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O Desperdício na "Escola Tradicional" A Lab Scool
The School and Society A organização da "Escola Moderna"
Bibliografia

A sociedade e as Instituições Escolares

No seu ensaio "The School and Social Progress" Dewey refere que "a comunidade deve requerer para todas as suas crianças aquilo que os melhores e mais sábios pais querem para os seus próprios filhos". Esta parece ser também a máxima que orientou as "experiências" por si supervisionadas e orientadas na Lab School que fundou em 1896, na Universidade de Chicago.

Dewey refere que, quando se pretende propor alterações na estrutura escolar, deve ser tido em consideração o mundo social em que as instituições escolares estão inseridas. 
De outro modo as alterações na estrutura escolar serão vistas, segundo este autor, como "invenções arbitrárias de determina dos professores, na pior [das hipóteses] como algo transitório e na melhor como pequenos aperfeiçoamentos de alguns detalhes".

Retrato de John Dewey em 1890

Dewey refere a necessidade de promover alterações na estrutura escolar, em resultado das profundas alterações ocorridas a nível social resultantes da Revolução Industrial. Segundo este autor "a Revolução Industrial terá sido o processo mais rápido extensivo e completo que ocorreu na História Mundial". Esta não deve ser considerada uma afirmação excessiva, considerando a altura (início do século XX) e o contexto em que a afirmação foi proferida. Creio que Dewey terá tido em consideração não a Revolução Industrial a nível mundial mas sim a um nível mais local, envolvendo em especial os Estados Unidos da América. 
Segundo Dewey, e essencialmente por ter ocorrido em tão pouco tempo, a Revolução Industrial impôs forçosamente alterações a nível social e económico nas comunidades, e consequentemente afectou a "educação" das crianças, nomeadamente aquela que era realizada pela família de uma forma profunda.
Dewey refere, que anteriormente à revolução industrial, todos os membros da família (a um nível mais particular) e todos os elementos de uma comunidade (a um nível mais geral) participavam e contribuíam para a obtenção e fornecimento de materiais e de utensílios necessários no dia a dia. As crianças, como elementos da comunidade, também participavam, principalmente em pequenas tarefas domésticas cuja complexidade e importância se tornavam maiores à medida que a criança crescia. A realização destas tarefas permitia às crianças o desenvolvimento de um raciocínio abstracto, muitas vezes sem que disso tivessem consciência. 
No entanto a Revolução Industrial levou a uma especialização e divisão das tarefas, fomentadas pela necessidade de criar e desenvolver "meios de comunicação, [de produção] e de distribuição rápidos e baratos, tornando desnecessárias uma série de tarefas domésticas (algumas das quais realizadas pelas crianças). 
Tendo em conta as obras consultadas deste autor, penso que Dewey considerava importante que as instituições escolares pudessem continuar a fornecer a componente de educação, instrução e ensino que era realizada em casa e pela família, anteriormente à Revolução Industrial. Não me foi possível no entanto determinar se o autor considerou este facto importante em consequência do seu estudo relativo ao impacto que a Revolução Industrial teve sobre a sociedade em geral, ou se já considerava importante que a escola tivesse as actividades realizadas pelas crianças em casa como "modelo de base" para os métodos de ensino das "Escolas Modernas", antes de realizar o seu estudo sobre o "mundo social".

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Olga Pombo opombo@fc.ul.pt