Dois Longínquos Lugares da Escola
Trabalho realizado por Inês Tomás Manso e Joana Maria Matos Cunha no âmbito da cadeira de História e Filosofia da Educação, leccionada por Olga Pombo no ano lectivo de 2002/2003.
O modelo ocidental de Escola teve a sua origem na Grécia, sociedade que considerava extremamente importante o desenvolvimento tanto intelectual como físico dos seus cidadãos. É a Atenas que devemos a origem de uma instituição que, em grande medida, irá determinar o futuro da nossa civilização. Mapa da Grécia Na verdade, a Academia de Platão foi a instituição escolar grega que inspirou o modelo da escola ocidental. É importante referir que outros antes de Platão (por exemplo Isócrates) contribuíram para o estabelecimento de escolas em Atenas, escolas que, no entanto, morreram com o seu fundador. Pelo contrário Platão reconheceu a necessidade da escola ter um local de permanência e uma autonomia institucional que lhe permitisse perdurar ao longo dos tempos. Com esta pequena introdução sobre o nascimento da escola na Grécia, pretendemos apenas reter aquilo nos ficou de essencial no modelo de escola ocidental. São diversos os lugares da escola e diferentes as suas adaptações socio-culturais. Escola que se expandiu para além das fronteiras da civilização ocidental, que foi implementada nos quatro cantos do mundo. Mas escola que mantém um conjunto de magníficos traços comuns: um local próprio para ensinar e aprender, um espaço e um tempo próprios para os professores e os alunos se encontrarem, um curriculum mais ou menos estabelecido, espaços de lazer, livros, biblioteca, um museu. É nosso objectivo tentar descrever dois longínquos lugares orientais da escola. E, para isso, escolhemos dois lugares orientais:
[A Resistência da Escola no Afeganistão ou A Vontade de Estudar] |
Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
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