Escola Básica Francisco de Arruda

   Apresentação
  Contexto Histórico
  Francisco de Arruda
  Calvet de Magalhães
  Caracterização geral
   Espaço Físico
  Mediateca
  Sala de integração educativa
  Sala de Educação Especial
  Corredores
  Salas de aula
  Espaço exterior
   Informações
  Bibliografia
  Sobre Nós


Manuel Maria de Sousa Calvet de Magalhães

 Calvet de Magalhães nasceu em Lisboa, a 8 de Março de 1913. Depois de ter concluído o curso liceal no Liceu Passos Manuel, frequentou o Curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e o Curso de Cenografia na Secção de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa. 
Foi professor e metodólogo da disciplina de Desenho no Ensino Técnico, artista plástico, jornalista e publicista. Notabilizou-se como pintor tendo recebido o Prémio Nacional de Arte Luís Lupi e o Prémio Amadeu Sousa Cardoso. Em 1956, é nomeado director da Escola Elementar Francisco de Arruda, cargo que ocupou até ao seu falecimento.     


Infantário Chiquinha

     Como director da escola, mobilizou pessoas e interesses em torno de múltiplas realizações de reconhecido valor, quer internas á escola (experiências pedagógicas de coeducação, integração de alunos deficientes, o 7º e 8º anos experimentais, utilização de meios audiovisuais), quer externas, de natureza cultural (organização de sessões aos sábados, com filmes e palestras por escritores, artistas, pedagogos) ou  de serviço à comunidade (criação da Chiquinha - infantário, infantil e primária para filhos de professores e funcionários da área).
     Não escondendo a sua preferência por uma profissão docente independente, apoiou e deu suporte logístico, como director da Escola Francisco de Arruda, ao Grupo de Estudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário, embrião do futuro Sindicato dos Professores, desde a sua criação em 1969/70.