Interdisciplinaridade Ciências / Matemática

Licenciaturas em Ensino das Ciências
Disciplina de Opção
(1992-1994)

Docente: Olga Pombo
opombo@fc.ul.pt

Telefone: 21.7500000 (extensão - 21.335) 
Gabinete: Edifício C1, piso 3, sala 35 (1.3.35)

 

Bibliografia de Apoio Materiais de estudo - Work in Progress

 

Programa

1. Da Matemática à reflexão sobre a matemática

1. Importância e lugar de uma componente epistemológica na formaçäo de professores de ciências.

2. Epistemologia e ensino das ciências. Fundamentaçäo ou implicaçäo.  A importância do  ensino das ciências e da educaçäo científica na constituiçäo e progresso dos conhecimentos científicos.

3. A escola e a constituição dos saberes. Elementos históricos.  O estatuto exemplar da matemática no processo de construção e transmissão dos saberes. A matemática e a essência do ensino.

4. Grandes categorias epistemológicas. Sua  aplicabilidade e limites à especificidade da epistemologia da matemática.

5. Três grandes problemas da filosofia da matemática. O problema dos fundamentos. O problema da origem e da natureza dos seres matemáticos. O problema das relações da matemática com o real.

2. O valor interdisciplinar da matemática

1.  Modelos na concepção das  relações da matemática com as outras ciências.

  •  Matematicismo/ Logicismo.  Platão e Russel.
  • A Mathesis Universalis. Descartes e Leibniz.
  • O programa formalista ( Hilbert ).
  • O intuicionismo.  Poincaré e Brower.
  • O constructivismo. Piaget  e o círculo das ciências.

2. Alguns desafios contemporâneos.

  • Matemática e semiótica.
  • Matemática e ciências cognitivas.
  • A questão da unidade da ciência.

 3. Problemas e Perspectivas da Interdisciplinaridade

1. O conceito de Interdisciplinaridade e conceitos afins. Ambiguidades  conceptuais. Uma proposta terminológica. Seu fundamento e critérios.

2. A interdisciplinaridade como problema epistemológico.  Seu fundamento,   metamorfose e  figuras. Âmbito e razões da sua emergência na situação actual dos saberes. 

3. A interdisciplinaridade na escola.  Para lá das modas e das opiniões. A interdisciplinaridade como exigência curricular. Obstáculos  e dificuldades.

4. Perspectivas da interdisciplinaridade na escola. Categorias de análise e modos de realização pedagógica. A actual reforma curricular.

 5. A vocação interdisciplinar da disciplina de Matemática. Alguns exemplos e  experiências.

 

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt