Encontros Agostinho da Silva

“São meus discípulos, se a1guns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem”.

Agostinho da Silva

 

Seria impossível, em breves palavras, fazer a apresentação de uma vida tão rica e fecunda
Desenhar o perfil de um pensamento tão múltiplo e criativo
Sequer enumerar os títulos de uma obra tão diversificada como a sua
Direi apenas que, tendo Agostinho da Silva formação académica em filologia clássica, se veio a interessar por domínios tão diversos como a história de Portugal, a filosofia, a ecologia, estudos africanos e orientais, divulgação científica, crítica literária, biologia marítima, etnologia, etc.
Homem de acção, livre, coerente, empenhado, político no sentido grego do termo
Professor do secundário expulso do ensino oficial pelo salazarismo, professor universitário em Portugal e no Brasil, fundador mesmo de Universidades
Mestre, irradiante de alegria, generosidade e crença no valor da procura da verdade

Ao seu lado sentíamo-nos melhores e mais confiantes.

 

Tive a alegria de convidar Agostinho da Silva por duas vezes para vir à  Faculdade de Ciências:

agostinho.jpg (93555 bytes) A primeira vez, no dia 19 de Janeiro de 1987, Agostinho da Silva veio dar uma aula aos meus alunos de então.
Da segunda vez, dia 19 de Dezembro de 1988, à chegada à Faculdade com Agostinho da Silva, fomos ambos surpreendidos com a quantidade de pessoas que pretendiam ouvi-lo.
Ag.jpg (37817 bytes) Quando, um pouco por acaso, tomei consciência que se cumpriam 10 anos sobre essa inesquecível sessão, lembrei-me de comemorar o facto procurando reunir o maior número de pessoas que tivessem estado presentes, pedir a alguns o testemunho da memória que guardaram desse acontecimento.

Assim se construiu a ideia dessa sessão:

"Recordar Agostinho da Silva: 10 anos depois", sessão comemorativa da passagem do professor Agostinho da Silva, 17 de Dezembro de 1998, 17h, anfiteatro do DEFCUL.

Na sequência dessa sessão, decidi organizar uma Brochura e um programa de "Encontros Agostinho da Silva"

Com inspiração na liberdade e universal curiosidade de Agostinho da Silva, a ideia consistiu em reunir um conjunto de pessoas que se ocupassem de temas da sua competência, temas diversos e variados, não necessariamente correspondentes às demarcações disciplinares e académicas.
O que importava era dar a estes "Encontros" algum enquadramento institucional, simultaneamente estável, flexível e não constrangedor.
Uma âncora que não desvirtuasse ou atropelassse a liberdade de navegação.

Sessões realizadas: