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Sendo reconhecido como o maior sábio italiano da sua época, Galileu foge à regra habitual escrevendo todos os seus livros em italiano vulgar e não em latim. A sua pretensão é a dirigir-se, não só aos homens da ciência, mas a todos os homens interessados em acompanhar a evolução do saber. Galileu sabe que tem pera lhes anunciar uma modificação total do sistema do mundo. Ele tem consciência de proclamar o fim do longo reinado de Aristóteles como detentor da verdade absoluta na explicação de todos os fenómenos e de promover o surgimento de uma nova ciência apoiada em experiências e factos e não em textos e teorias fundadas na autoridade.

 

Sidereus Nuncius

Istoria e dimostrazione intorno alle macchie solari

Dialogo sopre i due massimi sistemi del mondo

Discorsi e dimonstrazioni matematiche intorno duo nuove scienze

 

 

Sidereus Nuncius

 

Em Março de 1610, num livreto de apenas 24 páginas, que tinha o título latino de Sidereus Nuncius (Mensageiro das Estrelas), Galileo comunicou ao mundo a maior parte das suas descobertas astronómicas. Poucas vezes um relatório científico causou tanto impacto nos seus contemporâneos. Johannes Kepler, talvez o maior astrónomo de todos os tempos, chorou de emoção ao lê-lo, tendo escrito, em apenas 11 dias, um entusiasmado panfleto em sua defesa. O pronto acolhimento de Kepler prenunciou o apoio que a obra iria conquistar nos meios cultos da Europa. Galileu dedicou o livro a Cosimo II, grão-duque da Toscana e chefe da poderosa família Medici, baptizando as luas de Júpiter com o nome de "astros mediceus".

Istoria e dimostrazione intorno alle macchie solari

  

Com o sucesso do Sidereus Nuncius, Galileo julgou que chegara a hora de se pronunciar a favor de Copérnico.
   
         Num texto publicado em 1613, Istoria e dimostrazione intorno alle macchie solari (História e demonstração sobre as manchas solares) fez o seu discretíssimo elogio do sistema copernicano não ocupando mais do que três linhas no final da obra. Foi o suficiente, porém, para assanhar os académicos aristotélicos. Um deles, Lodovico delle Colombe, escreveu um tratado no qual, com base em citações da Bíblia, negava o movimento da Terra, facto tanto mais grave quanto, em plena Idade Média, e trabalhando com ideias que vinham desde a antiguidade, o grande filósofo cristão João Escoto Erígena (séc. IX) sustentara já que cada passagem das Sagradas Escrituras admitia inúmeras interpretações. É, pois, uma incrível prova de decadência intelectual que, 700 anos mais tarde, os académicos italianos regredissem a uma leitura literal e ingénua do texto bíblico.

 

Dialogo sopre i due massimi sistemi del mondo

 

        

        Em 1616, Galileu é informado pelo cardeal Belarmino de que teria que manter longe do público a sua teoria sobre o heliocentrismo. Durante 16 anos, Galileu obedeceu a esta imposição, mas, em 1932, publica a sua obra Diálogo sobre os dois maiores sistemas do mundo - o de Ptolomeu e o de Copérnico, onde coloca em cena três personagens: Salviati, que defende as teses de Copérnico, Sagredo, um observador neutro, mas culto e esclarecido e Simplicius, defensor limitado de Aristóteles e Ptolomeu. Salviati é sempre brilhante, Sagredo logo abandona a  imparcialidade e passa a apoiá-lo com entusiasmo e Simplicius é pouco mais que um idiota, ridicularizado do princípio ao fim. 

Os inimigos de Galileu facilmente persuadiram o Papa Urbano VIII de que Simplício era a sua própria caricatura, pelo que a proibição da venda do livro foi rápida, mas não tanto que o impedisse de já ter sido espalhado e divulgado por vários países da Europa. Galileu foi, diversas vezes, chamado a Roma para ser interrogado pelas autoridades eclesiásticas, tendo, depois, comparecido perante uma comissão de cardeais, que ao examinarem as acusações que lhe tinham sido feitas, o ameaçaram de tortura, e mesmo de ser queimado na fogueira, caso não negasse as suas teorias, o que fez, após quatro meses de prisão.

 

 

Discorsi e dimonstrazioni matematiche intorno duo nuove scienze

 

 

            O título de seu trabalho final, Discorsi e dimonstrazioni matematiche intorno duo nuove scienze, (Discursos e demonstrações matemáticas acerca de duas ciências novas), geralmente conhecido apenas pelas suas três ultimas palavras - Duo nuove scienze, continha uma clara ideia de seu conteúdo e organização. As duas novas ciências às quais o livro se refere são a ciência da engenharia da resistência dos materiais e a ciência matemática da cinemática.

Dos quatro diálogos contidos neste livro, os dois últimos são dedicados ao tratamento dos movimentos uniforme e acelerado e à discussão das trajectórias parabólicas, enquanto os dois primeiros se referem a problemas relativos à constituição da matéria, à natureza da matemática, ao papel da experimentação e à razão da ciência, ao peso do ar, à natureza do som, à velocidade da luz e a outros comentários fragmentados sobre a física como um todo.

Refira-se, mais especificamente, que neste seu livro, Galileu faz uma análise profunda dos fenómenos da flutuação dos corpos e enuncia os princípios científicos da acústica, dando aos músicos a base matemática dos tons e das harmonias e aos engenheiros os seus conhecimentos sobre tensões e resistências de materiais.

 

Para além das obras descritas acima, podemos referir ainda, De Motu (Do movimento) que foi escrita mas não publicada enquanto Galileu foi professor em Pisa, entre 1589 e 1591 e Il Saggiatore (O Experimentador) escrito em 1623. 

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Olga Pombo opombo@fc.ul.pt