A Escola Nuno Gonçalves

Uma visita à Escola

A escola é constituída por três corpos, dispostos em U, rodeando o pátio: o corpo central de aulas, corpo de oficinas e corpo de educação física. Esta disposição é característica do projecto-tipo das Escolas Técnicas da década de 50 e tinha por objectivos facilitar e condicionar a circulação dos alunos.



A escola no início dos anos 50

A entrada principal ocupa uma posição central na fachada da escola e possui gradeamento em ferro trabalhado.


Gradeamento da porta principal

O hall de entrada dá acesso aos Serviços Administrativos, ao Gabinete do Serviço de Psicologia e Orientação Escolar e ao corredor do primeiro piso. Aqui funcionam a Portaria e o PBX, cujas instalações são recentes e destoam da arquitectura do espaço original. No hall destacam-se como aspectos decorativos, o busto de Nuno Gonçalves, ombreiras das portas em calcários de lióz e vitrines com diversas estatuetas feitas pelos alunos. Como local de recepção sugere alguma sumptuosidade. É de salientar que Salazar disponibilizava 3% do orçamento de construção das escolas para obras de arte.



Vitrine decorativa



Hall de entrada



Busto do Nuno Gonçalves

Todos os corredores do corpo central são longos, espaçosos e desenvolvem-se a todo o seu comprimento, dando acesso às várias salas de aula. A decorar estes corredores existem vitrines com material geológico e biológico, as quais se encontravam anteriormente na sala-museu situada no terceiro piso. Para maior comodidade dos alunos foram colocados cacifos nos corredores.

Vitrine com material biológico e geológico



Corredor do 1º piso



No corredor do piso 1 destaca-se ainda um painel em baixo relevo em mármore, representando Nuno Gonçalves rodeado por elementos das diversas classes sociais. Num dos extremos deste corredor foi construído um pequeno lago artificial, essencialmente decorativo.

Ainda no 1º piso fica situado o gabinete do Conselho Executivo, constituído por uma ante-sala e uma sala principal. 



Painel com Nuno Gonçalves

Algumas salas de aula conservam ainda traços da época da construção da escola, nomeadamente, a presença de estrado, secretária e cadeira do professor e armário, em madeira antiga oriunda das ex-colónias. Antigamente, o estrado marcava o distanciamento e autoridade do professor relativamente aos alunos.Certas salas foram remodeladas, tendo em vista as necessidades reais da comunidade escolar (mobiliário dos alunos e quadro).



Mobiliário do professor



Uma sala de aula



Os laboratórios mantêm as bancadas originais em pedra. No entanto, o material de laboratório encontra-se numa sala separada, o que cria dificuldades de funcionamento quer a professores, quer a alunos.

As salas de desenho originais foram convertidas em salas de aula normais, aproveitando o seu espaço para responder ao aumento da população estudantil. O mesmo sucedeu à sala-museu do 3º piso.



Laboratório

A biblioteca, localizada em posição destacada para a fronte do corpo central, possui uma varanda exterior e é rica em termos decorativos. Dispõe de um vitral na porta de entrada alusivo a Camões e do busto do Infante D. Henrique.



Porta de entrada da biblioteca



Busto do Infante D. Henrique

Os livros encontram-se em estantes que outrora se encontravam fechadas à chave com portas de rede. Recentemente foram retiradas as referidas portas com o objectivo de favorecer o acesso aos alunos. Da biblioteca fazem ainda parte a sala de informática e a videoteca


Sala de informática



Videoteca



Estantes da biblioteca

Exteriormente, a escola apresenta sinais de alguma degradação sendo mais evidentes no corpo do ginásio. Este é constituído por dois pisos: o inferior, onde está localizado o refeitório e antiga sala de canto coral, e o superior onde fica o ginásio propriamente dito. Ainda no corpo do ginásio, encontra-se a antiga casa do guarda nocturno que actualmente serve de arrecadação e gabinetes de professores. Antes do 25 de Abril a escola tinha instalações próprias para este funcionário que, acompanhado da sua família, permanecia na escola a tempo inteiro. As suas funções incluíam a vigilância nos pisos durante o dia e segurança da escola à noite.



Corpo do ginásio 

O refeitório, projectado inicialmente para 600 alunos, é relativamente amplo. As paredes são revestidas, até meia altura, por azulejos pintados por antigos alunos, com motivos variados. Todo o restante mobiliário é recente.



Refeitório

O ginásio é muito alto e possui, superiormente, um balcão que servia para o público  assistir aos eventos realizados. Actualmente, este balcão não é utilizado.  Os equipamentos desportivos incluem, entre outros, espaldares.

É de realçar que o ginásio contém um palco podendo, desta forma assumir as funções de salão de festas.

Espaldares do ginásio



Ginásio



Os espaços verdes estão circunscritos a alguns canteiros e árvores.

O gradeamento dos muros exteriores é relativamente recente.



Espaços verdes circunscritos

A galeria-recreio coberto que faz a ligação entre os três corpos comunica com o pátio e encontra-se decorada com cinco painéis de azulejos, executados pelos alunos e orientados por professores. Estes painéis são representativos de momentos da História de Portugal reflectindo a política de ensino da altura, em que se valorizava o patriotismo e os feitos da Nação. 



Painel representativo de momentos da História de Portugal



Galeria-recreio coberto

O pátio é alcatroado e funciona, também, como campo de jogos (macaca, futebol, basquetebol).



Pátio com campo de jogos

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt