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O Desperdício na "Escola Tradicional" A organização da "Escola Moderna"
The School and Society A sociedade e as Instituições Escolares
Bibliografia

A Lab School

O primeiro laboratório foi fundado em 1894, inserido na "Graduate School of Education" da Universidade de Chicago mas só começou a funcionar efectivamente em 1896 (Cunha: 8; 20). Concebida como centro de investigação e demonstração de uma nova forma de educar, o laboratório tinha o objectivo de promover investigação e testar métodos de ensino activos centrados na criança.

Em 1902, a Universidade de Chicago incorporou a Lab-School na estrutura universitária. A mulher de Dewey, Harriet Alice Chipman, foi então nomeada como primeira directora (1902-04) da nova instituição.

A Lab-School aceitava alunos desde a creche até ao 12º ano. A proporção professor-aluno era de 1 professor para 9 alunos. A maioria dos estudantes provinham das áreas urbanas e da classe média. As matérias eram interdisciplinares, conectando leitura, escrita, história, ortografia, aritmética. A ciência era apresentada em estreita articulação com a vida diária. Era dada particular atenção à educação física e musical, à formação artistica e valorizada a aquisição de habilidades práticas de tipo doméstico e manual.

Sob a orientação do casal Dewwey e com a colaboração de diversos colegas, a Lab-School tornou-se uma importante referência na área da investigação educativa.
http://www.ucls.uchicago.edu/about/history/chapterone.html

http://www.ucls.uchicago.edu/about/history/chapter2.html

http://www.ucls.uchicago.edu/about/philosophy.html filosofia da escola

Este projecto de Dewey de substituição das práticas tradicionais levou à introdução de projectos de grupos abertos, nomeadamente: carpintarias, tecelagem, cozinha e construção de velas. Era ainda recomendado que houvesse tempo para jardinagem, costura, passeios pela natureza e visitas pelas vizinhanças. Tudo isto, não porque Dewey defendesse que as crianças devessem em adultos vir a ter qualquer uma destas profissões mas, porque defendia a necessidade de aquisição de conhecimento factual, ou seja, a aquisição de conhecimentos pela prática.



A escola de Dewey era uma escola onde todos eram convidados a encontrar realização pessoal e social na sua actividade diária. Era também um lugar onde estavam os conhecimentos e onde era necessário incluir experiências estéticas (a própria pintura, a visita a uma museu, dão a noção de valor estético), contemplativas (pensar sobre as coisas, para pensar sobre o que está a acontecer) e de valores morais.





Nos Estados Unidos as escolas que praticavam o método de Dewey, nomeadamente as que funcionavam em Chicago, estavam entre as melhores escolas da cidade e os seus alunos tinham sempre boas notas, quando iam para outras escolas, o que animava outros investigadores e educadores a seguir o seu modelo.

Dewey chegou a afirmar que "não esperamos que outras escolas nos imitem , porque para ele um modelo de escola activa não se copia; pode apenas servir de base e de modelo de orientação para desenvolvimentos futuros de outras escolas. E, de facto, o seu modelo é actualmente seguido em várias escolas de diferentes países (EUA, Espanha). As escolas de Dewey apresentavam um "rácio" de aluno/professor de 10 para 1 e situavam-se frequentemente em comunidades que valorizavam a educação e que toleravam ou apreciavam atitudes experimentais. Os professores mostravam entusiasmo e os custos podiam ser cobertos porque os alunos que frequentavam as escolas eram oriundos de classes sociais que tinham capacidade económica para suportar estes elevados custos.

Como as discussões e planificações por parte dos professores eram necessariamente frequentes significava um acréscimo de custos e tornava a escola significativamente cara. Do mesmo modo, o próprio edifício com salas de laboratório, amplos espaços de recreio diferenciados, jardins, campos de jogos e "workshops" tornavam difícil encontrar uma localização apropriada, com os consequentes encargos financeiros que um espaço físico de tal dimensão exigiam. Também os materiais, criteriosamente escolhidos e variados, eram dispendiosos.

