CiênciaVITAE
FITA
 
 

F. Santos > Ensino > Instrumentação em Química

 

44437 - Instrumentação em Química

Unidade curricular opcional do 2º semestre do 3º ano das Licenciaturas em Química e Química Tecnológica

Compreensão dos fundamentos, requisitos e particularidades de cada aplicação analítica da instrumentação química. Compreensão dos princípios básicos do funcionamento do conjunto instrumento de medida, interfaces de aquisição/comunicação de dados e sistemas de controlo.

Programa

Instrumentação: Componentes, Circuitos elétricos, eletrónicos e digitais; Metrologia: Qualidade, Rastreabilidade; Transdutores: Amplificação/Condicionamento de sinal; Medida: Alta e baixa impedância, Ruído e Blindagem; Aquisição de dados: Conversão A/D e D/A, Interfaciamento, Microprocessadores e microcomputadores; Medidas elétricas simples: Multímetro, Termómetro e Manómetro; Técnicas Analíticas: Medidas elétricas – Condutimetria, pH e pX, Coulometria e Voltametria; Medidas espetroscópicas - Ultravioleta e visível, Infravermelho e FTIR, Absorção atómica, Raios-X, Espetroscopia de RMN, Espetrometria de Massa; Técnicas cromatográficas; Outras técnicas – AFM, SEM, TEM, Análise Térmica e Reologia

Os conteúdos programáticos abrangem todas as principais técnicas analíticas utilizadas a nível do 1º ciclo, das medidas elétricas às espetroscópicas, incluindo as técnicas cromatográficas, térmicas e imagiológicas, analisando em cada caso as questões de foro metrológico e instrumental relevantes para a sua correta utilização e compreensão.

Funcionamento

Aulas teóricas e teórico-práticas. Serão utilizados recursos multimédia (computador e videoprojector) para apresentar os conteúdos de apoio aos conceitos a transmitir e será feito uso intenso dos recursos do sistema Moodle/Fénix da FCUL para apoiar a consolidação das competências a adquirir.

As aulas de dúvidas são marcadas diretamente com o docente.

Avaliação

Aulas presenciais, incluindo alguns seminários por convidados e grupos de alunos. Avaliação periódica através da realização de pequenos testes e trabalhos através do Moodle (20%), apresentação de seminários (20%), completada pela realização de um teste final individual com consulta (60% ou 100% na ausência de avaliação periódica).

Bibliografia

Princípios de Análise Instrumental, Douglas A. Skoog, F. James Holler e Stanley R. Crouch, 6ª ed., Ed. Bookman, 2009 ISBN: 9788577804603

Instrumentação e Controlo de Processos (funcionou em 2006/07 como opcional das licenciaturas em Química e Química Tecnológica)

 

2017-07-22

 

English version