Dois Longínquos Lugares da Escola

 

Trabalho realizado por Inês Tomás Manso e Joana Maria Matos Cunha no âmbito da cadeira de História e Filosofia da Educação, leccionada por Olga Pombo no ano lectivo de 2002/2003.

 

“Todo o povo que atinge um certo grau de desenvolvimento sente-se naturalmente inclinado à prática da educação. Ela é o princípio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade física e espiritual.”                                                 
                                                                       W. Jaeger,1995

 

        O modelo ocidental de Escola teve a sua origem na Grécia, sociedade que considerava extremamente importante o desenvolvimento tanto intelectual como físico dos seus cidadãos. É a Atenas que devemos a origem de uma instituição que, em grande medida, irá determinar o futuro da nossa civilização. 

Mapa da Grécia

        Na verdade, a Academia de Platão foi a instituição escolar grega que inspirou o modelo da escola ocidental. É importante referir que outros antes de Platão (por exemplo  Isócrates) contribuíram para o estabelecimento de escolas em Atenas, escolas que, no entanto, morreram com o seu fundador. Pelo contrário Platão  reconheceu a necessidade da escola ter um local de permanência e uma autonomia institucional que lhe permitisse perdurar ao longo dos tempos. 

        Com esta pequena introdução sobre o nascimento da escola na Grécia, pretendemos apenas reter aquilo nos ficou de essencial no modelo de escola ocidental.  São diversos os lugares da escola e diferentes as suas adaptações socio-culturais. Escola que se expandiu para além das fronteiras da civilização ocidental, que foi implementada nos quatro cantos do mundo. Mas escola que mantém um conjunto de magníficos traços comuns:  um local próprio para ensinar e aprender, um espaço e um tempo próprios para os professores e os alunos se encontrarem, um curriculum mais ou menos estabelecido, espaços de lazer, livros, biblioteca, um museu.

 É nosso objectivo tentar descrever  dois longínquos lugares orientais da escola. E, para isso, escolhemos dois lugares orientais:

  • O primeiro  será o Afeganistão. País acabado de sair da guerra, depois de cinco anos de governação Talibã, que entre outras coisas privou a população afegã, principalmente as mulheres, de Educação. país que, não só adopta o modelo ocidental, como o adapta às determinações culturais que o identifam, como ainda faz sobreviver a escola face às dificuldades acrescidas resultantes da devastação provocada pela guerra.
  • O segundo será Macau, próspera cidade do Sul da China, onde não houve uma real adapatação do modelo ocidental da escola. Exemplo disto é o Liceu de Macau onde, resultado de um fenómeno mal conseguido de globalização, o modelo ocidental foi simplesmente transplantado.

[A Resistência da Escola no Afeganistão ou A Vontade de Estudar
[Escola Chinesa, Luso-Chinesa e Portuguesa de Macau
[Bibliografia]

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt