Temas em Epidemiologia

Estes temas têm associações à matéria dos módulos da disciplina de Epidemiologia de Doenças Transmissíveis, conforme se indica. A profundidade dos assuntos é por vezes um pouco maior do que a exigida nos módulos da disciplina. Em cada tema há um problema para resolver e são sugeridas leituras sobre o mesmo. Em muitos temas a leitura encontra-se neste sítio, ao lado do problema.

1. Incidência e prevalência

É apresentada uma interpretação probabilística das principais medidas descritivas da epidemiologia, a qual é usada para construir intervalos de confiança em torno destas medidas.

Módulos mais relevantes: 2





     LEITURA (PDF)

     PROBLEMA (PDF)


2. Padronização Indirecta


As taxas de mortalidade de duas populações não são directamente comparavéis quando existem variáveis de confundimento, como a estrutura etária, que se distribuem de forma diferente nas duas comunidades. O problema resolve-se padronizando as taxas. Descreve-se o método indirecto de padronização, o qual requer menos informação do que o método directo.

Módulos mais relevantes: 2


 

   LEITURA: Secções 2.8-2.9 do Módulo 2

   PROBLEMA (PDF)





3. Método Mantel-Haenszel


Quando no estudo das consequências de exposição a um factor de risco se tem em consideração a presença de uma variável de confundimento, o método Mantel-Haenszel fornece uma medida global de Risco Relativo entre exposição e doença. O teste Breslow-Day é também útil neste contexto.

Módulos mais relevantes: 3



   LEITURA: Secções 3.8-3.9 do Módulo 3

   PROBLEMA (PDF)


4. O teste exacto de Fisher


As tabelas de contingência 2x2 (TC_2x2) são uma forma conveniente de organizar dados de variáveis discretas (por explo, doente/não-doente, exposto/não-exposto, etc) a fim de medir associação entre as variáveis. Quando existem valores esperados mto pequenos nas células da TC_2x2, recomenda-se a utilização do teste de Fisher para investigar associação entre as variáveis.

Módulos mais relevantes: 3 e 4
      

 

 

    LEITURA (PDF)

     PROBLEMA (PDF)


5. Estudos de coortes e o método Kaplan-Meier


A análise de resultados de estudos de coortes requer em geral técnicas próprias, as quais não são leccionadas no módulo 5. Aqui apresentam-se os métodos da Life Table, Actuarial, Kaplan-Meier, e os testes comparativos entre expostos e não-expostos apropriados em cada circunstância.

Módulos mais relevantes: 5
      

 

 

    LEITURA (PDF)

     PROBLEMA (PDF)


6. Amostragem de jovens para pesquisa de anticorpos


A determinação da percentagem de indivíduos da população que são seropositivos para uma doença, requer a tomada de uma amostra para recolha de sangue e pesquisa de anticorpos. Que tamanho deve ter essa amostra ? A pergunta é investigada neste tema, tomando como exemplo a rubéola e as alunas da FCUL.



   LEITURA: Secção 7.7 do Módulo 7

   PROBLEMA (PDF)


7. Determinação do tamanho da amostra e da potência em estudos Caso-Controlo

Os estudos Caso-Controlo (CC) visam estimar o Risco Relativo (RR) de exposição a um factor de risco, seguindo uma metodologia muito particular. Qual o tamanho da amostra requerido por um estudo CC e qual a probabilidade de se conseguir detectar um RR diferente de 1 (se este for na realidade diferente de 1)?

Módulos mais relevantes: 4

 

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   PROBLEMA 1  PDF

   PROBLEMA 2  PDF
   
Nota - Para efeitos de Avaliação, os alunos podem escolher apenas um dos problemas para resolver.

8. Problemas para resolver com Regressão Logística

Em RL investiga-se a associação entre uma variável dependente binária (ex: doente/saudavel, curado/não-curado, bom/mau... etc) e um conjunto de variáveis ditas independentes ou explicativas. O estudo pode ter por finalidade a modelação da relação entre as variáveis e/ou a previsão do valor tomado pela variável dependente em indivíduos para os quais se conhece o valor tomado pelas variaveis independentes.

Módulos mais relevantes: 18


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