Diofanto de Alexandria é considerado como o maior algebrista grego. Na história da Aritmética que este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides (360-295 a. c.) tem na Geometria e Ptolomeu (85-165) na Astronomia.

    À semelhança de outros matemáticos, pouco se sabe relativamente à sua vida. Desconhece-se a data precisa em que Diofanto nasceu. No entanto, através da leitura dos seus escritos, nos quais cita Hipsicles (240-170 a. c.), e também  por uma passagem de Théon de Alexandria (335-395), que cita Diofanto como um clássico, é possível marcar limites temporais que  permitem situar a vida deste autor entre o século II a. c. e o princípio do século IV da nossa era. De acordo com P. Tannery, deve-se considerar Diofanto como contemporâneo de Papus (290-350) e pertencendo à segunda metade do século III. Por outro lado, atendendo a que na parte da aritmética da mutilada obra de Papus não é mencionado o nome de Diofanto, sendo no entanto citados, não só diversos outros geómetras da época, mas também quase todos os matemáticos do seu tempo [Héron (10-75), Nicómaco (60-120), Théon e Ptolomeu], talvez o notável matemático de que falamos possa ser um pouco posterior a Papus.

    Conforme um epigrama Grego, escrito no fim do século III ou do princípio do século IV, Diofanto teria vivido 84 anos.  A sua vida é tão misteriosa como o enigma que, a seu propósito, chegou até nós.

  

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt