Home A Lab Scool
O Desperdício na "Escola Tradicional" A organização da "Escola Moderna"
The School and Society A sociedade e as Instituições Escolares
Bibliografia

John Dewey

John Dewey nasceu em Burlington, Vermont a 20 de Outubro de 1859 e faleceu a 1 de Junho de 1952 em Nova York.
Ambos os pais de John Dewey provinham de famílias de agricultores, mas o seu pai adquiriu uma mercearia que cedeu aquando da Guerra Civil Americana. Após desmobilizado, o pai de Dewey adquiriu uma tabacaria. 
John Dewey viveu em Burlington até 1875,com excepção de um curto período de tempo, entre 1864 e 1867, em que viveu no estado de Virgínia, onde se situava aquartelamento do seu pai. 

Entre 1875 e 1879 Dewey estudou na Universidade de Vermont, tendo frequentado disciplinas de História Natural e de Filosofia.Terminada a sua licenciatura tornou-se professor do "high school", o equivalente no sistema de ensino norte-americano do ensino secundário, na Penssylvania e em Vermont.

 Entre 1882 e 1884 Dewey realizou um doutoramento em Filosofia, na Universidade Johns Hopkins. A sua tese de Doutoramento, intitulada "A Psicologia de Kant" nunca foi publicada, e o seu paradeiro é actualmente desconhecido.
Em 1884 e 1894 Dewey foi convidado a fazer parte do Departamento de Filosofia da Universidade de Michigan, no qual se manteve, com um interregno entre 1888 e 1889, durante o qual foi Professor de Filosofia Mental e Moral na Universidade de Minnesota. Em 1889 Dewey retornou à Universidade de Michigan, onde se tornou chefe do seu departamento até 1994.
Em 1894 Dewey foi convidado para ser responsável pelo Departamento de Filosofia, Psicologia e Pedagogia da então recentemente formada Universidade de Chicago. Nesta Universidade Dewey participou no denominado "Ciclo de Chicago", responsável pelo desenvolvimento da Filosofia do Pragmatismo e criou e impulsionou o desenvolvimento de uma escola-laboratório, a qual fico mais tarde conhecida como Lab School. A criação da Lab School, cujo objectivo era o desenvolvimento de novas teorias e métodos de ensino, e não o treino de futuros professores, e as dificuldades criadas pelos encargos financeiros inerentes à manutenção desta escola promoveu a crítica de detractores de Dewey. Embora tendo o apoio da Universidade na altura, Dewey sentiu muitas dificuldades, as quais o levaram em 1904, e sem perspectivas de emprego futuro, a renunciar a este cargo.
Em 1904 Dewey foi convidado para tomar parte do corpo docente da Universidade de Columbia, onde se manteve até à sua reforma em 1930. Dewey manteve-se como professor emeritus até 1939.
Quando Dewey publicou o seu primeiro livro, denominado Psychology, em 1887, já tinha apresentado vários artigos. Mesmo após a sua reforma John Dewey manteve-se activo, e ao longo da sua vida participou na elaboração de 40 livros e apresentou mais de 700 artigos. A correspondência pessoal de Dewey encontra-se ainda hoje a ser analisada, permitindo uma melhor compreensão da sua vida e obra.

Topo

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt