Resumo do Filme


 

 

  • Antoine Doinel é uma criança de, aproximadamente, 11 anos, que se comporta com a irreverência característica de uma criança dessa idade numa sala de aula. Só que, apesar das suas atitudes não serem muito diferentes das dos seus colegas, é Antoine que tem sempre a pouca sorte de ser apanhado em flagrante e castigado. Mesmo quando tenta fazer as coisas "bem", elas saiem-lhe sempre "mal". Antoine ganha a desaprovação do seu professor de francês. A sua desdita atinge grandes proporções quando não consegue fazer um trabalho de casa que lhe tinha sido recomendado como castigo e, por causa disso, resolve dizer uma mentira arriscada que é rapidamente descoberta.

  • A vida de Antoine em casa também não é melhor. A mãe, após uma gravidez indesejada, passa fora de casa tanto tempo quanto lhe é possível. Quando está com o filho, tem dificuldade em controlar a sua impaciência. O padrasto é por vezes amigável e companheiro mas, noutras ocasiões, torna-se colérico e áspero. Nem a mãe nem o padrasto parecem importar-se muito com o que acontece a Antoine. Quando algo corre mal na escola, imediatamente os pais adoptam a posição do professor sem atender à perspectiva do filho. Envolvido numa situação complicada, Antoine foge de casa.

  • Nesta fuga, Antoine  inicia-se em pequenos roubos juntamente com um amigo, primeiro para satisfazer  necessidades básicas, depois para construir um mealheiro que lhe permita ter uma vida melhor, longe dali. Assim, rouba uma máquina de escrever do escritório onde o padrasto trabalha. É apanhado pelo porteiro quando a tenta devolver por já não saber o que fazer com ela. Com a conivência dos pais, é preso e enviado para uma casa de correcção onde é tratado de uma forma extremamente dura. Cansado dos maus tratos e da vida de abandono a que sempre foi sujeito, acaba por fugir ao encontro do mar.

[voltar à página inicial]

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt