CiênciaVITAE
FITA

F. Santos > Ensino > Perspetivas em Investigação e Desenvolvimento

44423 - Perspetivas em Investigação e Desenvolvimento

Unidade curricular FCSE (Formação Social Cultural e Ética) do 2º semestre. Obrigatória para os alunos das Licenciaturas em Química, Química Tecnológica e Bioquímica, no 1º ano do plano de estudos.

Programa

  • Apresentar alguns dos desenvolvimentos mais relevantes da Química e da Bioquímica contemporâneas.

  •  Aprofundar a perceção dos alunos sobre a importância da Química e da Bioquímica para a nossa sociedade.

  • Apresentar algumas vias profissionais no âmbito da Química, da Química Tecnológica e da Bioquímica.

  • Desenvolver competência comportamental de assistência a palestras.

  • Realizar uma apresentação científica na forma de Poster.

Funcionamento

Esta unidade curricular de tipologia Seminário funciona às 4ª feiras, das 14.00 às 15.30 horas no anfiteatro 8.2.47.

As aulas de dúvidas (OT - orientação tutorial) são marcadas caso a caso com o respetivo docente.

Avaliação

A frequência de pelo menos 8 seminários e aprovação num exame escrito sobre questões de Química relativas aos seminários realizados são as condições de admissão à avaliação.

A presença em cada seminário será registada respondendo por escrito no Moodle a uma breve questão sobre o mesmo, no próprio dia do seminário.

Ao longo dos vários seminários será feita uma avaliação qualitativa do desempenho dos alunos com influência na nota final.

Os alunos são avaliados no final do semestre através da preparação e apresentação de um Poster escolhido pelo grupo sobre um dos temas existentes no Moodle e previamente aprovado pelo docente.

A avaliação dos paineis será feita por vários docentes do DQB: o Prof. da disciplina e alguns dos professores/investigadores envolvidos nos seminários.

 Paineis (ou "posters")

São um dos principais meios de comunicar ciência, por isso, a sua conceção e execução devem ser levados muito a sério.

Cada painel será feito por um grupo de até 5 alunos e deverá ter dimensões máximas de 90 cm de largura e 120 cm de altura (A0), orientado vertical ou horizontalmente.

Existem imensas referências bibliográficas que nos oferecem conselhos sobre o assunto e um número ainda maior de recomendações está disponível na Internet.

Na seleção de conteúdos para o painel é muito importante ter em conta o público alvo: os destinatários (colegas de curso e docentes) têm conhecimentos suficientes para que se incluam conteúdos que seriam inacessíveis ao público em geral. 

Um poster deve transmitir uma mensagem, de forma sintética (com o mínimo possível de texto), mas não é um anúncio nem um panfleto!

O tema deve ser desenvolvido a partir de um artigo publicado numa revista científica ou de um livro que faça parte do curso, podendo envolver os assuntos abordados nos seminários.

Elementos obrigatórios: Título, Autores, Enquadramento do tema no curso, Texto, Elementos gráficos e Bibliografia

Links de apoio: poster 1, poster 2, poster 3, poster 4

Fatores de penalização: tamanho e quantidade de texto, adequação dos elementos gráficos, bibliografia utilizada, apresentação da bibliografia e falta de adequação ao enquadramento no curso

Bibliografia

Os livros e artigos específicos dos vários temas abordados podem ser encontradas na página Moodle /FCUL da unidade curricular.

Toda a informação sobre esta unidade curricular será colocada no site Moodle da FCUL, sendo os avisos urgentes difundidos nas Notícias deste local com o consequente envio de e-mail a cada um dos participantes. Recomenda-se que ativem o reencaminhamento automático do e-mail oficial da FCUL para o e-mail preferido.

Trabalhos produzidos

PID_2018/19

2020-06-07

 

English version