Mathesis

 

mathesis.jpg (11204 bytes)

O projecto, que funcionou de 1990 a 1992 com o apoio da  Fundação Calouste Gulbenkian, tinha como base a tomada de consciência da existência de um apelo interdisciplinar que, das mais diversas formas, se faz sentir tanto a nível da investigação científica como a nível do ensino. Apelo que corresponde a uma primeira, tímida e difusa tentativa de resposta face ao acelerado processo de especialização do conhecimento científico que se vem verificando e às suas gravosas consequências civilizacionais e relativas ao processo de ensino.

O projecto tinha por isso um carácter duplo. Por um lado, visava a elucidação teórica do conceito de interdisciplinaridade e a compreensão das questões que hoje se colocam aos diversos saberes em termos da sua articulação e da reorganização das suas fronteiras. Em segundo lugar, tinha como objectivo constituir-se como elemento interveniente no processo de reorganização curricular que a escola terá que operar de forma cada vez mais profunda e como dispositivo de apoio à  experimentação de praticas interdisciplinares e de integração dos saberes.

 

Materiais produzidos

 

Antologia 2.jpg (57588 bytes)

Antologia I. Ciência Integrada, Interdisciplinaridade e Ensino Integrado das Ciências

Organização de Olga Pombo, Teresa Levy e Henrique Guimarães, Lisboa: Mathesis / DEFCUL, 1990, 177 pp. 

  • Felix Guattari - Fundamentos ético-políticos da interdisciplinaridade
  • George Vaideanu - A interdisciplinaridade no ensino. Esboço de síntese
  • Julio de Zan - A ciência moderna e o problema da desintegração do saber
  • Jurgen Mittelstrass e Martin Carrier - A unidade da ciência
  • Gerhard Frey - Problemas metodológicos das discussões interdisciplinares
  • Pierre Delattre - Investigações interdisciplinares. Objectivos e dificuldades

Disponível (para consulta) na SAHFC da FCUL (edição esgotada)

 

Antologia 1.jpg (58830 bytes)

Antologia II. Ciência Integrada, Interdisciplinaridade e Ensino Integrado das Ciências

Organização de Olga Pombo, Teresa Levy, Henrique Guimarães e José Manuel Conceição, Lisboa: Mathesis / DEFCUL, 1992, 214 pp.

  • Georges Gusdorf - Conhecimento interdisciplinar
  • Jean Piaget - Metodologia das relações interdisciplinares
  • John Dewey - A unidade da ciência como problema social
  • Heinz Heckausen - Disciplina e interdisciplinaridade
  • Trace Jordan - Temas e esquemas. uma abordagem filosófica ao ensino interdisciplinar das ciências
  • Sally Brown - Uma revisão dos sentidos da expressão ciência integrada e dos argumentos a seu favor

Disponível (para venda) na SAHFC da FCUL

 

interdiscpl.jpg (98737 bytes)

A Interdisciplinaridade: Reflexão e Experiência

Olga Pombo, Teresa Levy e Henrique Guimarães, Lisboa: ed. Texto, 1993, 96 p. 

interdiscpl.jpg (98737 bytes)

A Interdisciplinaridade: Reflexão e Experiência

Olga Pombo, Teresa Levy e Henrique Guimarães, Lisboa: ed. Texto, 1994, 102 p. (2ª edição revista e aumentada)

mathesis.jpg (123671 bytes)

Boletim Bibliográfico I. Ciência Integrada, Interdisciplinaridade e Ensino Integrado das Ciências

Organização de Olga Pombo, Teresa Levy e Henrique Guimarães, Lisboa: Mathesis / DEFCUL, 1990, 30p. 

Inclui 166 referências (livros e artigos em revista ou em livro editado) dos quais 115 existem em versão impressa no "Centro de Documentação sobre Interdisciplinaridade"  sito na Biblioteca do Centro de Investigação em Educação da FCUL

 

mathesis.jpg (123671 bytes)

Boletim Bibliográfico II. Ciência Integrada, Interdisciplinaridade e Ensino Integrado das Ciências

Organização de Olga Pombo, Teresa Levy, Henrique Guimarães e José Manuel Conceição, Lisboa: Mathesis / DEFCUL, 1991, 60 p. 

Inclui 397 referências (livros e artigos em revista ou em livro editado) dos quais 330 existem em versão impressa no "Centro de Documentação sobre Interdisciplinaridade" sito na Biblioteca do Centro de Investigação em Educação da FCUL


 

 

 

 

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt