Livros para a Biblioteca de uma Escola em Timor Leste

A história conta-se rapidamente.  Um email de uma escola em Timor Leste, "com quase dois mil alunos e com uma biblioteca cujas prateleiras se encontram ainda vazias". Uma professora de História e Filosofia da Educação que, nesse ano lectivo de 2002-03, tem (não por acaso) um grupo de alunos a trabalhar sobre o papel da biblioteca na escola. A decisão de propor a esses alunos uma recolha de livros para enviar à dita escola timorense. A aceitação entusiasta da ideia, não apenas por aquele grupo de alunos mas por todos os alunos da turma de História e Filosofiada Educação. A elaboração expedita de cartazes e a sua afixação nas paredes da FCUL. A distribuição de caixotes para recolha de livros em lugares devidamente assinalados. A conjugação de boas vontades. A alegria de poder contribuir, ainda que muito modestamente, para superar um caso de flagrante injustiça face à Ideia de Escola que, secretamente, vai alimentando a nossa vida nas manhosas escolas que temos.

Neste Natal vamos ajudar a biblioteca de uma escola em Timor Leste

Temos caixotes em todos os departamentos, na Biblioteca Central, no C3

Colabora depositando livros nestes locais. Podes oferecer:

  • Diccionários
  • Gramáticas de língua portuguesa
  • Prontoários de ortografia
  • Livros didácticos
  • Livros infanto-juvenis
  • Cassetes audio de música portuguesa
  • Casstes video com filmes e documentários em português ou legendados em português
  • Mapas e Atlas
  • Etc

Não contámos o número de livros recolhidos. Mas foram muito mais do que poderíamos esperar. Todos os dias íamos espreitar os caixotes distribuídos pela faculdade e, cada dia, eramos surpreendidos pela prova manifesta de uma tão espontanea e activa solidariedade. De tal maneira que o envio de tantos e tantos livros pelo correio se tornou incomportável. Acabaram por ser enviadas largas dezenas de caixotes por correio diplomático. 

Colaborararam nesta iniciativa os alunos Aida Fernandes, Alice Nunes, Ângela Velho, Cristela Romão, Cristina Rosa, Filipa Gonçalves, José Miguel Pais, Linda Sebastião, Lúcia Marques,  Marco Gomes, Nuno Filipe, Raquel Silva, Rita Santos, Sandra Costa, Soraia Fialho, Silvia Leite, Zita Batoque. A todos um grande obrigado. Aqui fica também o agradecimento ao Prof. Francisco Fatela pela sua prestimosa ajuda nos contactos com Timor, à Prof. Odete Valente pela sua empenhada resolução do problema do envio dos livros e às funcionárias Saudade Pereira, Luísa Grilo e Carmen Galinhas pelo seu generoso contributo nas tarefas materiais do envio dos caixotes.

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt