A versão Browning  

 

Título: Browning Version

Baseado na peça de Terence Rattigan

Realizador: Mike Figgis

Interpretes: Albert Finney (Andrew Crocker-Harris), Greta Scacchi (Laura Crocker-Harris), Mathew Modine(Frank Hunter), Ben  Silverstone (Taplow)

Produtores: Ridley Scott, Mimi Polk

Música: Mark Isham

Duração: 93 min.

Formato: VHS

 

Resumo:

Andrew Crocker Harris é um professor de grego e latin detestado pelos seus alunos. Desiludido pela sua vida profissional e pessoal refugia-se numa atitude extrema de professor implacável, dado a uma certa nostalgia, até ao dia em que um aluno espontaneamente lhe recorda de uma forma inocente, a sua responsabilidade de mestre.

 

Comentário:

A peça de Terence Rattigan assenta sobre a discrição psicológica de um velho professor, que se apresenta intelectualmente frio. Mas no decorrer do filme presenciamos à sua humanização, atingindo esta o auge no discurso final, que o professor realiza frente a toda a comunidade do colégio.

 

Nota: É possivel encontrar uma outra versão deste filme: “The Browning Version” (1951), realizado por Antony Asquith e interpretado por Michael Redgrave  (Andrew Crocker Harris), merecedor do prémio de interpretação no festival de Cannes 1951; Jean Kent (Millie), Nigel Patrick (Frank Hunter), Brian Smith (Taplow).

 

Bibliografia de apoio:

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt