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A Escola e a Situação Actual dos Saberes
Mestrado em Educação
Módulo do 2º semestre
Docente: Olga Pombo
opombo@fc.ul.pt
Telefone: 21.7500000 (extensão - 21.335)
Gabinete: Edifício C1, piso 3, sala 35 (1.3.35)
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Apresentação
Partindo do estudo do par Ciência - Escola, procurar-se-á compreender os desafios que a situação actual dos saberes coloca à instituição escolar. O que implica:
1) identificar e caracterizar as principais determinações epistemológicas da nossa contemporaneidade,
2) fazer o levantamento dos dispositivos de que a escola se tem socorrido para lhes responder, 3) sinalizar as tarefas que a escola terá que assumir para fazer face a esses desafios.
Programa
Temas a tratar (6 sessões de 2h cada)
1 - Especialização exponencial do conhecimento e fragmentação disciplinar. Custos culturais e heurísticos. Efeitos na escola, na estrutura curricular, na aprendizagem e nas práticas de ensino. Da especialização à interdisciplinaridade. Experiências interdisciplinares de ensino em Portugal e no Mundo
2 - Progresso acelerado do conhecimento científico. A ciência e a vida do homem comum. Ciência e divulgação científica. Novas dificuldades e novas tarefas da instituição escolar. Literacia científica. Escola e Cultura Cibernética.
3 - Fragilidade dos paradigmas. O debate entre Kuhn e Popper e as suas implicações no ensino das ciências. Reforço da escolaridade e principais movimentos de actualização programática e reforma curricular. Formação inicial e formação contínua.
4. - Institucionalização e profissionalização da ciência. Investigação e Ensino. Novos desafios e novas articulações. Escola e Trabalho.
5. - Dependência política e económica da ciência. Espírito científico e concorrência. Financiamento e Science
Policy. Efeitos no tecido escolar. Escola e Democracia.
6. Impacto técnico e tecnológico. Da aventura explicativa à eficácia
performativa. Racionalidade e operatividade. Escola, Ciência e Cultura.
Actividades a realizar - Leitura comentada de alguns textos fundamentais da epistemologia contemporânea. Análise de diversos tipos de estruturas curriculares nacionais e estrangeiras e suas implicações epistemológicas.
Bibliografia de Apoio
Bechtel, W. (Ed.), (1996). Integrating Scientific
Disciplines, Dordrecht / Boston / London: Martinus Nijhoff Publishers.
Christensen, J. W. (1996). Global Science Curriculum, Dubuque:
Kendall / Hunt Publishing Company.
Chubin, D. E.; Porter, A. L.; Rossini, F. A. e Connolly, T. (Eds.),
(1986). Interdisciplinary Analysis and Research. Theory and Practice of
Problem-Focused Research and Development: Selected Readings, Maryland: Lomond.
Cunningham, R. (Ed.) (1999). Interdisciplinarity and the
Organisation of Knowledge in Europe: a Conference Organised by the Academia
Europaea, Bruxelles: European Communities / EUR-OP/OOPEC/OPOCE.
Darling-Hammond, L. e Snyder, J. (1992). “Curriculum Studies and the
Tradition of Inquiry: the Scientific Tradition“, in P. W. Jackson (Ed.),
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Paviani, J. e Botomé, S.P. (1993), Interdisciplinaridade, Disfunções
Conceptuais e Enganos Académicos, Caxias do Sul: EDUCS.
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Interdisciplinares: As Ciências e as Artes em fim de milénio, Lisboa:
Instituto Superior Técnico.
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Reflexão e Experiência, Lisboa: Texto editora, (2ªedição, 1994).
Pombo. O. (1994) A
interdisciplinaridade. Conceito, problemas e perspectivas (capítulo
do livro Interdisciplinaridade. Reflexão e Experiência, pdf)
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