Epistemologia e Ensino das Ciências


Mestrado em Ensino das Ciências
Disciplina de Opção

Docente: Olga Pombo
opombo@fc.ul.pt
Telefone: 21.7500000 (extensão - 21.335) 
Gabinete: Edifício C1, piso 3, sala 35 (1.3.35)

Programa Bibliografia de Apoio
Materiais de estudo - Work in Progress

 

Programa

I. Introdução

1.      Importância e lugar de uma componente epistemológica na formação de professores de ciências.

2.      Epistemologia e ensino das ciências. Fundamentação ou implicação.

3.      Epistemologia e Filosofia das Ciências. Esclarecimentos conceptuais e operatórios. O estatuto disciplinar da Epistemologia. A relação com a História das Ciências.

II. Três enfoques epistemológicos: institucional, gnosiológico e  epistemológico propriamente dito

4.      Instituição e conhecimento científico. Elementos histórico-culturais. Topologia e funcionalidade das diferentes instâncias de produção, legitimação, divulgação e transmissão do conhecimento científico. Interacções e efeitos emergentes.

5.      Os problemas gnosiológicos da constituição do saber. Representação e conhecimento científico. Fundamentos ontológicos e antropológicos do conhecimento. Os problemas do conhecimento e os seus diversos níveis: genético, metafísico e crítico. Seu rebatimento epistemológico. Representação, teoria e concepção do mundo.

6.      A construção do conhecimento científico. Intuição, invenção, descoberta. Observação e hipótese. Dedução, abdução  e indução. O problema do método. Ciência e progresso do conhecimento científico. Cumulativismo / não cumulativismo, continuismo / não-continuismo, externalismo / internalismo. O problema da verdade do conhecimento. Compatibilidade, confirmação e refutabilidade. Axiomatismo / formalismo. Intuicionismo / experimentalismo.

 

III. Alguns modelos epistemológicos

- Bachelard. Uma epistemologia da ruptura. Obstáculo epistemológico e filosofia do não. Um modelo internalista, descontinuista e comulativista.

- Positivismo Lógico. A questão da unidade das ciências. Reducionismo e não reducionismo.

- Popper. A lógica da descoberta científica. Progresso e falsificacionismo. O problema da indução. Teoria e conjectura.

- Thomas Kuhn. Ciência normal, crise e revolução científica. Incomensurabilidade dos paradigmas. A questão do não-cumulativismo.

- Lakatos. Os programas de investigação científica. Núcleo duro, heurística e heurística negativa.

- Feyerabend. O anarquismo filosófico e a proliferação de hipóteses.

Referências Bibliográficas

Pontos I e II:

Cassirer, Ernest (1920). Das Erkenntnisproblem in der Philosophie und Wissenschaft, Berlin: Bruno Cassierer ed., 3 vols. (trad. esp. de W. Roces, "El Problema del Conocimiento en la Filosofia y en la Ciencia Modernas", México: Fondo de cultura económica, 1979).

Foucault, (1967) Les Mots et les Choses (há trad. port. De António Ramos Rosa, “As Palavras e as Coisas”, Lisboa: Portugália, 1968).

Husserl, (1907), Die Idee der Phaenomenologie (trad. port. de Artur Morão, "Da Ideia de Fenomenologia", Lisboa: ed. 70, 1986.

Kant, (1781), Kritik der reinen Vernunft, (trad. port. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão, ”Crítica da Razão Pura”), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, (1985).

Peirce, C. S. (1932), Deduction, Induction and Hypothesis, in Collected Papers of Charles Sanders Peirce, Cambridge: Harvard University Press, vol. II, pp. 372-388.

Quine, (1954), The Scope and Language of Science (há trad. port de João Sàágua in João Sàágua (org.), “W.V. Quine. Filosofia e Linguagem”, Porto: Asa (1995), pp. 19-41.

Quine, (1981), Things and their place in Theories, (há trad. port de Rui K. Silve a João Sàágua in João Sàágua (org.), “W.V. Quine. Filosofia e Linguagem”, Porto: Asa (1995), pp. 139-167.

