Ensino das Ciências
Livros:
Artigos: "A Função Exemplar na IX Carta de Problemática de António Sérgio", Revista de Educação, nº 1 (1986), Lisboa: Departamento de Educação da F.C.U.L., pp. 97-99. "Eticidade / Racionalidade na Comunicação e Ensino do Conhecimento Científico", CTS. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Lisboa: Associação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento), nº 10 (Ética e Investigação científica), Outubro / Dezembro (1989), pp. 76-81. Epistemologia, Linguagem (da Química) e Ensino. Algumas Observações Interdisciplinares, in Química, Encruzilhada de Disciplinas, Actas do Colóquio "Ensino superior da Química em línguas internacionais de origem latina. Química, encruzilhada de disciplinas", Lisboa: Sociedade Portuguesa de Química, 1991, pp. 144-156. A Matemática e o Trabalho de 'dar a ver', in PROFMAT/92, Actas do Encontro Nacional de Professores de Matemática de 1992, Viseu: APF, 1994, pp. 35-39 (reprint in Henrique Guimarães (org.), Dez Anos de PROFMAT. Intervenções, Lisboa: A.P.M., 1996, pp. 105-121). A Escola, a Recta e o Círculo, Educação e Matemática, nº 50 (1998), pp. 3-10.
Papers: Explicação e Objectividade (Caldas da Rainha, 1986). Epistémologie et Formation des Enseignants de Sciences (Berlim, 1987). Investigação e Ensino: Articulações (Lisboa, 1987). A Metáfora da Escola na Epistemologia de Bachelard (Lisboa, 1990). Epistemologia e Ensino das Ciências (Lisboa, 1991). Sobre o Conceito de Epistemologia e o Enquadramento Categorial da Diversidade de Co ncepções de Ciência (Lisboa, 1998)
|
Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
|