Limites do sistema da perspectiva focada

 

 

Contudo, o sistema da perspectiva focada não fornece uma reprodução fiel do que o olho vê. O princípio de que a pintura deve ser uma secção da projecção requer, como anteriormente mencionado, que as linhas horizontais paralelas e paralelas ao plano da tela, bem como as linhas verticais paralelas sejam desenhadas paralelas e não convergindo para o ponto de fuga. Mas, o olho não vê, de modo algum, linhas direitas. Se nos imaginarmos num avião a olhar para duas linhas de caminho de ferro perfeitamente paralelas e horizontais, verificamos que, em cada direcção, as linhas parecem encontrar-se no horizonte. No entanto, duas linhas rectas só se podem encontrar num único ponto. Daí que, se as linhas se encontram nos dois pontos do horizonte, é porque, para o olho, elas aparecem como curvas. Consequentemente, a este respeito pelo menos, o sistema da perspectiva focada não é correcto. Na verdade, só os gregos haviam reconhecido que as linhas rectas paralelas parecem curvas para o olho. Euclides disse-o no seu livro "Óptica". 

No sistema da perspectiva focada também não é considerado o facto de vermos com dois olhos, cada um dos quais recebendo uma impressão ligeiramente diferente, bem como o facto de os olhos não serem rígidos, isto é, de se moverem à medida que o espectador segue a imagem. Também é ignorado o facto de a retina na qual os raios de luz incidem ser uma superfície curva e não uma placa fotográfica.

***

Apesar das deficiências do sistema da perspectiva focada, os artistas da época adoptaram-no porque apresentava uma considerável melhoria em relação aos sistemas até então conhecidos conhecidos. O mais importante porém foi o facto de este sistema ser inteiramente matemático. Para as pessoas já impressionadas com a importância da Matemática na compreensão da natureza, o alcançar de um sistema inteiramente matemático de perspectiva agradou-lhes de tal modo que ficaram "cegos" face a todas as suas deficiências. 

***

A pintura moderna separou-se da descrição exacta da natureza. No entanto, o sistema de perspectiva focada é ainda hoje ensinado nas escolas de arte e aplicado sempre que é importante alcançar um efeito realista.

 

Voltar à página inicial

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt