[Home]

[O Episódio] [Os personagens] [O problema] [Exemplos]
[Bibliografia] [Quem somos]

Scipione del Ferro

 

Professor de matemática italiano nascido em Bolonha, que descobriu a resolução das equações de terceiro grau (1520), as cúbicas mistas, porém não tornou pública a sua descoberta, divulgando-a apenas entre os seus alunos. Convém lembrar que a solução das quadráticas (ax2+bx+c=0) era conhecida pelos babilónios e que até meados do século XVI o ZERO não era usado na Europa. Também não se usava os números negativos e, portanto não se sabia que as quadráticas tinham duas soluções.

Filho de Floriano, empregado de uma fábrica de papel, e  de Filippa Ferro. Pouco se sabe sobre a sua educação mas deve ter estudado na Universidade de Bolonha, uma das mais antigas e tradicionais universidades medievais. Sabe-se que foi nomeado professor de aritmética e geometria dessa universidade (1496), ali permanecendo pelo resto da vida.

Nos anos de 1501 e 1502 Ferro conheceu Pacioli pois eram os dois professores na universidade de Bolonha. Nessa altura, Pacioli afirmava ser impossível a solução da cúbica. Ferro iniciou então a sua pesquisa  para obter a resolução da cúbica tendo obtido bons resultados. Os seus escritos não chegaram aos nossos dias, mas sabe-se que o seu caderno de anotações foi passado, após a sua morte em Bolonha, ao seu genro, Hannibal della Nave, que o teria mostrado a Girolamo Cardano e a seu assistente Loduvico Ferrari, quando estes visitaram a universidade de Bolonha.

[Topo]