1. Da Matemática à reflexão sobre a matemática 1. Importância e lugar de uma componente epistemológica na formaçäo de professores de ciências. 2. Epistemologia e ensino das ciências. Fundamentaçäo ou implicaçäo. A importância do ensino das ciências e da educaçäo científica na constituiçäo e progresso dos conhecimentos científicos. 3. A escola e a constituição dos saberes. Elementos históricos. O estatuto exemplar da matemática no processo de construção e transmissão dos saberes. A matemática e a essência do ensino. 4. Grandes categorias epistemológicas. Sua aplicabilidade e limites à especificidade da epistemologia da matemática. 5. Três grandes problemas da filosofia da matemática. O problema dos fundamentos. O problema da origem e da natureza dos seres matemáticos. O problema das relações da matemática com o real. 2. O valor interdisciplinar da matemática 1. Modelos na concepção das relações da matemática com as outras ciências.
2. Alguns desafios contemporâneos.
3. Problemas e Perspectivas da Interdisciplinaridade 1. O conceito de Interdisciplinaridade e conceitos afins. Ambiguidades conceptuais. Uma proposta terminológica. Seu fundamento e critérios. 2. A interdisciplinaridade como problema epistemológico. Seu fundamento, metamorfose e figuras. Âmbito e razões da sua emergência na situação actual dos saberes. 3. A interdisciplinaridade na escola. Para lá das modas e das opiniões. A interdisciplinaridade como exigência curricular. Obstáculos e dificuldades. 4. Perspectivas da interdisciplinaridade na escola. Categorias de análise e modos de realização pedagógica. A actual reforma curricular. 5. A vocação interdisciplinar da disciplina de Matemática. Alguns exemplos e experiências.
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Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
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