilidade por laboratórios de Radioquímica e de Computadores.

As suas atividades de extensão universitária envolveram a participação na criação, implementação e acreditação da unidade Laboratório de Metrologia e Ensaios (LME) do Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT), a elaboração e lecionação de cursos de formação no âmbito da Metrologia e da Instrumentação, Automatização e Aquisição de Dados, bem como atividades de auditoria técnica no âmbito do Sistema Português da Qualidade. Neste âmbito foi ainda responsável pela conceção, construção, manutenção e gestão de 7 páginas WWW, a publicação de duas monografias, um artigo em livro de atas, diversos procedimentos técnico-científicos confidenciais, tendo ainda participado na elaboração do Manual da Qualidade do LME – ICAT.

2012-06-16

 

English version