A actividade dos professores era revestida de uma dinâmica de constante procura e disponibilidade aberta à renovação, o que requeria uma disponibilidade profissional bastante exigentes para o professor médio. Qualquer actividade servia mas, o mestre devia orientar e coordenar as actividades e com as actividades estabelecia-se o método.

O professor não é passivo mas leva e guia o aluno para o mais importante, que é o trabalho de reflexão mental (Frankena: 312). O importante é o princípio fundamental do método didáctico,isto é, concentrar-se em actividades que fomentem bons hábitos de raciocínio. (Frankena: 313)

John Dewey. Visionário ou Profeta
O subtítulo do trabalho resultou do facto de a leitura da obra de Dewey e o confronto do seu conteúdo com a nossa situação actual revelar uma surpreendente similaridade, parecendo lícito falar de uma visão à distância de 100 anos, anunciando o que iria acontecer e sugerindo caminhos para encontrar soluções: o "Profeta"; mas, também há razões para duvidar da viabilidade das propostas, porque incluem algo de utópico, sendo então um "Visionário".



2.3.5.- As Principais Ideias de Dewey sobre a Escola

Dewey considerava que a escola deveria ser um espaço em que as crianças encontrassem oportunidade de adquirir conhecimentos e práticas úteis para a sua vida individual e comunitária. Se qualquer actividade servia para o discente aprender, ao mestre competia criar e ordenar os materiais, as actividades e as condições da escola.

O princípio fundamental do método didáctico é concentrar-se em actividades que fomentem bons hábitos de raciocínio (Frankena 313)

O método educativo é instrumentalista, porque compete ao professor proporcionar o meio ambiente adequado e fornecer os instrumentos.

A educação acontece porque o discente manipula os instrumentos disponíveis para aprender.

O processo educativo deve começar e estar fundamentado nos interesses da criança; a experiência que a criança realiza na sala da aula é uma oportunidade para estabelecer a conexão entre o pensamento e a acção; o professor deve ser um guia e colaborador dos alunos, mais do que um mestre que propõe tarefas inseridas num conjunto fixo de lições e recitações - a matéria programática;
O processo educativo mais adequado é aquele que se baseia em processos de investigação, partindo de situações de dúvida e de incerteza. A motivação para procurar a solução de problemas, para tentar viver em harmonia comunitária e sentir-se realizado na escola resulta logicamente do desejo natural de resolver tensões práticas e aliviar fricções e dúvidas.

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A Lab School, criada e desenvolvida por Dewey na Universidade de Chicago, resulta da sua tentativa para estabelecer uma ligação entre a teoria e a prática relativas à Pedagogia, uma disciplina que no seu tempo se encontrava ainda em embrião. 
Dewey referiu a necessidade de intercâmbios entre as universi-
dades (e outros institutos superiores) e as instituições não universitárias. O objectivo original do autor era o de que as primeiras colocassem todos os seus recursos à disposição das últimas, permitindo o delinear de currículos mais adequados aos diferentes estágios de desenvolvimento das crianças e contribuindo para o desenvolvimento das metodologias de ensino. Em "retribuição" as escolas não universitárias funcionariam como "laboratórios" em que as ideias teóricas desenvolvidas pelos investigadores seriam testadas, reforçadas ou criticadas. 
No entanto no início do século XX, e como foi anteriormente referido, o isolamento das instituições escolares relativamente ao mundo exterior era um entrave ao estabelecimento de intercâmbios com as universidades. Este situação leva Dewey a ponderar a criação de um "laboratório" que lhe permitisse estabelecer um maior controle do seu objecto de estudo, o "ambiente escolar". 
Dewey fundou a "sua" escola-laboratório ou lab school (como ficou depois conhecida) na Universidade de Chicago em 1896. A lab school era como que um laboratório, "comparável a quaisquer outros laboratórios científicos", onde poderiam ser desenvolvidas experiências para a constituição, elaboração e desenvolvimento de temas e actividades práticas, tendo em consideração "as necessidades e aptidões das crianças em função do seu estágio de desenvolvimento, as suas capacidades e experiências". A lab school permitia também o estudo da mente das crianças e do seu desenvolvimento
Não é demais referir que o objectivo de Dewey não era a criação de uma "escola-modelo", a imposição de novas doutrinas de Educação/Ensino ou ainda a criação de uma instituição para a formação de professores. O autor, seguindo o princípio por si enunciado de que se deve ter em consideração o mundo social em que as instituições escolares estão inseridas, considerava que quaisquer resultados obtidos na lab school poderiam ser utilizados e adaptados a situações concretas (ou seja a instituições escolares reais).
As crianças que frequentavam a lab school eram como que cobaias "submetidas" a experiências, cujo objectivo principal era permitir aos investigadores da Universidade de Chicago apresentar e desenvolver melhores métodos de ensino, métodos esses que permitissem diminuir o "desperdício" que segundo Dewey ocorria nas instituições escolares norte-americanas do seu tempo.
Desde o início Dewey esteve consciente das dificuldades criadas pelos encargos financeiros inerentes à manutenção de uma instituição como a lab school, como o próprio mencionou numa reunião com a associação de pais das crianças realizada em Fevereiro de 1899. Os encargos financeiros deviam-se inicialmente a aquisição e adaptação de um edifício à função proposta por Dewey. No seu primeiro ano de funcionamento a lab school era frequentado por quinze crianças, conforme referido por Dewey no seu ensaio Three Years of the University Elementaty School. Nos anos seguintes o número de alunos foi aumentando, obrigando a várias mudanças para instalações maiores, as quais tiveram também de ser adaptadas. À medida que ia admitindo alunos mais velhos, tornou-se evidente a necessidade de contratar especialistas em diferentes áreas. Como consequência destes factos, muito do orçamento da Lab School foi dispendido na adaptação dos edifícios e no salário de professores.
Durante o período em que dirigiu a lab school, Dewey suportou críticas por parte de indivíduos que não compreendiam ou não concordavam com os métodos de ensino desenvolvidos nesta instituição. Estes indivíduos criticavam o facto de as crianças que frequentavam a LabSschool não terem o seu horário lectivo dividido por segmentos em que fossem apresentadas "matérias" bem definidas, o facto de o professor ter uma função orientadora e não funcionar como uma figura de autoridade, o tipo de participação que era permitido aos alunos, e o facto de não existirem formas de avaliação formal. Os detractores de Dewey referiam também que o trabalho manual não é próprio nem deve ser o objectivo de uma instituição escolar, porque apresenta um carácter materialista e utilitário.
Por razões que ainda hoje não parecem estar totalmente esclarecidas, Dewey viu-se forçado a abandonar a Universidade de Chicago em 1904. Tendo em conta que o seu livro The School and Society, publicado pela primeira vez em 1900 foi alvo de uma reformulação, com a introdução de cinco novos capítulos em 1915, e que Alice Dewey, a primeira esposa de Dewey, era em 1904 a reitora da Lab School, creio que a decisão de John Dewey de deixar a Universidade de Chicago, não terá sido tomada sem alguma mágoa. A bibliografia consultada não me permitiu determinar porque razão Dewey não fundou uma nova Lab School na Universidade de Columbia, para a qual foi convidado em 1904 e onde permaneceu até ao término da sua "careira" académica.
A Lab School não desapareceu após a resignação de Dewey da Universidade de Chicago. No seu site oficial na Internet a Universidade de Chicago refere a existência de não uma, mas de quatro Labs Schools, designadas "Nursery/Kindergarten, Lower, Middle e High Schools, que no conjunto são frequentadas por mais de 1600 alunos". Este site refere que estas Labs Schools "se mantêm fieis às tradições progressivas do seu fundador". No entanto e como refere Philip W. Jackson, na introdução a uma das inúmeras edições de The School and Society, "o que quer que as Labs Schools actuais sejam, não são de certeza os laboratórios educacionais imaginados [e desejados] por Dewey". O site oficial parece confirmar este facto por omissão, quando refere que nas suas Lab Schools "as crianças aprendem a amar aprender, a descobrir e desenvolver os seus talentos, a pensar de forma crítica, e a desenvolver um sentimento forte de responsabilidade para consigo e para com a comunidade".


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Olga Pombo opombo@fc.ul.pt