Russell, Bertrand, (1912), The problems of Philosophy, (há trad. port. de António Sérgio, "Os problemas da Filosofia", Lisboa: Arménio Amado, 1959).

Ponto III:

Bachelard, G., (1938), La Formation de l'Esprit Scientifique, Contribution à une Psychanalyse de la Connaissance Objective, Paris: Vrin, (1975).

Bachelard, G., (1940), La Philosophie du non. Pour une Philosophie du Nouvel Esprit Scientifique, Paris: Presses Universitaires de France, (1975).

Bachelard, G., (1949), Le Rationalisme Appliquée, Paris: Presses Universitaires de France, (1975).

Bachelard, G., (1951), L'activité Rationaliste de la Physique Contemporaine, Paris: Presses Universitaires de France.

Bachelard, G., (1953), Le Matérialisme Rationnel, Paris: Presses Universitaires de France, (1980).

Carnap, R., (1930),“The Old and the New Logic“, in A. J. Ayer, Logical Positivism, 133-146, New York: The Free Press (1959).

Carnap, R., (1932), “The Elimination of Metaphysics though Logical Analysis of Language“, in  A.J. Ayer, Logical Positivism, 60-81, New York: The Free Press (1959).

Carnap, R., (1934), “The Task of the Logic of Science“, in B. McGuinsess (ed.), Unified Science. The Viena Circle Monograph Series Originally Edited by Otto Neurath, now in an English Edition, 46-66, Dordreadt / Boston / Lancaster / Tokyo: Reidel Publishing Company,  (1987).

Carnap, R., (1938), “Logical Foundations of the Unity of Science“, in O. Neurath (ed.), International Encyclopedia of Unified Science, I, 42-62, Chicago / Illionis: The University of Chicago Press.

Neurath, O., (1932), “Unified Science and Phychology“, in B. McGuinness (ed.), Unified Science. The Viena Circle Monograph Series Originally Edited by Otto Neurath, Now in an English edition, 1-23, Dordrecht / Boston / Lancaster / Tokyo: D. Reidel Publishing Company.

Neurath, O., (1933), “Protocol Sentences“, in A. J. Ayer, Logical Positivism, 199-208, New York: The Free Press, (1959).

Popper, K. R., (1934), The Logik of Scientific Discovery, London: Hutchinson, (1967).

Popper, K. R., (1963), Conjectures and Refutations. The Growth of Scientific Knowledge, London: Routledge and Kegan Paul, (1972).

Popper, K. R., (1972), Objective Knowledge. An Evolutionary Approach, Oxford: Oxford University Press, (1986).

Kuhn, T. S., (1962), The Structure of Scientific  Revolutions, Chicago: University of Chicago Press.

Kuhn, T. S., (1971), “The Relation Between History and the History of Science“, Daedalus, 100, 271-304.

Kuhn, T. S., (1977), The Essential Tension. Selected Studies in Scientific Tradition and Change, Chicago: The University of Chicago Press.

Kuhn,  T. S., (1979a), “A Função do Dogma na Investigação Científica“, in M.M. Carrilho (org.), História e Prática das Ciências, 43-75.

Lakatos, I., (1987), Philosophical Papers, II. Mathematics, Science and Epistemology, Cambridge: Cambridge University Press.

Lakatos, I e Musgrave, A., (1970), Criticism and the Growth of Knowledge, (trad. port. de Octávio Mendes Cajado e Pablo Mariconda,  “A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento“), S. Paulo: Cultrix, (1979).

Feyerabend, P. K, (1975), Against Method, London / New York:  Verso, (1988, edição revista).

Feyerabend, P.K., (1978), Science in a Free Society, London: New Left Books.

Feyerabend, P.K, (1989), Dialogo sul metodo, (trad. port. de António Guerreiro, “Diálogo sobre o Método“), Lisboa: Presença, (1991).

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt