Introdução

    Este trabalho procurou recensear os mais importantes liceus que existiram e existem em Portugal.  Para isso, foi feito um levantamento histórico e documental de 18 liceus de Portugal. Durante esta abordagem a cada um dos liceus, procurou-se implementar dados a nível histórico, memórias e fotos destes, pois a melhor forma de acompanhar a sua evolução é através das marcas que foram sendo deixadas e arquivadas ao longo dos tempos.

    A escolha dos liceus foi feita com base nos seguintes critérios:

  •    Instituições escolares com património mais rico do ponto de vista arquivístico, museológico e bibliográfico;
  •    Localização de liceus em todo o país;
  •    Género (liceus femininos, masculinos ou mistos);
  •    Estatuto (graus de ensino);
  •    Estrutura: por um lado as instalações (edifícios, salas, equipametos), e por outro lado, os "actores" (professores, alunos, reitores,     etc.);
  •    "Processos", ou seja, factos e episódios significativos na história de cada liceu;
  •    Demos especial importância aos liceus criados antes de 1950 em Portugal e que se mantiverm em funcionamento autónomo e  ininterrupto até à extinção deste tipo de ensino n pós-25 de Abril.

   É de referir que todas as descrições existentes sobre cada um dos liceus, são narradas por professores que tiveram contacto com estes liceus tanto na parte histórica dos liceus como na parte de divulgação do património histórico.

    Estas descrições, permitem traçar um panorama mais amplo do ensino liceal em Portugal e dos problemas da história da educação.

    Pretendemos com esta descrição da evolução dos liceus preservar na memória o nosso património cultural e histórico da educação.

    É importante referir, que nos ultimos anos houve um desenvolvimento a este nível. Desenvolvimento esse, que nos permitiu pesquisar e reunir condições para fazer uma breve descrição de alguns dos liceus existentes em Portugal.

    Pois surgiram iniciativas, tais como:

  • Inventariação e catalogação de documentos, bem como a preservação e divulgação de heranças escolares;
  • Dinamização de diversos museus escolares, tendo a maior parte o apoio de Câmaras Municipais;
  • A nova atitude por parte das escolas em relação ao património histórico e arquivístico;
  • Publicação de inventários e catálogos de fontes e arquivos;
  • A realização de teses de mestrado e de doutoramento que tiveram como objecto de estudo estabelecimentos de ensino;
  • A organização de redes de investigadores, etc.

 

 

                                                                                                                             Seguinte 

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Olga Pombo opombo@fc.ul.pt