CiênciaVITAE
FITA

F. Santos > C.V. > Extensão Universitária

 

Trabalhos técnico-científicos confidenciais

Manual da Qualidade, M. I. Lampreia, M. Matos Lopes, C. A. Nieto de Castro, M. L. Ramires, M. Rosa Nunes, F. V. Santos, H. Torgal, Laboratório de Metrologia e Ensaios (LME) do Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT) da FCUL, (1993-99), com as contribuições posteriores de M. Teresa Barão e Miguel Costa (1994-96) e de Paulo Tavares (1999-2000).

Elaboração dos procedimentos de técnicas de calibração, técnicas de ensaio, cálculo de incertezas de calibração e ensaio, folhas de calibração e ensaio, das instruções de calibração, controlo e manutenção de todo o equipamento de medida, de operação do equipamento, requisitos de receção de instrumentos e de amostras e folhas de controlo de equipamento dos laboratórios de Pressão e Viscosidade, Fernando J.V. Santos, LME – ICAT (1993-99), discriminados na tabela 1.

Tabela 1: Documentos produzidos no âmbito da Acreditação do LME do ICAT


Caracterização

Laboratório de Pressão

Laboratório de Viscosidade

Técnicas de Calibração e Procedimentos para o Cálculo de Incertezas

2, Rev. 0,1 e 2

7, Rev. 0 e 1

Técnicas de Ensaio e Procedimentos para o Cálculo de Incertezas

-

5, Rev. 0 e 1

Instruções de Operação de Equipamento

19, Rev. 0 e 1

27, Rev. 0 e 1

Instruções de Calibração, Controlo e Manutenção de Equipamento

19, Rev. 0 e 1

27

Requisitos de Receção de Instrumentos

1

1

Requisitos de Receção de Amostras

-

3

Folha de Controlo de Equipamento

1

5

Folha de Ensaio

-

2

Folha de Calibração

2

3

Totais

44+42

80+39

Nota: diversos documentos sofreram reformulações ao longo do período 1993-1999, designadas internamente por Revisões 0, 1, ..., motivadas quer por melhorias dos processos em execução, quer por alterações do formalismo do Sistema Português da Qualidade no que diz respeito aos requisitos dos Laboratórios Acreditados.

Nota: A confidencialidade das técnicas de calibração de transdutores de pressão, manómetros, sensores de temperatura, densímetros, viscosímetros e das técnicas de medida de pressão, temperatura, densidade, viscosidade, condutividade elétrica e térmica, calorimetria e termogravimetria, segundo a NP-EN 45001 não permite a sua duplicação. O mesmo se aplica a outros documentos como o Cálculo de Incertezas das calibrações e ensaios, as instruções para a calibração, controlo e manutenção do equipamento de medida, instruções de funcionamento, requisitos para a receção de instrumentos, requisitos para a receção de amostras e folhas de controlo de equipamento. Todos estes documentos, permanentemente atualizados, apenas podem ser lidos in situ pelos auditores do Instituto Português de Qualidade, a instituição portuguesa responsável pela acreditação de laboratórios.

 

2012-06-16

 

English version