FITA
 
 

441195 - Instrumentação e Controlo de Processos

Sinopse

Unidade curricular opcional do 2º semestre do 1º ano dos Mestrados em Química e Química Tecnológica.

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer, selecionar e utilizar adequadamente os principais tipos de instrumentação utilizada no laboratório ou na indústria. Os alunos que concluírem com sucesso esta unidade curricular serão capazes de descrever a construção, funcionamento e calibração de instrumentos de medida de temperatura, pressão, nível e caudal; escolher o instrumento de medida adequado a um dado processo de medida; estabelecer uma metodologia de calibração adequada para um dado instrumento de medida; identificar e quantificar erros a partir de curvas de calibração e estabelecer os procedimentos corretivos para alguns instrumentos de medida; descrever o procedimento de instalação de um dado instrumento de medida num caso concreto de aplicação laboratorial e/ou industrial e interpretar corretamente os valores; resolver problemas numéricos envolvendo equações relativas a medidas de temperatura, pressão, nível e caudal; descrever os requisitos das ligações elétricas necessárias à instalação de um dado instrumento.

Programa

Instrumentação. A instrumentação no laboratório e na indústria. Instrumentação intrinsecamente segura. Metrologia. Sensores, transdutores, condicionadores e fontes. Medidas elétricas e eletrónicas. Sensores óticos e cor, brancura e imagem. Sensores de fibra ótica. Sensores de infravermelhos. Aquisição de dados. Instalação da instrumentação. Instrumentação para: posição, deformação e velocidade; força, binário, peso e aceleração; pressão; sensores de nível; temperatura; caudalímetros; viscosidade; pH; condutividade; TOC; oxigénio dissolvido. Controlo de processos.

Os conteúdos programáticos foram concebidos e organizados de modo a serem uma ferramenta essencial no contacto do aluno com a realidade laboratorial e industrial. Foi dada particular atenção à necessidade de fornecer aos alunos conhecimentos teóricos relacionados com as diferentes tecnologias utilizadas pela instrumentação laboratorial e industrial. Os alunos porão em prática estas competências escolhendo a instrumentação para a resolução de casos concretos de âmbito laboratorial e industrial. Os alunos terão ainda de desenvolver um miniprojecto.

Funcionamento

Aulas teóricas e teórico-práticas. Serão utilizados recursos multimédia (computador e videoprojector) para apresentar os conteúdos de apoio aos conceitos a transmitir e será feito uso intenso dos recursos do sistema Moodle/Fénix da FCUL para apoiar a consolidação das competências a adquirir.

As aulas de dúvidas são marcadas diretamente com o docente.

Avaliação

Exame final escrito e trabalhos (pequenos projetos). A classificação final será a média aritmética simples da classificação do exame final e da classificação do conjunto dos trabalhos, sendo obrigatória a aprovação (classificação igual ou superior a 10/20) em cada uma das duas componentes

Bibliografia

Gustavo da Silva, Instrumentação Industrial – Vol. I e II, 2ª ed., Esc. Sup. Tecnologia de Setúbal, Lisboa, 2004

Fundamentals of Process Control Theory (3rd Edition), Paul W. Murrill, Instrumentation, Systems, and Automation Society, ISBN-13: 978-1556176838

 

 

English version