Interdisciplinaridade e Ensino das Ciências


Mestrado em Educação da FCUL

Disciplina de Opção
(1986-1987 e 1987-1989)


Docente: Olga Pombo
opombo@fc.ul.pt
Telefone: 21.7500000 (extensão - 21.335) 
Gabinete: Edifício C1, piso 3, sala 35 (1.3.35)

 

Bibliografia de Apoio Materiais de estudo - Work in Progress


Programa


Da disciplina à interdisciplinaridade


1. Os três sentidos da palavra disciplina: epistemológico, normativo e curricular. Suas articulações
2. Objecto e método como determinações constitutivas da emergência de uma disciplina científica. Factores cognitivos e sociais.
3. Origem e constituição histórica das disciplinas científicas. O sentido dessa evolução

A situação actual dos saberes. Traços fundamentais.

1. O fenómeno da especialização. Virtudes e potencialidades. 
2. Efeitos cognitivos e culturais da especialização. 
3. Da especialização à interdisciplinaridade 
4. A interdisciplinaridade como problema epistemológico. Fundamento, metamorfose e figuras. Âmbito e razões da sua emergência na situação actual dos saberes
5. Especialização e ensino das ciências. Especialização e curriculum.

Interdisciplinaridade. Uma prática à procura de uma teoria

1. Para uma definição da interdisciplinaridade. O conceito de Interdisciplinaridade e conceitos afins. Ambiguidades conceptuais. Uma proposta terminológica. Seu fundamento e critérios.
2. Ciências de fronteira, interdisciplinas e interciências. Exemplos.
3. Interdisciplinaridade e heurística. Práticas de conexão, cruzamento, transferência, importação, convergência, descentração, comprometimento
4. Da interdisciplinaridade à Unidade das Ciências. A Ciência e as ciências.
A interdisciplinaridade na escola
1. A interdisciplinaridade como exigência curricular. Para lá das modas e das opiniões. 
2. Obstáculos e dificuldades. Efeitos cognitivos e de aprendizagem
3. Algumas experiências paradigmáticas em Portugal e no Mundo
4. Perspectivas da interdisciplinaridade na escola. 
5. Categorias de análise e modos de realização pedagógica.


Bibliografia de Apoio

Arantes Fazenda, I. C. (1998). “La Formation des Enseignants pour l’Interdisciplinarité: une Synthèse des Recherches Effectuées au Brésil”, Revue des Sciences de l’Éducation, XXIV, 1. 95-114. 
Bechtel, W. (Ed.), (1996). Integrating Scientific Disciplines, Dordrecht / Boston / London: Martinus Nijhoff Publishers.
CERI (Apostel, Berger, Briggs, Michaud)(1972). L'Interdisciplinarité. Problèmes d'Enseignement et de Recherche dans les Universités, Paris: OCDE.
Christensen, J. W. (1996). Global Science Curriculum, Dubuque: Kendall / Hunt Publishing Company.
Chubin, D. E.; Porter, A. L.; Rossini, F. A. e Connolly, T. (Eds.), (1986). Interdisciplinary Analysis and Research. Theory and Practice of Problem-Focused Research and Development: Selected Readings, Maryland: Lomond.
Cunningham, R. (Ed.) (1999). Interdisciplinarity and the Organisation of Knowledge in Europe: a Conference Organised by the Academia Europaea, Bruxelles: European Communities / EUR-OP/OOPEC/OPOCE. 
Darling-Hammond, L. e Snyder, J. (1992). “Curriculum Studies and the Tradition of Inquiry: the Scientific Tradition“, in P. W. Jackson (Ed.), Handbook of Research on Curriculum, New York: MacMillan, 41-78. 
Davis, J. R. (1995). Interdisciplinary Courses and Team Teaching. New Arrangements for Learning. Phoenix: Oryx Press. 
Decker, M (Ed.)(2001). Interdisciplinarity in Technology Assessment: Implementation and Its Chances and Limits, Berlim /Heidelberg: Springer-Verlag.
Falenda, I. C. (2003), A Interdisciplinaridade : História, Teoria e Pesquisa, S. Paulo: Papirus.
Friedman, R. S. e Friedman, R. C. (1990). “American Science, Academic Organization, and Interdisciplinary Research”, in P.H. Birnbaum-More, F.A. Rossini e D. R. Baldwin (Eds.). International Research Management Studies in Interdisciplinary Methods from Business, Government, and Academia, New York: Oxford University Press.
Germain, C. (1991). “Interdisciplinarité et Globalité: Remarques d’ordre Épistèmologique”, Revue des Sciences de l’Éducation, XVII, !, 142-152..
Guattari, F. (1992). “Fondements Ethico-Politiques de l'Interdisciplinarité“, in E. Portella (Org.), Entre Savoirs. L'Interdisciplinarité en Acte: Enjeux, Obstacles, Perspectives, Toulouse: Ères / Unesco, 101-107.
Hulin, N. (1994). “Enseignement Scientifique et Lignes de Partage Disciplinaires. La Place de la Physique dans la Première Moitié du XIX siècle“, Revue de Synthèse, CXV, 1, 121-134. 
Lattuca, L. R. (2001), Creating Interdisciplinarity: Interdisciplinary Research and Teaching Among College and University Faculty, Vanderbilt: Vanderbilt University Press. 
Levine, A. (Edr.)(1993). Higher Education in America 1980-2000, Baltimore: Johns Hopkins University Press.
Martinello, M. L. e Cook, G. E. (1994). Interdisciplinary Inquiry in Teaching and Learning, New York: Macmillan.
Moran, J. (2001). The New Critical Idiom : Interdisciplinarity, London: Routledge. 
Newell, A. (1994). “Designing Interdisciplinary Courses”, in J. Thomson Klein e W. Doty (Eds.). Interdisciplinary Studies Today, San Francisco: Jossey-Bass.
Paviani, J. (2003), “Disciplinaridade e interdisciplinaridade”, Revista de Estudos Criminais, III, nº 12: 59-85.
Paviani, J. e Botomé, S.P. (1993), Interdisciplinaridade, Disfunções Conceptuais e Enganos Académicos, Caxias do Sul: EDUCS.
Piaget, J. (1970). “Problémes Géneraux de la Recherche Interdisciplinaire et Mécanismes Communs“, in J. Piaget, Épistémologie des Sciences de l'Homme, Paris: Gallimard, 251-377 (1981).
Piaget, J. (1972). “L 'Épistémologie des Rélations Interdisciplinaires“, in CERI, L'Interdisciplinarité. Problèmes d'Enseignement et de Recherche dans les universités, Paris: OCDE, 131-144.
Piaget, J. (1976). “La Psicologie: les Relations Interdisciplinaires et le Systéme des Sciences“, Bulletin de Psychologie, 254, XX, 242-259.
Pimenta, C (2003), "Contributos para repensar a interdisciplinaridade e a complexidade nas ciências sociais", in Estudos de Homenagem ao professor Doutor Jorge Ribeiro de Faria, Coimbra: Coimbra Editora, pp. 919-937.
Pinheiro de Sousa e Ataíde Malafaia (edrs), (2003). Diálogos Interdisciplinares: As Ciências e as Artes em fim de milénio, Lisboa: Instituto Superior Técnico. 
Polanco, X. (1990). Naissance et Développement de la Science-Monde. Production et Reproduction des Communautés Scientifiques en Europe et en Amérique Latine, Paris: La Découverte / Conseille de l' Europe / Unesco. 
Pombo, O. (2004). Interdisciplinaridade: Ambições e limites, Lisboa: Relógio d’Água.
Pombo, O.; Guimarães, H. e Levy, T. (1993). Interdisciplinaridade. Reflexão e Experiência, Lisboa: Texto editora, (2ªedição, 1994).
Portella, E. (Org.)(1991). Entre Savoirs. L'Interdisciplinarité en Acte: Enjeux, Obstacles, Perspectives, Toulouse: Ères / Unesco.
Random, M. (1996). La Pensée Transdisciplinaire et le Réel (trad. brasileira de Lúcia Pereira de Sousa, "O Pensamento Interdisciplinar e o Real"), S. Paulo: Trion (2000). 
Rege Colet, N. (2002). Enseignement Universitaire et Interdisciplinarité. Un Cadre pour Analyser, Agir et Évaluer, Bruxelles: De Boeck Université.
Ricci, J. - L. (1993). “Expériences d’Enseignements Interdisciplinaires au Niveau Supérieur”, Coordination, 43, 30.31.
Roberts, P. L. e Kellough, R. D. (1996). A Guide for Developing an Interdisciplinary Thematic Unit, Englewood Cliffs: Prentice Hall.
Rossman, P. (1992). The Emerging Worldwide Eletronic University. Information for Global Higher Education, Westport / London: Greenwood Press.
Rowland, S. (1996). “Relationships Between Teaching and Research“, Teaching in Higher Education, I, 1: 7-20.
Sinnott, J. e Johnson, L. (1996). Reinventing the University. A Radical Proposal for a Problem-Focused University, Norwood: Ablex Publishing Corporation.
Squires, G. (1992). “Interdisciplinarity in Higher Education in the United Kingdom”, European Journal of Education, 27, 3, 201 – 210.
Stehr, N. e Weingart, P (Eds.) (2000). Practising Interdisciplinarity, Toronto: University of Toronto Press Inc.
Tchudi, S. e Lafer, S. (1996). The Interdisciplinary Teacher’s Handbook. Integrated Teaching Across the Curriculum, Portsmouth: Boynton/Cook Publishers.
Thomson Klein, J. (1996). Crossing Boundaries. Knowledge, Disciplinarities and Interdisciplinarities, Charlottesville: University Press of Virginia.
Thomson Klein, J. (1998). “L’Éducation Primaire, Secondaire et Postsecondaire aux États-Units: vers l’Unification du Discours sur l’Interdisciplinarité”, Revue des Sciences de l’Éducation. XXIV, 1, 51-74. .
Walshok, M. L. (1995). Knowledge Without Boundaries. What America's Universities can do for the Economy, the Workplace and the Community, S. Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Wineburg, S e Grossman, P. (edrs), (2000), Interdisciplinary Curriculum: Challenges to implementation, New York / London: Teachers College Press.

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt