FITA
 
 

F. Santos > Ensino > Laboratórios de Química Tecnológica

44387 - Laboratórios de Química Tecnológica

Unidade curricular obrigatória do 1º semestre do 3º ano da Licenciatura em Química Tecnológica

Programa

Nesta unidade curricular os alunos desenvolvem trabalhos laboratoriais do tipo mini-projeto, no âmbito de temas como as Interfaces e Catálise, Sólidos Porosos e Química-Física de Fluidos e Materiais nas suas aplicações tecnológicas. São ainda focados tópicos como a operação de reactores químicos em escala laboratorial e a automatização de análise química.

Funcionamento

Esta unidade curricular, exclusivamente laboratorial, funciona por blocos.

  • Tecnologias da Informação e Comunicação - 2 semanas
  • Interfaces e Catálise - 4 semanas
  • Adsorventes e Catalisadores - 4 semanas
  • Química e Física de Fluidos - 4 semanas

As aulas de dúvidas (OT - orientação tutorial) são marcadas caso a caso com os respetivos docentes.

Avaliação

Cada bloco é da responsabilidade de um docente ou equipa, funciona com as suas regras próprias e contribui para a classificação final com um peso que corresponde à respetiva fração da escolaridade total.

A classificação final é calculada com base na classificação de cada bloco arredondada ao inteiro mais próximo. É necessária aprovação em todos os blocos.

Bibliografia

Os livros e artigos específicos dos vários temas abordados podem ser encontradas na página Moodle /FCUL da unidade curricular.

Toda a informação sobre esta unidade curricular será colocada no site Moodle da FCUL, sendo os avisos urgentes difundidos nas Notícias deste local com o consequente envio de e-mail a cada um dos participantes. Recomenda-se que ativem o reencaminhamento automático do e-mail oficial da FCUL para o e-mail preferido.

 

2017-07-22

 

English version