Filosofia da Escola e do Ensino

 

Livros: 

Quatro Textos Excêntricos,  Hannah Arendt, Eric Weil, Bertrand Russell, Ortega y Gasset, (selecção, tradução e prefácio), Lisboa: Relógio d'Água, 2000

Crítica no Expresso (Cartaz) 02-09-2000

A Escola, a Recta e o Círculo, Lisboa: Relógio d'Agua, 2002

Crítica no Público (Mil Folhas) 23-11-2002
Crítica no Expresso (Cartaz) 23-11-2002
Notícia no InfoCiências 30-10-2002
Entrevista no JL

Recensão APM (2002)

Veja também Cadernos de História e Filosofia da Educação

Artigos: 

  • Pedagogia por Objectivos / Pedagogia com Objectivos", Logos,  nº 1 (1984), Lisboa: Filosofia Aberta, pp.43-72. 

  • "Mudar a  Escola, Mudar  a  Educação", Animador, nº 1 (1985), Lisboa: MAD, pp. 12-16. 

  • "A Função Exemplar na IX Carta de Problemática de António Sérgio", Revista  de Educação, nº 1 (1986), Lisboa: Departamento de Educação da F.C.U.L., pp. 97-99. 

  • Eticidade / Racionalidade na Comunicação e Ensino do Conhecimento Científico", CTS. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Lisboa: Associação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento), nº 10 (Ética e Investigação científica), Outubro / Dezembro (1989), pp. 76-81.

  • "Epistemologia, Linguagem (da Química) e Ensino. Algumas Observações Interdisciplinares, in Química, Encruzilhada de Disciplinas, Actas do Colóquio "Ensino superior da Química em línguas internacionais de origem latina. Química, encruzilhada de disciplinas", Lisboa: Sociedade Portuguesa de Química, 1991, pp. 144-156.
  • "Agostinho da Silva, 'Educação de Portugal'", Revista de Educação, vol. II, nº 1 (1991), pp. 110-115 (recensão).

  • "Ana Luísa Janeira, 'Sistemas Epistémicos e Ciências: do Noviciado da Cotovia à Faculdade de Ciências de Lisboa' e José Lopes Ribeiro, 'O Edifício da Faculdade de Ciências. Quatro Séculos de Retratos Institucionais'", Revista de Educação, vol. II, nº 1 (1991), pp. 119-120 (recensão).

  • "Reorganização Curricular e  Área Escola: Limites e Virtualidades de uma Reforma", Educação e Matemática, nº 25 (1993), pp. 3-8.

  • "Para um Modelo Reflexivo de Formação de Professores", Revista de Educação, vol. III, nº 2 (1993), pp. 37-45.

  • McLuhan. A Escola e os Media (organização de uma antologia de textos de M. McLuhan seleccionados, traduzidos e prefaciados), 1º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1994, 73 p.

  • O Meio é a Mensagem, in Pombo, O. (org..), McLuhan. A Escola e os Media, 1º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1994, pp. 40-50.

  • Dois Textos sobre Educação. Hannah Arendt e Eric Weil (organização de uma antologia de textos de Hannah Arendt e Eric Weil seleccionados, traduzidos e prefaciados), 2º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1995, 48 p.

  • "Hannah Arendt ou as Virtudes da Excentricidade", Revista de Educação, V, nº 2 (1996), pp. 120-132.

  • A Matemática e o Trabalho de 'dar a ver', in PROFMAT/92, Actas do Encontro Nacional de Professores de Matemática de 1992, Viseu: APF, 1994, pp. 35-39 (reprint in Henrique  Guimarães (org.), Dez Anos de PROFMAT. Intervenções, Lisboa: A.P.M., 1996, pp. 105-121).

  • A "Invenção" da Escola na Grécia. Materiais de Estudo (organização de uma recolha de estudos sobre história das instituições educativas atenienses, seleccionados, traduzidos e prefaciados), 3º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1996, 81 p.

  • O Museu de Alexandria (organização de uma monografia sobre o museu de Alexandria), 4º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1997, 87 p.

  • Museu e Biblioteca. A Alma da Escola, in Pombo, O. (org.), O Museu de Alexandria (organização de uma monografia sobre o museu de Alexandria), 4º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1997, pp. 3-21.

  • Utopia e Educação (organização de uma recolha de excertos, traduzidos e acompanhados de breves comentários, de algumas obras do pensamento utópico sobre questões educativas), 5º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1997, 160 p.

  • A Escola, a Recta e o Círculo, Educação e Matemática, nº 50 (1998), pp. 3-10

  • Recordar Agostinho da Silva: 10 anos Depois (publicação on line, 1998).

  • Universidade. Regresso ao Futuro de uma Ideia (publicação on line, 2000).

  • Educar / Ensinar. Materiais de Estudo (organização de uma antologia de textos de Olivier Reboul, Jacques Ulmann, John Passmore e Paul Hirst e sua tradução), 6º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2001, 84 p.
  • A Escola como Memória do Futuro in Odete Valente (coord.), Itinerários. Investigar em Educação, Lisboa: CIE, pp. 151-156 (reprint in Pensar a Escola,  Lisboa: Escola Secundária Vitorino Nemésio, Caderno Escolar, nº 1, 2005,  pp. 33-43).
  • Que Escola Queremos para os Nossos Filhos? (participação num debate com Paulo Feytor-Pinto, presidente da Associação de Professores de Português moderado pela jornalista  Paula Moura Pinheiro), Revista Elle, nº 158 (Novembro, 2001), pp. 140-148.

  • "Biblioteca. A Alma da Escola", in Bibliotecas e Novas Tecnologias, Actas do Colóquio Realizado no Forum Lisboa em 11,12 e 13 de Outubro de 2000, Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2002, pp.117-128  (reprint in Odete Valente (coord.), Itinerários. Investigar em Educação, Lisboa:CIE, 2000, pp. 755-760)

  • O Insuportável Brilho da Escola (2003), in Alain Renaut et allii, Direitos e Responsabilidades na Sociedade Educativa, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 31-59.
  • "A Educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Implicações do Estudo" (2008), in Conselho Nacional de Educação, I. Alarcão e M. Miguéns (eds.), A Educação das crianças dos 0 aos 12 anos (Relatorio do estudo, Actas do seminário realizado a 20 de maio de 2008 e Parecer), Lisboa: Editorial do Ministério da Educação, pp. 363-378.

Papers:

  • Para uma Fenomenologia do Acto Educativo (Porto, 1986).
  • Epistémologie et Formation des Enseignants de Sciences (Berlim, 1987).
  • Explicação e Objectividade (Caldas da Rainha, 1986).
    Investigação e Ensino: Articulações
    (Lisboa, 1987).
  • A Metáfora da Escola na Epistemologia de Bachelard (Lisboa, 1990).
  • Epistemologia e Ensino das Ciências (Lisboa, 1991).
  • Sobre o Conceito de Epistemologia e o Enquadramento Categorial da Diversidade de Co ncepções de Ciência (Lisboa, 1998)
  • Que sucesso se pode esperar da escola ? ( Lisboa, 2004)
  • A escola e o seu essencial destino cognitivo  ( Loures,  2004).

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt