Notas sobre a arquitectura escolar

 

Uma boa arquitectura escolar seria
 a melhor das educações cívicas

 

A arquitectura escolar é uma disciplina recente. Na verdade, durante muito tempo, o espaço escolar foi ignorado enquanto tal. As suas determinações arquitecturais eram consideradas neutras ou simplesmente não consideradas. 

O progresso da arquitectura escolar vai estar sobretudo articulado com o desenvolvimento da Psicologia e com as transformações da Ideia de Escola. 

Do ponto de vista da Psicologia, o  estudodas relações entre a criança e o espaço escolar é muito recente e incompleto. O seu desenvolvimento fica a dever-se sobretudo à Psiquiatria e à atenção por ela prestada às crianças inadaptadas, mais sensíveis ao espaço envolvente. Reconhece-se então que o espaço escolar tem de ser pensado de modo a favorecer o desenvolvimento físico e intelectual das crianças e adolescente.

Quanto à relação com a Ideia de Escola, o ponto de partida é o de que, se a escola é a lugar onde a criança faz o seu primeiro contacto com o meio social, é natural que as determinações típicas desse espaço (cores, formas, dimensões, materiais utilizados, etc.) exerçam sobre a criança uma forte influência.  Nesse sentido, podem distinguir-se duas grandes concepções de escola na sua relação com a arquitectura:

  1.  escola deve ser uma instituição separada do mundo exterior, um local de protecção face a  influencias nefastas e contraditórias com os princípios educativos dos mestres. A escola deve por isso rodear-se de muros mais ou menos elevados, de grades, se for necessário. Um espaço onde os pais entregam os filhos aos cuidados de estranhos, onde eles mesmos não são autorizados a entrar, ou onde só entram em determinados dias.  Ao arquitecto cabe criar condições que  facilitem a vigilância, que impeçam a fuga, que favoreçam a disciplina: longos corredores rectilíneos, pátios amplos, sem recantos, salas de aula iluminadas, rectangulares, nas quais o mestre, no seu estrado, possa dominar o auditório. No limite, esta escola tende a assemelhar-se a uma caserna, a uma fábrica, a um quartel, a um hospital, ou seja, um lugar de encarceramento. Como mostra Foucault, modelo final é o do panóptico. Tudo deve poder ser visto e controlado. Todos os gestos devem poder ser minuciosamente observados.
  2. a escola deve ser um prolongamento da casa familiar, os espaços de ensino devem ser agradáveis. A vigilância deve ceder lugar à autodisciplina. Novos princípios que vão estar na base de novas formas arquitecturais. Os longos corredores diminuem de tamanho ou desaparecem, os espaços de trabalho articulam-se com espaços de lazer, os espaços de recreio tornam-se mais soltos. O recreio, o pátio tendem a constituir-se como espaços de repouso e locais de encontro dos alunos. As salas de aula distribuem-se em blocos articulados por pátios e jardins e, dentro da sala de aula,  os alunos devem poder contornar os professores, trabalhar em pequenos grupos. As antigas carteiras cedem lugar às mesas móveis. Ao lado dos ginásios, surgem as salas polivalentes que servem para reuniões, para teatro e música, para bailes e festas. No limite, a escola procura ser um lugar, não tanto de trabalho mas de jogo, de alegria. A escola deve abrir-se para a natureza, plantar árvores, flores que os alunos ajudarão a plantar, relva que os alunos se habituarão a respeitar. Todo o gigantismo deve ser eliminado. O aluno deve ser respeitado na sua individualidade e não reduzido à categoria de um número.
É em Inglaterra que esta transformação tem a sua origem e, porventura, os seus mais significativos desenvolvimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.s-hill.demon.co.uk/tour/newtour.htm

 

A França permaneceu mais conservadora, mais ciosa do sua herança napoleónica. As cores passam a ser mais claras, os pátios mais ajardinados, os materiais mais modernos. Mas a estrutura imperial mantém-se. 

 

 

 

 


http://lyc-voltaire.scola.ac-paris.fr/Html/Plan/historique.htm

 

E, em Portugal, como é ? 

Veja, neste site:

Sites

http://www.museodelnino.es/sala1/arquitectura/arquitectura.htm - Arquitectura escolar (Espanha)

http://comunidad-escolar.pntic.mec.es/694/report1.html -  Antonio Flórez, arquitecto de escolas (Espanha)

http://www.ac-versailles.fr/pedagogi/cpe/92-3.05.2001.htm - Tópicos relativos a um estágio sobre a evolução e o papel da arquitectura escolar na vida escolar (França)

http://www.etab.ac-caen.fr/lebrun/histoire/architecture.htm  - A arquitectura do Liceu (França)  

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt