Filosofia do Conhecimento Científico


Mestrado em História e Filosofia das Ciências
Disciplina do 1º semestre

Docente: Olga Pombo
opombo@fc.ul.pt
Telefone: 21.7500000 (extensão - 24.324) 
Gabinete: Edifício C4, piso 3, sala 24 (4.3.24)

Bibliografia e Textos de Apoio
Mestrado em História e Filosofia das Ciências
 

Programa

 

Objectivos:
Inscrever o estudo do conhecimento científico no fenómeno geral do conhecimento.
Compreender os principais problemas do conhecimento e o seu rebatimento no conhecimento científico.

Discutir criticamente
a ideia de Unidade da ciência como tarefa cognitiva central da própria ciência.

Programa:

1. Introdução (2 sessões: orientação da professora)

  • Da teoria do conhecimento à filosofia do conhecimento científico
  • Conhecimento e suas diferentes objectivações. Tradição, Ciência, Técnica e Tecnologia

2. Os Problemas Gnosiológicos da Constituição do Saber (3 sessões: orientação da professora)

  • Conhecimento e representação. Fundamentos ontológicos e antropológicos do conhecimento. Sujeito, objecto e representação.
  • Os problemas do conhecimento e os seus diversos níveis: genético, metafísico e crítico. O problema da possibilidade do conhecimento como problema radical.
  • Teorias da representação e seu rebatimento epistemológico. Representação, símbolo e presentificação. Antropologia, semiótica e teoria da consciência

3. Representação e Construção do Conhecimento Científico (6 sessões: orientação dos estudantes)

  • Ciência e progresso do conhecimento. Dedução, indução e abdução.  O problema do fundamento da indução. Observação e hipótese. Invenção e descoberta. Regularidades e explicação. Lei e teoria.
  • Verdade, experiência e adequação. Compatibilidade, confirmação e refutabilidade. Verdade como consistência. Virtualidades e limites do formalismo.

4. O Problema da Unidade da Ciência (3 sessões: orientação da professora)

  • Unidade das ciências e interdisciplinaridade.
    Topologia e funcionalidade das diferentes instâncias de produção do conhecimento científico. Legitimação, divulgação e transmissão. Elementos histórico-culturais. Interacções e efeitos emergentes.
  • Programas e níveis da Unidade da Ciência. Alguns programas exemplares. Unidade da linguagem, dos métodos e das leis e teorias.
  • Figuras ou configurações da Unidade da Ciência. Proximidades, articulações e assimetrias. A classificação como operador das figuras da Unidade da Ciência. Metáforas da Unidade da Ciência.

Avaliação: trabalho escrito individual previamente apresentado e discutido numa das sessões para tal previstas.

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt