Ensino das Ciências

 

Livros: 

 

A Escola, a Recta e o Círculo, Lisboa: Relógio d'Agua, 2002

 

 

Artigos: 

"A Função Exemplar na IX Carta de Problemática de António Sérgio", Revista  de Educação, nº 1 (1986), Lisboa: Departamento de Educação da F.C.U.L., pp. 97-99. 

"Eticidade / Racionalidade na Comunicação e Ensino do Conhecimento Científico", CTS. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Lisboa: Associação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento), nº 10 (Ética e Investigação científica), Outubro / Dezembro (1989), pp. 76-81. 

Epistemologia, Linguagem (da Química) e Ensino. Algumas Observações Interdisciplinares, in Química, Encruzilhada de Disciplinas, Actas do Colóquio "Ensino superior da Química em línguas internacionais de origem latina. Química, encruzilhada de disciplinas", Lisboa: Sociedade Portuguesa de Química, 1991, pp. 144-156.

A Matemática e o Trabalho de 'dar a ver', in PROFMAT/92, Actas do Encontro Nacional de Professores de Matemática de 1992, Viseu: APF, 1994, pp. 35-39 (reprint in Henrique  Guimarães (org.), Dez Anos de PROFMAT. Intervenções, Lisboa: A.P.M., 1996, pp. 105-121).

A Escola, a Recta e o Círculo, Educação e Matemática, nº 50 (1998), pp. 3-10.

 

Papers:

Explicação e Objectividade (Caldas da Rainha, 1986).

Epistémologie et Formation des Enseignants de Sciences (Berlim, 1987).

Investigação e Ensino: Articulações (Lisboa, 1987).

A Metáfora da Escola na Epistemologia de Bachelard (Lisboa, 1990).

Epistemologia e Ensino das Ciências (Lisboa, 1991).

Sobre o Conceito de Epistemologia e o Enquadramento Categorial da Diversidade de Co ncepções de Ciência (Lisboa, 1998)

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt