A Escola e a Situação Actual dos Saberes


Mestrado em Educação
Módulo do 2º semestre

Docente: Olga Pombo
opombo@fc.ul.pt
Telefone: 21.7500000 (extensão - 21.335) 
Gabinete: Edifício C1, piso 3, sala 35 (1.3.35)

 

Programa Bibliografia de Apoio

Materiais de estudo - Work in Progress

Apresentação 

Partindo do estudo do par Ciência - Escola, procurar-se-á compreender os desafios que a situação actual dos saberes coloca à instituição escolar. O que implica: 1) identificar e caracterizar as principais determinações epistemológicas da nossa contemporaneidade, 2) fazer o levantamento dos dispositivos de que a escola se tem socorrido para lhes responder, 3) sinalizar as tarefas que a escola terá que assumir para fazer face a esses desafios. 

Programa
Temas a tratar (6 sessões de 2h cada)

1 - Especialização exponencial do conhecimento e fragmentação disciplinar. Custos culturais e heurísticos. Efeitos na escola, na estrutura curricular, na aprendizagem e nas práticas de ensino. Da especialização à interdisciplinaridade. Experiências interdisciplinares de ensino em Portugal e no Mundo

2 - Progresso acelerado do conhecimento científico. A ciência e a vida do homem comum. Ciência e divulgação científica. Novas dificuldades e novas tarefas da instituição escolar. Literacia científica. Escola e Cultura Cibernética. 

3 - Fragilidade dos paradigmas. O debate entre Kuhn e Popper e as suas implicações no ensino das ciências. Reforço da escolaridade e principais movimentos de actualização programática e reforma curricular. Formação inicial e formação contínua. 

4. - Institucionalização e profissionalização da ciência. Investigação e Ensino. Novos desafios e novas articulações. Escola e Trabalho.

5. - Dependência política e económica da ciência. Espírito científico e concorrência. Financiamento e Science Policy. Efeitos no tecido escolar. Escola e Democracia. 

6. Impacto técnico e tecnológico. Da aventura explicativa à eficácia performativa. Racionalidade e operatividade. Escola, Ciência e Cultura. 

Actividades a realizar - Leitura comentada de alguns textos fundamentais da epistemologia contemporânea. Análise de diversos tipos de estruturas curriculares nacionais e estrangeiras e suas implicações epistemológicas. 

Bibliografia de Apoio

Bechtel, W. (Ed.), (1996). Integrating Scientific Disciplines, Dordrecht / Boston / London: Martinus Nijhoff Publishers.
Christensen, J. W. (1996). Global Science Curriculum, Dubuque: Kendall / Hunt Publishing Company.
Chubin, D. E.; Porter, A. L.; Rossini, F. A. e Connolly, T. (Eds.), (1986). Interdisciplinary Analysis and Research. Theory and Practice of Problem-Focused Research and Development: Selected Readings, Maryland: Lomond.
Cunningham, R. (Ed.) (1999). Interdisciplinarity and the Organisation of Knowledge in Europe: a Conference Organised by the Academia Europaea, Bruxelles: European Communities / EUR-OP/OOPEC/OPOCE. 
Darling-Hammond, L. e Snyder, J. (1992). “Curriculum Studies and the Tradition of Inquiry: the Scientific Tradition“, in P. W. Jackson (Ed.), Handbook of Research on Curriculum, New York: MacMillan, 41-78. 
Davis, J. R. (1995). Interdisciplinary Courses and Team Teaching. New Arrangements for Learning. Phoenix: Oryx Press. 
Falenda, I. C. (2003), A Interdisciplinaridade : História, Teoria e Pesquisa, S. Paulo: Papirus.
Germain, C. (1991). “Interdisciplinarité et Globalité: Remarques d’ordre Épistèmologique”, Revue des Sciences de l’Éducation, XVII, !, 142-152..
Paviani, J. (2003), “Disciplinaridade e interdisciplinaridade”, Revista de Estudos Criminais, III, nº 12: 59-85.
Paviani, J. e Botomé, S.P. (1993), Interdisciplinaridade, Disfunções Conceptuais e Enganos Académicos, Caxias do Sul: EDUCS.
Pinheiro de Sousa e Ataíde Malafaia (edrs), (2003). Diálogos Interdisciplinares: As Ciências e as Artes em fim de milénio, Lisboa: Instituto Superior Técnico. 
Pombo, O.; Guimarães, H. e Levy, T. (1993). Interdisciplinaridade. Reflexão e Experiência, Lisboa: Texto editora, (2ªedição, 1994).
Pombo. O.
(1994) A interdisciplinaridade. Conceito, problemas e perspectivas (capítulo do livro Interdisciplinaridade. Reflexão e Experiência, pdf)
Pombo. O.
(2002), Comunicação e Construção do Conhecimento, in A Escola, a Recta e o Círculo, Lisboa: Relógio d'Água, 2002, pp. 182-227
Pombo. O.
(2004) - Interdisciplinaridade: Ambições e Limites, Lisboa: Relógio d'Água, 203 pag.
Pombo. O.
(2004) - Epistemologia da Interdisciplinaridade, in  Carlos Pimenta (coord.), Interdisciplinaridade, Humanismo Universidade, Porto: Campo das Letras, pp. 93-124
Pombo, O.
(2004). Interdisciplinaridade: Ambições e limites, Lisboa: Relógio d’Água.
Pombo. O. (2005) - Interdisciplinaridade e Integração dos saberes, in LIINC. Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento, Vol.1, nº.0, Março 2005, p. 4-16.
Pombo, O.  (2006), A Ciência e as Ciências, in  Encontro de Saberes, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006, pp. 515-532
Thomson Klein, J. (1996). Crossing Boundaries. Knowledge, Disciplinarities and Interdisciplinarities, Charlottesville: University Press of Virginia.
Thomson Klein, J. (1998). “L’Éducation Primaire, Secondaire et Postsecondaire aux États-Units: vers l’Unification du Discours sur l’Interdisciplinarité”, Revue des Sciences de l’Éducation. XXIV, 1, 51-74. 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt