[Home]

[O Episódio] [Os personagens] [O problema] [Exemplos]
[Bibliografia] [Quem somos]

Equações de 3º Grau

 

Como surgiram?

A equação do 3ºgrau foi estudada pelos árabes que reduziam a resolução de qualquer equação deste tipo à intersecção das cónicas. Foi “Omar Khayyam”, (1048-1131) quem, pela primeira vez, fez o seu tratamento exaustivo. Na sua “Algebra” (datada de 1079 e traduzida em 1851 por F. Woepke), este matemático e poeta considerou as equações de 3ºgrau divididas em catorze tipos que indicamos em seguida:

- Uma equação binómio:

x3=c 

- Seis equações trinómios:

x3+bx=c x3+c=bx x3=bx+c
x3+ax2=c x3+c=ax2 x3=ax2+c

     - Sete equações quadrinómios:

x3+ax2+bx=c x3+ax2+c=bx x3+bx+c=ax2
x3=ax2+bx+c x3+ax2=bx+c x3+bx=ax2+c
x3+c=ax2+bx

onde a, b e c são números positivos.

     A respeito destas equações, observe-se que:

-  Os casos em que c=0 reduzem-se a uma equação de grau inferior a três.

-  A equação binómio pode obter-se pela intersecção de duas parábolas, ou duma parábola com uma hipérbole; a primeira das seis equações trinómios indicadas pode obter-se por intersecção de uma parábola com uma circunferência e as restantes cinco pela intersecção de uma parábola com uma hipérbole; a primeira, a terceira  e  a sexta das sete equações quadrinómios, podem obter-se pela intersecção de uma circunferência com uma hipérbole, e as restantes quatro pela intersecção de duas hipérboles.

Até ao século XVI não se dispunha de um algoritmo estritamente numérico que permitisse obter a solução para a equação do 3º grau. Só com Tartaglia e Cardano é que viria a ser dado esse importante passo para a resolução de equações.

[Complexos]

[Topo]