A Biblioteca da Escola Nuno Gonçalves

 

Inicialmente, a biblioteca desta escola era um espaço muito limitado que ocupava somente uma sala, sem pessoal adstrito, razão pela qual só abria quando algum professor ou aluno queria requisitar algum livro

A biblioteca era constituída por um conjunto de armários onde os livros estavam protegidos por redes. O objectivo era dificultar o acesso aos livros pois se temia que os alunos os estragassem. Os livros estavam organizados, mas não segundo o sistema universal.

Nos últimos anos, a biblioteca da escola sofreu uma grande evolução tendo-se tornado mais ampla, organizada e abarcando não só livros, como o registo áudio, informático e vídeo. O espaço transformou-se. A biblioteca passou a ocupar três salas contíguas, uma sala destinada à informática, outra ao vídeo e uma sala de leitura. Um professor está encarregue da gestão do espaço e da compra dos materiais. Foi destacada uma funcionária para trabalhar exclusivamente na biblioteca, em horários adaptados às necessidades dos alunos. Os livros estão organizados de acordo com o Sistema Universal e o seu registo irá em breve ser informatizado. As redes das estantes foram retiradas de forma a facilitar o acesso aos livros. Os livros menos utilizados, como os Diários da República, estão nas prateleiras mais altas, enquanto que os livros mais procurados estão num nível acessível a todos. Com a conclusão da informatização, espera-se que os alunos possam passar a requisitar os livros para casa.

Para além da leitura de livros e revistas, em geral, na sala principal, os alunos ocupam o espaço reservado à leitura para área de trabalho e estudo, realizando aí trabalhos de casa, apontamentos e estudo para testes. Também foram observados pontualmente trabalhos de grupo.

 

De início, o uso do espaço da biblioteca era muito diversificado, sendo utilizado para reuniões de professores, conferências, representações  teatrais e mesmo para algumas aulas. Hoje serve para as funções a que foi destinada: actividades de leitura, consulta de livros, de meios informáticos, de registo audio e video.

 

A sala que regista maior ocupação é a sala destinada à consulta da Internet a que os alunos têm livre acesso. Os alunos agrupam-se em grupos de dois ou três por cada computador e navegam em sites já conhecidos, indicados pelos professores ou desconhecidos. Deles retiram imagens e textos para trabalhos ou para seu entretenimento. Pagam por cada impressão cinco cêntimos.

A biblioteca organiza ainda actividades lúdicas de cariz cultural, como por exemplo, exposições temáticas, campeonatos de xadrez, posters de divulgação de informação, jornais de parede, jornais de actualidades, exposições de trabalhos realizados pelos alunos, sessões de entrega de prémios.

A biblioteca perdeu o seu ar austero e fechado. Ela é mesmo muitas vezes vista como um local de divertimento e de convívio a que os alunos recorrem quando  não têm aulas ou quando as condições climatéricas os impedem de utilizar os espaços exteriores.

O que fica por saber:

  • será que o aumento do uso dos meios informáticos se traduz numa correspondente diminuição da utilização dos livros?
  • será que, embora os alunos adquiram competências na aquisição da informação, a sabem organizar e integrar de modo adequado?
  • será que a evolução da biblioteca para a infoteca tende a dispensar o professor ou, pelo contrário, a tornar cada vez mais necessária a sua presença?

 

Entrevista a uma Professora da Escola Nuno Gonçalves sobre a biblioteca da escola

1 – Como estava organizada a biblioteca quando aqui começou a trabalhar?

Professora: Não estava propriamente organizada. Os livros estavam trancados dentro de armários e estes estavam protegidos por uma rede. Era muito dificil o seu acesso, pois de vez em quando as fechaduras não abriam. Não havia pessoal para tomar conta da biblioteca, logo os livros não estavam organizados, estavam dispostos de qualquer maneira. Havia uma funcionária responsável pelo piso em que a biblioteca se inseria e quando os alunos necessitavam de algo da biblioteca, a senhora abria-a. Muitas das vezes ela não deixava os alunos mexerem nos livros, pois dizia que eles os estragavam.

2 – A biblioteca sofreu uma grande evolução nestes últimos anos?

P: Sim. Ela esteve integrada durante três anos num projecto de reconversão, para que esta não abarcasse somente os livros, mas também audio, informática e video. Fomos a muitos encontros e a escolas para tirar ideias. Aproveitámos o espaço antigo, pois pensámos que o espaço era bom e tornámo-lo mais moderno. Fizemos um projecto que foi aprovado e logo de seguida abrimos novas salas contiguas à sala principal e foi nesse espaço que montámos a video, audio e infoteca. Tiramos as ditas redes para os livros poderem ter livre acesso. Frequentámos cursos e começámos a organizar os livros segundo o sistema universal.

