História e Filosofia da Educação

Docente: Olga Pombo
(2004—2005)

Programa

  1. Introdução
    1. A História da Educação e a Filosofia da Educação. Problematização do objecto e método de cada uma das disciplinas. Sua articulação.
    2. A cadeira de História e Filosofia da Educação no actual curriculum de formação de professores. Seu lugar e significado. Objectivos da cadeira.
    3. Educação, Instrução, ensino. Esclarecimentos conceptuais e distinções operatórias.
  2. Emergência, significado e transformação da instituição escolar.
    1. A emergência da escola. Da cultura oral à cultura escrita. A escola e a cultura cibernética. Circularidade, linearidade, instantaneidade e dispersão.
    2. Escola e ciência na Grécia. O "Protágoras" de Platão como laboratório da ideia de escola. O museu de Alexandria. Roma e o legado do mundo antigo.
    3. A universidade medieval. Ascensão e queda de uma instituição. A ciência moderna e o movimento das academias. A reforma das universidades. Do conflito das faculdades à fundação da universidade de Berlim. A instituição universitária nos nossos dias.
    4. O processo de estatização da escola. Das escolas de caridade à institucionalização de sistemas de ensino. Os colégios jesuítas da contra reforma. O projecto escolar iluminista, a escola napoleónica e a escola republicana. 
    5. A escola como instituição. Características específicas da instituição escolar. As funções da escola. A instituição escolar contemporânea. Contradições, desafios e alternativas.
  3. A reflexão educativa.
    1. A crítica da escola como instância repressiva (Rousseau), como aparelho ideológico (Althusser) e como mecanismo de ordenação do discurso (Foucault).
    2. Identificação e explicitação das principais antinomias inerentes à problemática educativa. Sua exploração e desenvolvimento. Platão e Kant ou a antinomia sobre as finalidades da educação. Durkheim e Ivan Illich ou a antinomia sobre os mecanismos da educação. Dewey e Alain ou a antinomia sobre o ponto de ancoragem da educação. Gusdorf e Hannah Arendt ou a antinomia sobre os conteúdos da educação.