 A biblioteca esteve fechada durante o primeiro periodo para mudanças no primeiro ano de remodelação, mas ainda não está muito bem organizada. Os professoes que tinham redução da componente lectiva é que foram trabalhar para a biblioteca em conjunto com uma funcionária, houve um ano que funcionou melhor, em que a funcinária esteve a trabalhar a tempo inteiro. A associação de pais contactou o IPJ e conseguiu que bolseiors trabalhassem cá durante um ano inteiro, desta maneira asseguraram a abertura da biblioteca durante todo o dia, pois eles trabalhavam por turnos. Hoje em dia a biblioteca funciona com os professores que têm redução da componente lectiva. A catalogação e informatização ainda não estão a ser efectuadas, embora o computador já esteja organizado. Para o próximo ano vamos fazer um novo projecto virado para a catalogação e informatização, mas vai ser necessário a ajuda de alguém para orientar.

3 – Que funções é que a biblioteca desempenha agora que não desempenhava no passado?

P.: Info, vídeo e audioteca. Ao contrário do que acontecia antigamente, os alunos já podem vir trabalhar á vontade para a biblioteca e ocupar deste modo os seus tempos livres. Muitas das vezes os professores vêm dar aulas para a biblioteca, mas para isso é necessário fazer previamente uma inscrição, pois esta não tem capacidades para muitas turmas. Os alunos costumam utilizar a biblioteca quando têm de efectuar alguma pesquisa, ou algum trabalho. Eles ocupam os seus tempos livres no canto de leitura ou noutro sitio qualquer da biblioteca. Muitas das vezes, só vão para a biblioteca quando falta algum professor e este não é substituído. Também há muitos alunos que não gostam de frequentar a biblioteca.

4 – Qual dos espaços existentes na biblioteca é o mais procurado?

P.: Os alunos gostam muito da videoteca e também da biblioteca, mas a infoteca é sem duvida o que os atrai mais. No primeiro ano de funcionamento da infoteca, deixavamos os alunos mexerem à vontade nos computadores, pois era uma maneira de os atrair, mas depois constatámos que estes inseriam coisas improprias no computador.

5 – Que tipo de actividades é que já se fizeram no passado?

P.: Já fizemos animação. Comprámos um expositor com a ideia de colocar uns trabalhos e cartazes lá dentro. No dia dos namorados fizemos um trabalho engraçado que foi colocado no expositor. Agora vão fazer um concurso na disciplina da língua Portuguesa e os trabalhos nomeados vão ser expostos na biblioteca, uma vez que tem a ver com a leitura e a escrita. Já se fizeram também sessões de entregas de prémios e sessões com escritores.

6 – Utilizam a biblioteca para espaço lúdico?

P.: Já utilizámos, mas não resultou, pois os alunos faziam muito barulho. Neste momento, é utilizada somente para o xadrez, pois neste jogo não se faz muito barulho.

7 – Considera que a biblioteca tem um horário compatível com as necessidades dos alunos?

P.: À hora do almoço a biblioteca está fechada e nesta altura há muitos alunos que gostariam de utilizar a biblioteca, pois almoçam na escola. Mas é só uma questão de mudar os horários dos funcionários. Queremos alargar o horário de funcionamento da biblioteca, pois consideramos que a procura dos alunos seria muito maior.

8 – Que competências é que a biblioteca consegue desenvolver?

P.: Leitura, com a secção de leitura livre. Neste espaço, os alunos podem ser autónomos e investigar. Quando o programa estiver instalado nos computadores, eles poderão procurar os livros através dos computadores. Os professores incentivam o trabalho na biblioteca, mas alguns professores nem frequentam a biblioteca. Os professores que tem redução no horário é que vêem a biblioteca com melhores olhos.

9 – Costumam  por em destaque  as novas aquisições?

P.: Sim. Comprou-se um expositor para por as novidades, CDs .....

10 – Quais as funções que a biblioteca desempenha?

P.: Ela funciona como um lugar de escrita, de divertimento, local de encontro/convívio.     

11 – Quais considera serem as maiores limitações da biblioteca, para além do espaço e horários?

P.: Gostaria que estivesse mais pessoal, pessoal não docente que fosse especializado no funcionamento da biblioteca, que estivesse a tempo inteiro para apoiar os alunos. Faz falta à biblioteca a fotocopiadora. Mas é provável que a escola adquira uma fotocopiadora para a biblioteca, pois como os alunos possuem o cartão magnético, eles assim poderiam carregá-lo com dinheiro e desta maneira utilizavam este cartão para tirar fotocópias. Neste momento, quando os alunos tem que tirar fotocópias, eles necessitam de se dirigir à funcionária da repografia, que nem sempre tem disponibilidade para os atender. Nesta altura do ano, toda a escola está a fazer testes e a funcionária encontra-se muito ocupada. Faz também falta um espaço onde eles pudessem fazer a sua própria encadernação e montagem dos trabalhos. Eles poderiam pesquisar para fazer o trabalho e posteriormente montá-lo aqui na escola, tudo com a ajuda de alguém que estivesse a ajudá-los. Mas sobretudo faz falta pessoal para trabalhar na biblioteca. Neste momento só há uma senhora especializada a trabalhar na biblioteca, ela frequentou cursos e acções de formação.

12 – A biblioteca é também utilizada para outras actividades, por exemplo reuniões?

P.: Sim, no inicio do ano foi também utilizada para outras actividades. Mas depois ficou bem assente que a biblioteca não era para esse fim e arranjou-se outro sitio para se fazer.

13 – Emprestam-se livros com facilidade aos alunos?

P.: Só os livros de leitura livre, os restantes não emprestamos porque não temos exemplares suficientes para emprestar. Há muitos livros que só tem um exemplar e se emprestássemos, poderiam haver alunos que quisessem consultar e assim não o poderiam fazer, porque o livro estava requisitado. E por vezes os alunos esquecem-se de entregar os livros requisitados, e estes fazem falta. A biblioteca não tem capacidade de empréstimos de livros.

14 – Os professores costumam comprar muitos livros para a biblioteca?

P.: O dinheiro é pouco, mas ouve uma vez que com os lucros da papelaria aproveitou-se para comprar livros e cassetes. A única verba substancial que até agora recebemos, foi dada pela Câmara Municipal e até agora ainda estamos a usufruir desse dinheiro. As verbas vieram muito tarde e por essa razão foi difícil comprar os livros. Dá muito trabalho comprar livros, pois temos de procurar onde é que há os livros que queremos. 

15 – Qual é o dia da semana em que a biblioteca está mais cheia?

P.: Não há nenhum dia em especial. Mas à quarta-feira não costuma haver muitos alunos, pois não há aulas apartir das 11h30m, então os alunos aproveitam para ir para casa. Quando faltam os professores e não há substitutos, a biblioteca costuma estar cheia. Quando chove, os alunos para não estarem no pátio vêm para dentro da biblioteca.

16 – Que actividades já se realizaram na biblioteca?

P.: Teatro e também exposições. Colocavam-se cartazes nas redes dos armários, mas depois havia o inconveniente de não se poder abrir os armários. A dimensão da biblioteca não permitia fazer esse tipo de actividades. Agora esse tipo de actividades faz-se no polivalente.

17 – Como estão organizadas as prateleiras?

P.: Os livros de cima são os diários da república, como não são muito utilizados estão em cima, na prateleira de baixo, estão os livros que ninguém utiliza e as três prateleiras de baixo (que estão ao alcance de todos) é que são as mais utilizadas pelos alunos.

Os livros estão arrumados conforme as cores. Cada cor corresponde a determinado assunto, pois só dessa maneira é que asprateleiras não ficam muito desarrumadas.

18 – Que potencialidade é que pensa que a biblioteca poderá ter no futuro?

P.: Se for aliada à sala que ainda não abriu mas que já está montada, poderá ter mais hipóteses como biblioteca. Mas tudo depende muito do que os professores fizerem, se souberem ou não aproveitar o espaço.

19 – Em termos de espaço,  considera-o  atractivo e funcional?

P.: Se fosse maior era melhor, mas esta biblioteca concilia o ar de clássico com o moderno. A biblioteca precisa de ter um ar de biblioteca. Precisávamos de expandir a biblioteca e criar novos espaços contíguos.

Os elementos que constituem esta página fazem parte de um trabalho realizado por Ângela Velho, Cristela Romão, José Miguel Pais e Zita Batoque no âmbito das cadeira de História e Filosofia da Educação e Acções Pedagógicas de Observação e Análise (APOA), leccionadas respectivamente, pelas Profs. Olga Pombo e Preciosa Silva, no ano lectivo  2002/2003.

Se quer saber mais sobre a Escola Nuno Gonçalves, clique aqui 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt