Curriculum Vitæ

de
Olga Pombo

 

[Habilitações Académicas] [Formação Profissional] [Carreira Profissional] [Bolsas] [Actividade Docente] [Orientação de Teses] [Participação em Júris] [Actividades Académicas] [Projectos de Investigação] [Organização de Encontros Científicos][Sociedades Científcas] [Actividades de Cooperação Institucional][Seminários e Acções de Formação] [Conferências, Palestras e Comunicações] [Publicações] [Outras Actividades e Intervenções Públicas]

 

 

Habilitações académicas
 

1970 - Curso de Ciências Pedagógicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

1971 - Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

1982 - Post-Graduação em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Departamento de Filosofia - da Universidade Nova de Lisboa

1986 - Mestrado em Filosofia Moderna pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a apresentação e defesa de uma dissertação intitulada "Leibniz e o Problema de uma Língua Universal".

1998 - Doutoramento em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com a apresentação e defesa de uma dissertação intitulada "Unidade da Ciência e Configuração Disciplinar dos Saberes. Contributos para uma Filosofia do Ensino".

2009 - Agregação em História e Filosofia da Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Tarefas da Epistemologia e Filosofia das Ciências para o seculo XXI ( 8 e 9 de Junho de 2009)

 

Formação profissional
 

1972-1973 - Realização do Estágio Clássico para o Ensino Secundário no 4º grupo de Filosofia

1973 - Exame de Estado no Liceu Camões, em Lisboa

 

Carreira profissional
 

1970- 1972 - Professora Eventual de História e Filosofia no Liceu M. Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa

1972 - 1973 - Professora Estagiária de Filosofia no Liceu D. Pedro V, em Lisboa

1973 - 1979 - Professora Agregada de Filosofia na Escola Secundária de D. Pedro V

1979 - 1980 - Professora Efectiva de Filosofia na Escola Secundária de Coruche (destacada como Orientadora de Estágio de Filosofia na Escola Secundário D. Pedro V, em Lisboa

1980 - 1984 - Professora Efectiva de Filosofia na Escola Secundária de D. Pedro V

1980/4 - Nomeada por concurso público nacional para o cargo de Orientadora Pedagógica de Filosofia para a Zona de Lisboa, Centro de Formação de Professores de Lisboa

1984 - 1988 - Assistente Convidada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Departamento de Educação (admitida por concurso público)

1988- 1998 - Assistente Efectiva da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Departamento de Educação.

1989-1992 - Dispensa de serviço docente para preparação de doutoramento

1998/2002 - Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Departamento de Educação.

2002/07 - Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com Nomeação Definitiva a partir de 26.03.2003 (Departamento de Educação)

2007 - Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com Nomeação Definitiva  (Secção Autónoma de História e Filosofia da Ciência a partir de 1 de Agosto de 2007)

2007 - Coordenadora da Secção Autónoma de História e Filosofia da Ciência (de 27 de Setembro de 2007 a 3 de Julho de 2009)

2009 - Professora Auxiliar com Agregação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Secção Autónoma de História e Filosofia da Ciência a partir de  9 de Junho de 2009)

2009 - Coordenadora da Secção Autónoma de História e Filosofia da Ciência (de 3 de Julho de 2009 a Julho de 2012)

2011 - Fundadora da Cátedra Latino-Americana Leopoldo Zea de Filosofia e Epistemologia da Ciência, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Agosto 2011,  Foz de Iguaçu, Brasil

2013 - Directora do Programa Doutoral aprovado pela FCT em 2013 Filosofia da Ciencia, Tecnologia, Arte e Sociedade em desenvolvimento no CFCUL


Bolsas

 

 

Actividade docente
 

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências)

Programa Doutoral FCT Filosofia da Ciencia, Tecnologia, Arte e Sociedade

Seminário Doutoral I e II (2014-1015)
Epistemologia (2014-1015)
Temas e problemas da Filosofia da Ciência Contemporanea (2014-1015)
 

Mestrado em História e Filosofia das Ciências

Centro de Filosofia da Ciência da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Escola de Verão em Filosofia das Ciências

  • O que é a verdade, debate final orientado por Olga Pombo, Escola de Verão em Filosofia da Ciência, para estudantes do Ensino Secundário, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 17 a 21 de Junho 2013 [Poster] [Fotos]

  • Problemas da Filosofia da Ciência, aula de Olga Pombo na 2ª edição Escola de Verão 2014 Filosofia da Ciência,  para estudantes do Ensino Secundário, organizada pelo CFCUL, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 30 de Junho a 4 de Julho 2014 [Programa]

Outros Departamentos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Licenciatura

Mestrado

 

Supervisão de Monografias

  • Monografias das Licenciaturas em Ensino da Matemática (1985-86)(1987-88)
  • Núcleos de Estágio de Matemática (1986-88)(1999-04)(2005-2006)
  • Núcleos de Estágio de Biologia (1994-96)(1998-99)
  • Núcleos de Estágio de Física (1996-97, 2006-2007)

Cadeiras leccionadas em outras Universidades

  • Seminário Educacional  - Universidade da Madeira (módulo de 30 horas)
  • Pedagogia  - Universidade da Madeira (módulo de 20 horas)
  • Didáctica Específica de Filosofia - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (anual, regência) 

Colaboração com outras Faculdades da Universidade de Lisboa

  • Epistemologia e Desenho (do Conhecimento) - Mestrado em Desenho, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa (sessão de 4 horas)
  • "O Programa Epistemológico de Jean Piaget" - Mestrado em "Psicologia e Desenvolvimento Humano" (2004), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa (sessão de 4 horas)
  • "Introdução à Filosofia da Ciência" - Mestrado em Bioética, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 14 de Dezembro de 2006 (sessão de 4 horas)
  • "Sobre o conceito de disciplina: Hannah Arendt e Michel Foucault"- Mestrado em Vitimização da criança e do adolescente, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 9 de Novembro de 2007  (sessão de 4 horas)
  • "Filosofia do Conhecimento e Filosofia da Ciência" - Mestrado em Bioética, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 28 de Maio de 2009  (sessão de 4 horas)
  • "Introdução à Filosofia da Ciência" - Mestrado em Ética na Investigação nas Ciências da Saúde, 10 de Maio de 2012 (3h). (flyer)

Colaboração com outras Universidades

  • "Introdução à Filosofia das Ciências" - colaboração na Cadeira  Filosofia e Ética em Ciência do 4º ano da Licenciatura em Engenharia Biotecnológica e no Projecto de Investigação “Literacia Científica e Cidadania”, Universidade do Algarve (leccionação de um módulo de 5 horas)
  • "A Filosofia das Ciências e os Problemas Colocados pelas Ciências Naturais e pelas Ciências Humanas" - colaboração na Cadeira  Filosofia da Ciência do 2º ano da Licenciatura em Sociologia e no Projecto de Investigação “Literacia Científica e Cidadania”, Universidade do Algarve (leccionação de um módulo de 6 horas)
  • "Interdisciplinaridade e Complexidade" - colaboração no Mestrado em Ciências da Complexidade do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, ISCTE, Lisboa, 7 de Novembro de 2006 (leccionação de um módulo de 4 horas)
  • "Visualização e Representação Conceptual" - colaboração no Mestrado e Programa Doutoral em Ciências da Complexidade do ISCTE,  21 e 28 Novembro de 2009 (leccionação de duas aulas, 4h)
  • "O estatuto disciplinar das ciências da Informação e Comunicação", aula no  programa de doutoramento conjunto das Universidades de Aveiro e Porto intitulado Novos Paradigmas em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, Universidade do Porto, das 10h ás 13h

 

Cadeiras leccionados em outras instituições

  • Didáctica da Filosofia - Escola Superior de Educação da Madeira (24 horas) 
  • Problemas do Ensino da Filosofia  - Sociedade Portuguesa de Filosofia (56 horas)
  • Filosofia das Ciências para Professores de Ciências  - Escola Superior de Educação da Madeira (60 horas)
  • História e Filosofia das Ciências  - Comissão de Formação Permanente de Professores da Madeira (16 horas
  • Problemas da Filosofia da Ciência - Programa de Doutoramento do Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, 24 de Janeiro de 2012 (4h)

 

Leccionação no estrangeiro

 

  • Leccionação de um curso de 12 h sobre Interdisciplinaridade sobre Determinações Fundamentais da Ciência Contemporânea, Cátedra Latino-Americana Leopoldo Zea de Filosofia e Epistemologia da Ciência, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Mercosul de Estudos Avançados da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (29-31 Agosto 2011 | Foz de Iguaçu, Brasil)

  • Leccionação de um curso de 8 horas sobre Epistemologia da Imagem CientíficaUniversidade Federal de Goiás, Brasil, nos dias 10 e 11 de Outubro 2012. [poster].

  • Participating scholar no Programa de Doctorado en Filosofía da UNED, Espanha (desde 2012)

 

 

Orientação de Teses

 

Teses de mestrado

 


Teses de doutoramento

 

Bolseiros de Pos-doutoramento

Professores em Sabática

Estágios de doutoramento

 

 

Participação em Júris

 

 

Projectos de investigação

 

 

Organização de Encontros Científicos

 

 

 

Sociedades científicas

 


Revistas cientificas

 

Actividades académicas

No Departamento de Educação da FCUL

  • Membro do Conselho de Departamento (eleita desde 1987 até 96, membro por inerência desde 1998)
  • Membro da Assembleia de Representantes (1986 - 88)
  • Membro da Comissão Científica (desde 1998)
  • Membro do Conselho Pedagógico (1996 – 98)
  • Membro da Comissão "Cinema e Educação"(2000 - 03).


Na Vida Cultural da FCUL

 

Actividades de cooperação institucional

De âmbito nacional

  • Membro do júri de avaliação de propostas de edição do Instituto Português do Livro e da Leitura (1992-94)
  • Membro do júri de avaliação de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa. União Latina-FCT (XI Edição 2003)

De âmbito europeu

  • Participação na reunião anual do PIC/Erasmus, Tubingen, Alemanha, 22-25 de Setembro de 1994.
  • Independent Expert do painel internacional Improving the Human Research Potential and the Socio-Economic Knowledge Base Programme Marie Curie Fellowships, Comissão Europeia, Bruxelas (2001)
  • Independent Expert do painel internacional Raising Public Awareness of Science and Technology, Comissão Europeia, Bruxelas (2001).
  • Independent Expert do painel internacional Improving the Human Research Potential and the Socio-Economic Knowledge Base Programme Marie Curie Fellowships, Comissão Europeia, Bruxelas (2002)
  • Independent Expert do painel internacional Human Resources and Mobility. Marie Curie Intra-Europen Fellowships, Comissão Europeia, Bruxelas (2002).
  • Independent Expert do painel internacional Research Training Networks in the Economic, Social and Human Sciences, Comissão Europeia, Bruxelas (2003).
  • Independent Expert do painel internacional Marie Curie Fellowships for Early Stage Training and Transfer of Knowledge, Comissão Europeia, Bruxelas (2003)
  • Independent Expert do painel internacional Science and Society. European Science Week, Comissão Europeia, Bruxelas (2003)
  • Independent Expert do painel internacional Early Stage Training and Transfer of Knowledge, Comissão Europeia, Bruxelas (2004)
  • Independent Expert do painel internacional Human Resources and Mobility. Marie Curie Intra-Europen Fellowships, Comissão Europeia, Bruxelas (2004)
  • Independent Expert do painel internacional Early Stage Fellowships (Comissão Europeia, Bruxelas (2005)
  • Independent Expert do painel internacional  Human Resources and Mobility. Marie Curie Individual Fellowships (ECO-SOC), Comissão Europeia, Bruxelas (2006)
  • Independent Expert do painel internacional Initial Training Networks in the Economic, Social and Human Sciences, Comissão Europeia, Bruxelas (2007).
  • Independent Expert do painel internacional  Human Resources and Mobility. Marie Curie Individual Fellowships (ECO-SOC), Comissão Europeia, Bruxelas (2007)
  • Independent Expert do painel internacional  Marie Curie Initial Training Network (ECO-SOC), Comissão Europeia, Bruxelas (2008)
  • Independent Expert do painel internacional  Marie Curie Intra-European Fellowships (ECO-SOC), Comissão Europeia, Bruxelas (2008)
  • Independent Expert do painel internacional Marie Curie International Research Staff Exchange Scheme (IRSES),  Comissão Europeia, Bruxelas (2009)
  • Independent Expert do painel internacional Marie Curie Intra-European Fellowships (ECO-SOC), Comissão Europeia, Bruxelas (2009)
  • Independent Expert do painel internacional Institut Universitaire de France,  Paris (2009)
  • Independent Expert do painel internacional Marie Curie International Research Staff Exchange Scheme (IRSES),  Comissão Europeia, Bruxelas (2010)
  • Independent Expert do painel internacional Marie Curie Intra-European Fellowships (ECO-SOC), Comissão Europeia, Bruxelas (2010)
  • Independent Expert do painel internacional Institut Universitaire de France,  Paris (2010)
  • Independent Expert do painel internacional Marie Curie Intra-European Fellowships (ECO-SOC), Comissão Europeia, Bruxelas (2011)
  • Vice chair do painel internacional Marie Curie Individual Fellowships (Eco-SOC), IEF- IOF- IIF, 2012
  • Independent Observer  do painel internacional FP7-PEOPLE-2013-IRSES (International research Staff Exchange Scheme),  Comissão Europeia, Bruxelas (2013).

 

Seminários e acções de formação

Dinamização de diversos Seminários de Formação de Professores entre os quais se destacam:

  • Categorias de análise do sistema educativo
    • Escola Secundária de Vila Franca de Xira, 13 de Janeiro de 1981
    • Escola Secundária Veiga Beirão, 14 de Janeiro de 1981
    • Escola Secundária Passos Manuel, 15 de Janeiro de 1981
  • Hetero e auto-observação em pedagogia, Escola Secundária de D. Pedro V, 27 e 28 de Janeiro de 1981
  • Observação e experiência de ensino, Escola Secundária de D. Pedro V, 19 e 20 de Fevereiro de 1981
  • Avaliação formativa, Escola Secundária de D. Pedro V, 11 e 12 de Maio de 1981
  • Programação e planificação em pedagogia, Escola Secundária de D. Pedro V, 22 e 29 de Junho de 1981
  • Pedagogia da observação, Escola Secundária de D. Pedro V, 12 a 15 de Outubro de 1981
  • Dinâmica de grupo
    • Escola Secundária de D. Pedro V, 15 e 16 de Novembro 1981
    • Escola Secundária Marquês de Pombal, 24 e 25 de Novembro de 1981)
    • Escola Secundária Josefa de Óbidos, 24 e 25 de Março de 1982
    • Escola Secundária D. João de Castro, 15 e 16 de Novembro de 1982)
    • Escola Secundária de D. Pedro V, 24 e 25 de Novembro 1982
    • Escola Secundária de Vila Franca de Xira, 24 e 25 de Maio de 1983)
    • Escola Secundária Emídeo Navarro, 6 e 7 de Dezembro de 1983
  • Programação e ensino programado, Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, 15 de Fevereiro de 1982
  • Avaliação: problemática geral, Escola Secundária de D. Pedro V, 19 de Fevereiro de 1982
  • Parâmetros e critérios de avaliação, Escola Secundária de D. Pedro V, 24 de Março de 1982
  • Pedagogia por objectivos: análise crítica, Escola Secundária de D. Pedro V, 27 de Abril de 1982
  • Epistemologia e problemas do ensino, Centro de Apoio Pedagógico de Lisboa, 8 e 9 de Maio de 1985
  • Pedagogia por objectivos, Escola Secundária D. Pedro V, 6 Janeiro de 1988
  • Para separar de vez ensino e educação, Liceu Antero de Quental, Ponta Delgada, 25 de Janeiro de 2001

Dinamização de diversos Seminários de Formação de Professores de Filosofia entre os quais se destacam:

  • O Texto no ensino da Filosofia
    • Escola Secundária de Oeiras, 20 Novembro de 1980
    • Escola Secundária D. Dinis, 7 de Fevereiro de 1980
    • Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, 27 de Fevereiro de 1980
    • Escola Secundária de D. Pedro V, 10 e 27 de Março de 1981
    • Escola Secundária Luís de Camões, 9 de Março de 1983
  • Programação e planificação no ensino da Filosofia, Escola Secundária de D. Pedro V, 22 e 29 de Junho de 1981
  • Planificação lectiva em Filosofia, Escola Secundária de D. Pedro V, 13 e 14 de Novembro de 1981
  • Filosofia e interdisciplinaridade, Escola Secundária de D. Pedro V, 9 e 10 de Dezembro de 1981
  • Trabalho de grupo no ensino da Filosofia, Escola Secundária de D. Pedro V, 2 a 4 de Maio de 1982
  • Os Audio-visuais no ensino da Filosofia
    •  Escola Secundária António Arroio, 2 de Julho de 1982
    •  Escola Secundária D. Pedro V, 6 de Março de 1984
  • Pedagogia por objectivos e ensino da Filosofia, Escola Secundária Luís de Camões, 26 de Janeiro de 1983
  • Pedagogia da Filosofia e pedagogia por objectivos, Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, 26 de Fevereiro de 1983
  • Modalidades de trabalho textual no ensino da Filosofia, Escola Secundária Vila Franca de Xira, 25 e 26 de Março de 1983
  • Objectivos do ensino da Filosofia, Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, 25 de Janeiro de 1984
  • Objectivos do ensino da Filosofia, Escola Secundária Emídeo Navarro, 9 de Fevereiro de 1984

Acções de Formação Contínua para Professores de Filosofia a convite da Direcção Geral do Ensino Secundário (DGES):

  • O texto no ensino da Filosofia (6 horas) DGES, Av. 24 de Julho, 29 de Abril de 1983
  • Planificação em Filosofia (12 horas) DGES, Av. 24 de Julho, 24 e 25 de Outubro de 1983
  • Objectivos do ensino da Filosofia (6 horas), DGES, Av. 24 de Julho, 25 de Janeiro de 1983
  • Audio-visuais no ensino da Filosofia (6 horas), DGES, Av. 24 de Julho, 6 de Março de 1984
  • O diálogo na aula de Filosofia (6 horas), DGES, Av. 24 de Julho,  9 de Maio de 1984

Acções de Formação de Professores a convite da Secretaria Regional de Educação dos Açores:

  • Programação e planificação em pedagogia geral, Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, 2 e 3 de Dezembro de 1982
  • Evolução das formas textuais da Filosofia e sua especificidade face ao discurso científico e literário. A problemática da interpretação, Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, 17 a 19 de Março de 1983
  • Perspectivas de análise crítica de um sistema de ensino. O Insucesso escolar. Michel Foucault e os constrangimentos inerentes ao discurso escolar
    • Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, 16 e 17 de Maio de 1983
    • Escola Secundária da Horta, 19 e 20 de Maio de 1983

Acção de Formação FOCO - Interdisciplinaridade e Ensino da Matemática e das Ciências (25 horas), Faculdade de Ciências de Lisboa, 6 de Outubro a 22 de Dezembro de 1998

Acção de formação contínua - Escola Portuguesa de Moçambique

  • A Comunicação na Escola, 1 e 2 de Dezembro de 2006 (8 horas)
  • Metodologia do Trabalho Científico, 4 de Dezembro de 2006
  • Avaliação. Temas e Problemas, 5 de Dezembro de 2006

Acção de formação creditada pelo CCPFC (Conselho Científico Pedagógico da Formação Continua)

  • Ciência e Arte. A Imagem ao serviço do Ensino e da Comunicação Cientifica (de 22 de Fevereiro a Junho de 2010)

 

Conferências, palestras e comunicações

Publicações

 [Teses] [Livros] [Livros editados] [Capítulos [Artigos] [Actas
[Brochuras] [Online] [Materiais de apoio à leccionação]

Teses

 

Livros (autor)

 

 

Livros editados

 

Direcção de Colecções
 

 

                                 

  1. João Araújo (2010). As cidades, os castelos e a onda - imagens, diagramas e metáforas entre Calvino, Escher e Bohr, Lisboa: Fim de Século, 151 pp.

  2. Olga Pombo, Silvia Di Marco e Marco Pina (Org.) (2010). Neuroaesthetics. Can Science Explain Art?  Lisboa: Fim de Século, 175 pp.

  3. Olga Pombo e Silvia Di Marco (Org.) (2010).  As Imagens com que a Ciência se Faz. Lisboa: Fim de Século, 286 pp.
  4. Rodrigo Vilhena (2010), Solaris. Sistema Beta Pictoris, Lisboa: Fim de Século, 96 pp.
  5. Alberto Faria (2011), A Colecção de Desenho Antigo da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (1830-1935): Tradição, Formação e Gosto. Lisboa: Fim de Século, 414 pp.

  6. Cristina Azevedo Tavares (Org.) (2012), Representações do Corpo na Ciência e na Arte, Lisboa: Fim de Século, 205 pp.

  7. Olga Pombo e Marco Pina (Org.) (2012), Em Torno de Darwin, Lisboa: Fim de Século, 2012, 187 pp.

  8. Olga Pombo e António Guerreiro (eds) (2012), Da civilização da palavra à civilização da imagem, Lisboa: Fim de Seculo, 276 pp.

  9. Nuno Melim (2012), Visível e Enunciável. Uma detrrota por Foucault, Lisboa: Fim de Seculo, 91 pp

     

  • Interdisciplinary Evolution Research, Springer Book Series, co-editor com Nathalie Gonthier
 

Marco Pina and Nathalie Gontier (Eds.),The evolution of social communication in primates, Springer, 2014, 326 pp.
 

 

Emanuele Serrelli and Nathalie Gontier (Eds.), Macroevolution, Springer, 2015, 403 pp.

 

 

Capítulos de livros

  •  Olga Pombo, Biobibliografia de Jean-Jacques Rousseau, in Jean-Jacques Rousseau, Catálogo de uma Exposição, Lisboa: ed. Sociedade Portuguesa de Filosofia, 1979, pp. 5-44
  •  Olga Pombo, Notas sobre as instituições da Filosofia, in A. Cardoso (ed.), A Filosofia face à Cultura Tecnológica, Coimbra: Associação de Professores de Filosofia, 1988, pp. 71-89
  •  Olga Pombo, O dilema do ensino da Filosofia, in Isabel Marnoto (org.), Didáctica da Filosofia, vol. 2, Lisboa, Universidade Aberta, 1990, pp. 7-30
  •  Olga Pombo, The leibnizian theory of representativity of the sign, in Niederehe, Hans-Joseph and Koerner, Konrad (eds), History and Historiography of Linguistics, vol. II, Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1990, pp. 447- 459 (col. Studies in the History of the language sciences, nº 51).
  •  Olga Pombo, Hegel e a linguagem: estudo em forma de prefácio ou de introdução, in Dinâmica do Pensar: Homenagem a Oswaldo Market, Lisboa: Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1991, pp. 189-215.
  •  Olga Pombo, Contribuição para um vocabulário sobre interdisciplinaridade (selecção e organização), in O. Pombo, T. Levy e H. Guimarães, A Interdisciplinaridade: Reflexão e Experiência, Lisboa: ed. Texto, 2ª edição (revista e aumentada), 1994, pp. 92-97.
  •  Olga Pombo, O meio é a mensagem, in Pombo, O. (org.), McLuhan. A Escola e os Media, 1º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1994, pp. 40-50.http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/mcluhan/estudo_mcl_olga.pdf
  •  Olga Pombo, The place of the Dissertatio De Stylo Philosophico Nizolii in the leibnizian praise of the German language, in Mirko Tavoni (org.), Italia ed Europa nella Linguistica del Rinascimento,  Ferrara: Franco Cosimo Panini Editore/ Istituto di Studi Rinascimentali, 1996, vol. II, pp. 57-67.
  •  Olga Pombo, A Matemática e o trabalho de 'dar a ver', in Henrique  Guimarães (ed.), Dez Anos de PROFMAT. Intervenções, Lisboa: A.P.M., 1996, pp. 105-121.
  •  Olga Pombo, Leibnizian strategies for the semantical foundation of the universal language, in Klaus D. Dutz e Stefano Gensini (eds.), Im Spiegel des Verstandes. Studien zu Leibniz, Münster: Nodus Publikationen, l996, pp. 161-171.
  •  Olga Pombo, Museu e biblioteca. A alma da escola, in Pombo, O. (org.), O Museu de Alexandria, 4º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1997, pp. 3-21.http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/museubib/index.htm
  •  Olga Pombo, Comunicação e Construção do Conhecimento,  in Odete Valente (coord.), Itinerários. Investigar em Educação, Lisboa: CIE, 2000,  pp. 755-760. (reprint)
  •  Olga Pombo, Biblioteca. A Alma da Escola, in  Odete Valente (coord.), Itinerários. Investigar em Educação, Lisboa: CIE, 2000, pp. 755-760) (reprint)
  •  Olga Pombo, Universidade. Regresso ao Futuro de uma Ideia, in Odete Valente (coord.), Itinerários. Investigar em Educação, Lisboa: CIE, 2000, pp. 903-912) (reprint)
  •  Olga Pombo, A Escola como Memória do Futuro,  in Odete Valente (coord.), Itinerários. Investigar em Educação, Lisboa: CIE, 2001, pp. 151-156.
  •  Olga Pombo, Leibniz and the Encyclopaedic Project, in Odete Valente (coord.), Itinerários. Investigar em Educação, Lisboa: CIE, 2002, pp. 155-163. (reprint)
  •  Olga Pombo, O Insuportável Brilho da Escola, in Alain Renaut et allii, Direitos e Responsabilidades na Sociedade Educativa, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003, pp. 31-59.
  •  Olga Pombo, Epistemologia da Interdisciplinaridade, in  Carlos Pimenta (coord.), Interdisciplinaridade, Humanismo Universidade, Porto: Campo das Letras, 2004, pp. 93-124
  •  Olga Pombo, Enciclopédia e Hipertexto. O Projecto,  in Enciclopédia e Hipertexto, co-editado com António Guerreiro e António Franco Alexandre, Lisboa: Editora Duarte Reis (2006), pp.180-193.
  •  Olga Pombo, Para uma História da Ideia de Enciclopédia,  in Enciclopédia e Hipertexto, co-editado com António Guerreiro e António Franco Alexandre, Lisboa: Editora Duarte Reis (2006), pp.194-251 
  •  Olga Pombo, Leibniz and the encyclopaedic project (reprint),  in Enciclopédia e Hipertexto, co-editado com António Guerreiro e António Franco Alexandre, Lisboa: Editora Duarte Reis (2006), pp. 252-265.
  •  Olga Pombo, O Hipertexto como limite da ideia de enciclopédia,  in Enciclopédia e Hipertexto, co-editado com António Guerreiro e António Franco Alexandre, Lisboa: Editora Duarte Reis (2006), pp.266-301.
  •  Olga Pombo, As 'Cartas de Problemática' de António Sérgio e os Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa,  in J. L. Cordovil, M. Beirão e O. Pombo,  As Cartas de Problemática de António Sérgio,  3º Caderno de Filosofia das Ciências, pp. 5-26
  •  Olga Pombo, A Ciência e as Ciências, in  Encontro de Saberes, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006, pp. 515-532
  •  Olga Pombo, Agostinho da Silva. Um Arquétipo Vivo do Professor, in Renato Epifânio, Romana Valente Pinho e Amon Pinho Davi (orgs.), In Memoriam de Agostinho da Silva. 100 Anos, 150 Nomes, Lisboa: Zéfiro / AAS, 2006, pp. 354-359.
  •  Olga Pombo, Todos os Homens por Natureza Desejam Conhecer, Prefácio, in António Barros Veloso  (2008), Medicina e outras Coisas, Lisboa, Gradiva, pp. 7-11
  •  Olga Pombo, Characteristica Universalis e Transcendental Impuro. Apontamentos sob a Forma de um Testemunho (2009), in F. Molder (eds.), Paisagens dos Confins, Lisboa: Vendaval, pp. 91-100
  •  Olga Pombo, Operativity and Representativity of the Sign in Leibniz, in Olga Pombo, Alexander Gerner (Eds.)(2010), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 1-11.
  •  Olga Pombo, Preface com Alexander Gerner, in Olga Pombo, Alexander Gerner (Eds.)(2010), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. I-V.
  •  Olga Pombo, Neurath and the Encyclopaedic Project of Unity of Science, in Olga Pombo; John Symons; Juan Manuel Torres; (Eds.) (2010), Unity of Science: New Approaches - Otto Neurath and the Unity of Science, Dordrecht/Heidelberg/London/New York: Springer,  pp. 57-68 (capa)
  •  Olga Pombo, Neurath and the Unity of Science: an Introduction, in Olga Pombo; John Symons; Juan Manuel Torres; (Eds.) (2010), Unity of Science: New Approaches - Otto Neurath and the Unity of Science, Dordrecht/Heidelberg/London/New York: Springer,  pp. 1-11 (capa)
  •  Olga Pombo, The Great Discovery of Hobbes'  Philosophy of Language  in  David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (eds)(2010), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Sevilha Fénix Editora,  pp. 99-105
  •  Olga Pombo, Introduction, com Silvia di Marco e Marco Pina, in Olga Pombo;  Silvia di Marco e Marco Pina, Neuroaesthetics,  Lisboa: Fim de Século, 2010,  pp. 9-20
  •  Olga Pombo, As Imagens com que a Ciencia se faz, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Edrs), As Imagens com que Ciência se Faz, Lisboa: Fim de Século, pp. 9-20.
  •  Olga Pombo, Otto Neurath. Uma Comovente Figura de Filosofo do século XX, in Fernando Soler; Hans van Ditmarsch; Francisco Salguero (erds)(2010), Liber Amicorum Angel Nepomuceno, Sevilha: Fénix Editora, pp. 109-116.
  •  Olga Pombo, Representações do Corpo na Ciência e na Arte, in Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, pp. 3-4 (Pdf)
  •  Olga Pombo, Para um Modelo Reflexivo de Formação de Professores, in Carlos A. dos Santos e Aline F. de Quadros (Orgs.) (2011), Utopia em Busca de Possibilidade - abordagens interdisciplinares no ensino das ciências da Natureza. UNILA: Foz do Iguaçu, pp. 13-26.
  •  Olga Pombo, Epistemologia e Ensino das Ciências, in Carlos A. dos Santos e Aline F. de Quadros (Orgs.)(2011), Utopia em Busca de Possibilidade - abordagens interdisciplinares no ensino das ciências da Natureza. UNILA: Foz do Iguaçu, pp. 27-49.
  •  Olga Pombo, Three roots for Leibniz's contribution to the computational conception of reason. In: Pombo (Ed) (2011), Lógica Universal e Unidade da Ciência. Colecção Documenta 6. Lisboa: CFCUL, pp.183-196
  • Olga Pombo, Prefácio. In: O. Pombo (Ed) (2011), Lógica Universal e Unidade da Ciência. Colecção Documenta 6. Lisboa: CFCUL, pp.9-10
  • Olga Pombo com Ricardo S. Reis dos Santos (2012), Darwin e a ilustração científica,  in Olga Pombo e Marco Pina (Edrs), Em torno de Darwin, Lisboa: Fim de Século, pp. 79-100.
  • Olga Pombo, Quatro notas sobre ciência, filosofia e filosofia da ciência, in: António Barbosa, Fernando Martins Vale e Paulo Costa (Eds.) Gravitações Bioéticas. Lisboa: Centro de Bioética, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2012, 241-256 pp.
  • (ver aqui)
  • Olga Pombo, Leibniz: intuição e simbolismo in Ensayos sobre Lógica, Lenguage, Mente y Ciência. Sevilla: Alfar, 2012, 233-242pp.  
  • Olga Pombo, A. Guerreiro, "Introdução", in  Olga Pombo, A. Guerreiro (Ed.), Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem, Lisboa: Fim de Século, 2012, pp.9-15.
  • Olga Pombo, O livro como extravagância, in C. Castelo e A. Silveiro Gomes (eds), O Livr-o-men, Lisboa: barbara says..., 2013, pp. 121-139.   
  • Olga Pombo, "Diderot, D'Alembert e o Movimento Enciclopedista", in Ana Isabel Santos e Ana Paula Jardim (orgs), Dez Luzes num Século Ilustrado, Projecto da Câmara Municipal de Oeiras, Divisão Bibliotecas, Documentação e Informação, Lisboa: Ed. Caminho, 2013, pp. 145-170.
  • Olga Pombo, Encyclopedia, in Byron Kaldis (ed.), Encyclopedia of Philosophy and the Social Sciences, Los Angels, London, New Dehli, Singapore, Washington DC: Sage Publications, 2013, pp. 253-257.
  • Olga Pombo, Unity of Science and Encyclopaedia: from the Idea to the Configurations, in Riesenfeld, Dana; Scarafile, Giovanni (Eds.), Perspectives on Theory of Controversies and The Ethics of Communication. Explorations of Marcelo Dascal's Contributions to Philosophy, Springer, Series Logic, Argumentation & Reasoning, 2013, pp. 157-172. [Capa] [Flyer]
  • Olga Pombo, Rousseau, La Science et la Paix avec le Monde, in Olga Pombo e Nuno Melim (erds), Rousseau e as CiênciasLisboa, CFCUL, 2013, pp.7-26.
  • Olga Pombo, Prefácio, in António Barbosa (ed), Pre-textos Bioéticos, FMUL, 2014, pp. IX-XI.

     

 

Artigos em revistas (nacionais e internacionais)


  • Olga Pombo, Do texto no ensino da Filosofia: algumas questões, Boletim Informativo, n.º 15 (1981), Lisboa: Ministério da Educação e Cultura, pp. 13-23.
  • Olga Pombo, Herbert H. Knecht. ‘La Logique chez Leibniz’, Análise, n.º 1 (1984), Lisboa: ed. Gec, pp. 231-239 (recensão)
  • Olga Pombo, Pedagogia por objectivos / pedagogia com objectivos, Logos, n.º 1 (1984), Lisboa: Filosofia Aberta, pp.43-72.
  • Olga Pombo, Mudar a escola, mudar a educação, Animador, n.º 1 (1985), Lisboa: MAD, pp. 12-16.
  • Olga Pombo, Linguagem e verdade em Hobbes, Filosofia n.º 1 (1985), Lisboa: ed. Gec, pp.45-61.
  • Olga Pombo, A função exemplar na ‘IX Carta de Problemática’ de António Sérgio, Revistade Educação, n.º 1 (1986), Lisboa: Departamento de Educação da FCUL, pp. 97-99.
  • Olga Pombo, Eticidade / racionalidade na comunicação e ensino do conhecimento científico, CTS. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Lisboa: Associação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento), n.º 10 (Ética e Investigação Científica), Outubro / Dezembro (1989), pp. 76-81.
  • Olga Pombo, Comparative lines between Leibniz's theory of language and Spinoza's reflexions on language themes, Studia Spinozana, Konigshausen & Neumann, vol. 6 (1990), pp. 147-177.
  • Olga Pombo, Nas origens da semiologia: a teoria do pensamento cego em Leibniz, Argumento, vol. I, n. 1 (1991), pp. 17-25.
  • Olga Pombo, Agostinho da Silva, ‘Educação de Portugal’, Revista de Educação, vol. II, n.º 1 (1991), pp. 110-115 (recensão).
  • Olga Pombo, Ana Luísa Janeira, ‘Sistemas epistémicos e Ciências: do Noviciado da Cotovia à Faculdade de Ciências de Lisboa’ e José Lopes Ribeiro, ‘O edifício da Faculdade de Ciências. Quatro séculos de retratos institucionais’, Revista de Educação, vol. II, n.º 1 (1991), pp. 119-120 (recensão).
  • Olga Pombo, Reorganização curricular e área escola: Limites e virtualidades de uma reforma, Educação e Matemática, n.º 25 (1993), pp. 3-8.
  • Olga Pombo, A Interdisciplinaridade como problema epistemológico e exigência curricular, Revista Inovação, vol. 6, n.º 2 (1993), pp. 173-180.
  • Olga Pombo, Para um modelo reflexivo de formação de professores, Revista de Educação, vol. III, n.º 2 (1993), pp. 37-45.
  • Olga Pombo, Problemas e perspectivas da interdisciplinaridade, Revista de Educação, IV, n.º 1/2 Dezembro (1994), pp. 3-11.
  • Olga Pombo, A proximidade do ensino da filosofia à própria essência do ensino, Philosophica, 6 (1995), pp. 15-27.
  • Olga Pombo, Hannah Arendt ou as virtudes da excentricidade, Revista de Educação, V, n.º 2 (1996), pp. 120-132.
  • Olga Pombo, Problemas e perspectivas da interdisciplinaridade, Forma. Revista do Centro de Formação Sebastião da Gama, n.º 1 (1997), pp. 11-23.
  • Olga Pombo, La théorie leibnizienne de la pensée aveugle en tant que perspective sur quelques-unes des apories linguistiques de la modernité, Cahiers Ferdinand Saussure, n.º 51 (1998), pp. 63-75.
  • Olga Pombo, Da classificação dos seres à classificação dos saberes, Leituras. Revista da Biblioteca Nacional de Lisboa, n.º 2, Primavera (1998), pp. 19-33. 
  • Olga Pombo, A escola, a recta e o círculo, Educação e Matemática, n.º 50 (1998), pp. 3-10.
  • Olga Pombo, Unidade das ciências e configuração disciplinar dos saberes: contributo para uma filosofia do ensino, Revista de Educação, VIII, n.º 1 (1999), pp. 170-174.
  • Olga Pombo, Comunicação e construção do conhecimento, Revista de Educação, IX, n.º 1 (2000), pp. 5-25 
  • Olga Pombo, Notas de leitura à margem de uma antologia, Philosophica, 16 (2001), pp. 135-140.
  • Olga Pombo, Da classificação dos seres à classificação dos saberes, reprint em tradução ucraniana de Serghii Wakulenko, Zbirnyk Xarkivs’koho Istoryho-Filoloicnooho Tovarystva, (2002), IX: 33-52).
  • Olga Pombo, A Escola como Memória do Futuro, reprint in Pensar a Escola. Caderno Escolar nº 1 (2005),  Lisboa: Escola Secundária Vitorino Nemésio,  pp. 33-43.
  • Olga Pombo, Interdisciplinaridade e Integração dos saberes, in LIINC em Revista, v.1, n.1, Março 2005, p. 3 -15

  • Olga Pombo, Práticas Interdisciplinares, in Sociologias, Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, VIII, nº 15 (2006), pp. 208-249 (ver aqui).
  • Olga Pombo, Palabra, Pecado y Redención: el lugar del Padre en la Lengua Madre, Devenires. Revista de Filosofia  y Filosofia de la Cultura, VII, nº 14, Julho, (2006), pp. 101-129.
  • Olga Pombo, A Escola como Memória do Futuro, Revista Convergência Lusíada, 23, Número Especial. Centenário de Agostinho da Silva (1906-2006),  (2007), pp. 281-291.
  • Olga Pombo, Elogio da Transmissão, in Pensar a Escola - Caderno Escolar (Escola Secundária Vitorino Nemésio), Nº 6 (2008),  Lisboa, pp. 29-36.

  • Olga Pombo, Epistemologia da Interdisciplinaridade, in Ideação, Revista do Centro de Educação e Letras, Vol. 10, Nº 1, 1º Semestre de 2008, Foz do Iguaçu: Edunioeste, pp. 09-40.
  • Olga Pombo, Interdisciplinaridade e Transformações Epistemológicas Contemporâneas. Entrevista a Olga Pombo in Olhares, n.º 1, Publicação do Núcleo de Pesquisa em Práticas Docentes (NPPD) - UNIJORGE, Outubro de 2009, pp. 7-10 (capa)
  • Olga Pombo, Linguagem e Conhecimento em Leibniz, in O que nos faz pensar nº 26 (2009), Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC (numero que reúne textos do I Colóquio Luso-Brasileiro Leibniz: Linguagem e Metafísica, Rio de Janeiro (capa)
  • Olga Pombo, A Estátua de Glauco ou afinal o que é a Escola, in Pensar a Escola, nº 7 (2010), (link para a revista) (link para o artigo)
  • Olga Pombo, A proposito de "Relatividade e Física Clássica: Continuidade e Ruptura" (apresentação de um livro de António Brotas), in Gazeta de Física, Vol. 33, Nº 02 (2010). (link para a revista) (link para o artigo)
  • Olga Pombo, Espinoza e a linguagem, In: InCID - Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, jan/jun (2011), v. 2, n. 1, pp. 16-30. (link para a revista) (link para o artigo)
    (Digital Object Identifier :http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p16-30).
  • Olga Pombo, Brevíssima apresentação da Brevis Designatio de Leibniz. In: Kairos (ISSN (on-line): 1647-659X; ISSN (print): 2182-2824 ), No.4 (May 2012), pp. 119-124. Disponível aqui.
  • Olga Pombo, Conceptions of intuition in Poincaré's philosophy of mathematics, Philosophy Study (ISSN 2159-5313), vol. 2, nº 6 (July-August, 2012), pp. 384-397.
  • Olga Pombo, Comentário a 'Filósofos e Matemáticos' de José Sebastião e Silva, Delfim Santos studies - revista de estudos delfinianos (2013)(1)1:256-260.
  • Olga Pombo, Epistemología de la interdisciplinariedad. La construcción de un nuevo modelo de comprensiónInterdisciplina (2013)1(1):21-50.
  • Olga Pombo, "Dispersão e Unidade: Para uma Poética da Simpatia". Caderno Escolar 13-14, Secundária António Damásio (2014)(1)1:30-41 (reedição) .
  • Olga Pombo, "Introduction", Where Science Meets Philosophy, Axiomathes, (2014), 24 (nº4).

     



  •  

Trabalhos publicados em actas

  • Olga Pombo, Leibnizian strategies for the semantical foundation of the universal language, in Leibniz, Tradition und Aktualitat. V. Internationaler Leibniz-Kongress, Hannover: Gottfried-Wilhelm Leibniz-Gesellschaft, 1988, pp. 753-760.

  • Olga Pombo, Epistemologia, linguagem (da Química) e ensino. Algumas observações interdisciplinares, in Química, Encruzilhada de Disciplinas, Actas do Colóquio "Ensino superior da Química em línguas internacionais de origem latina. Química, encruzilhada de disciplinas", Lisboa: Sociedade Portuguesa de Química, 1991, pp. 144-156.
  • Olga Pombo, A Matemática e o trabalho de 'dar a ver', in PROFMAT/92, Actas do Encontro Nacional de Professores de Matemática de 1992, Viseu: APF, 1994, pp. 35-39.
  • Olga Pombo, Biblioteca. A alma da escola, in Bibliotecas e Novas Tecnologias, Actas do Colóquio Realizado no Forum Lisboa em 11, 12 e 13 de Outubro de 2000, Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2002, pp. 117-128.
  • Olga Pombo, Leibniz and the Encyclopaedic Project, Actas del Congresso Internacional Ciência, Tecnologia Y Bien Comun: La Actualidad de Leibniz (Valência, 21-23 Marzo de 2001), Valencia: Editorial de la Universidad Politecnica de Valencia, 2002, pp. 267-278. 
  • Olga Pombo, Clássicos: inevitáveis!, in Bloco de Nautas. XVI Encontro de Literatura para Crianças, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005, pp.149-185. 
  • Olga Pombo, Imigrantes, Estrangeiros e Cidadãos. A partir de H. Arendt e B. Russell, Actas da Conferencia Ibérica Educação para a Cidadania, FCUL: CIE, 2008 (cdrom)
  • Olga Pombo, Unidade da Ciência. O Regresso de uma Ideia, in A Unicidade do Conhecimento, (coordenação: Vítor Manuel Trindade, Maria de N. Trindade e Adelinda A. Candeias), 2008, pp. 49-65.

  • Olga Pombo, A Educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Implicações do Estudo, in Conselho Nacional de Educação, I. Alarcão e M. Miguéns (eds.), A Educação das crianças dos 0 aos 12 anos (Relatorio do estudo, Actas do seminário realizado a 20 de maio de 2008 e Parecer), Lisboa: Editorial do ministério da Educação, pp. 363-378.

  • Olga Pombo, Todos os Homens por Natureza Desejam Conhecer. Prefácio, in António Barros Veloso  (2008), Medicina e outras Coisas, Lisboa, Gradiva, pp. 7-11
  • Olga Pombo, Palavras de Abertura, in A.F. Cascais, J.L. Câmara Leme e N. Nabais (edrs), (2009), Lei, Segurança e Disciplina, Trinta anos depois de Vigiar e Punir de Michel Foucault, Lisboa: CFCUL/Guide, pp. 11-13
  • Olga Pombo, Three Roots for Leibniz's Contribution to the Computational Conception of Reason",  in F. Ferreira; B. Löwe; E. Mayordomo; L. M. Gomes (Eds.)(2010), Programs, Proofs, Processes. 6th Conference on Computability in Europe, CiE 2010, Ponta Delgada, Azores, Portugal, June/July 2010, Proceedings, Berlin: Springer, pp. 352-361.
  • Olga Pombo, Dispersão e Unidade: para uma Poética da Simpatia, in Lara, M. L. G.; Smit, J. W. (Orgs.) (2010), Temas de Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil, São Paulo: Escolas de Comunicações e Artes, pp. 29-46. O livro está disponível para download na página do Programa de Pós-Graduação da ECA-USP: clique aqui
  • Olga Pombo, Catarina Nabais, Marco Pina and Silvia Di Marco. Body-image: crossing Science and Art. In: Stuart Dunn, Jonathan P. Bowen and Kia Ng (Eds.). EVA London 2012 - Electronic Visualisation and the Arts. London: BCS, 2012, pp.282-283, http://ewic.bcs.org/content/ConWebDoc/46156

  •  


Edição de brochuras (não comerciais)

  • Olga Pombo, Teresa Levy e Henrique Guimarães (edrs), Boletim Bibliográfico I. Ciência integrada, interdisciplinaridade e ensino integrado das ciências, Lisboa: Mathesis / DEFCUL, 1990, 30 pp.
    http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/mathesis/index.htm#boletim1
  • Olga Pombo, Teresa Levy e Henrique Guimarães e José Manuel Conceição (edrs), Boletim Bibliográfico II. Ciência integrada, interdisciplinaridade e ensino integrado das ciências,  Lisboa: Mathesis / DEFCUL, 1991, 30 pp. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/mathesis/index.htm#boletim2
  • Olga Pombo, McLuhan. A escola e os media (organização e edição de uma antologia de textos de M. McLuhan. seleccionados, traduzidos e prefaciados), 1º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1994, 73 p.
    http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/index.htm#caderno1
  • Olga Pombo, Dois textos sobre educação. Hannah Arendt e Eric Weil (organização e edição de uma antologia de textos de Hannah Arendt e Eric Weil, seleccionados, traduzidos e prefaciados), 2º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1995, 48 p. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/index.htm#caderno2
  • Olga Pombo, A invenção da escola na Grécia. Materiais de estudo (organização e edição de uma recolha de estudos sobre história das instituições educativas atenienses, seleccionados, traduzidos e prefaciados), 3º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1996, 81 p. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/index.htm#caderno3
  • Olga Pombo, O Museu de Alexandria (organização e edição de uma monografia sobre o Museu de Alexandria), 4º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed.  Departamento de Educação da  Faculdade  de  Ciências de Lisboa, 1997, 87 p. 
    Versão online  http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/index.htm#caderno4
  • Olga Pombo, Utopia e educação (organização e edição de uma recolha de pequenos textos, traduzidos e acompanhados de breves comentários, de algumas obras do pensamento utópico sobre questões educativas), 5º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1997, 160 p. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/index.htm#caderno5
  • Olga Pombo, Educar / ensinar. Materiais de estudo (organização e edição de uma antologia de textos de Olivier Reboul, Jacques Ulmann, John Passmore e Paul Hirst e sua tradução), 6º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2001, 84 p.
    http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/index.htm#caderno6
  • Olga Pombo, Três textos sobre educação para um mundo difícil. Bertrand Russell e Ortega Y Gasset (introdução a uma antologia de textos de Bertrand Russell e Ortega Y Gasset e revisão da sua tradução), 7º Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 2005, 40 p.
    http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/index.htm#caderno7

Publicações on line

 

Materiais de apoio à leccionação
(selecção, coordenação e revisão de trabalhos de estudantes em regime de work in progress) 


Outras actividades e intervenções públicas

 

  • Entrevista radiofónica sobre Jean-Jacques Rousseau, por Luísa Costa Gomes, Rádio Comercial , Lisboa, 6 de Maio de 1985.
  • Participação num debate radiofónico no âmbito do programa "Três às Quartas" da Rádio Paris Lisboa que teve por tema “A situação actual do ensino”, gravado na Livraria Bulhosa, Campo Grande, Lisboa, 20 de Junho de 2001.
  • Participação numa mesa redonda televisiva no âmbito do programa "Livres e Iguais" do Canal 2 da RTP, diferido nos dias 20 e 22 de Junho de 2001. Moderado pela jornalista Paula Moura Pinheiro, participaram ainda o então Ministro da Educação, Prof. Augusto Santos Silva, Eng. Roberto Carneiro, Dr. José Pacheco e o estudante João Soeiro.
  • Que escola queremos para os nossos filhos?, debate com Paulo Feytor-Pinto, moderado pela jornalista Paula Moura Pinheiro, Revista Elle, n.º 158 (Novembro 2001), pp. 140-148.
  • Participação num debate radiofónico para a Rádio Paris-Lisboa. Moderada pela jornalista Paula Moura Pinheiro, a sessão, tinha por objectivo discutir o livro A Escola, A Recta e o Circulo. Foi comentadora a Dr.ª Teresa Calçada. O debate foi gravado em directo na Livraria FNAC, Chiado, em Lisboa, 1 de Outubro de 2002, 
  • Participação numa conferência de imprensa sobre a revisão do programa da disciplina de Português do Ensino Secundário, com Maria do Carmo Vieira, Maria da Conceição Rolo, Elisa Costa Pinto e Carlos Ceia, realizada na Livraria Eterno Retorno, Lisboa, 9 de Outubro de 2002.
  • Participação no painel promovido pelo Instituto Português do Livro (IPLB) e pela Culturgest "Os Livros em Volta - Conversas à Volta de um Livro" (moderado por Eduardo Prado Coelho, nele tomaram parte: J. Lobo Antunes, Inventário de Nova York; João Barrento, Poço de Babel; Olga Pombo, A Escola, a Recta e o Circulo; Julieta Monguinho, Onde está J?; M. Helena Buescu, Chiaro Escuro e J. Bragança de Miranda, Teorias da Cultura), Culturgest, 25 de Março de 2003.
  • Persistência da memória, entrevista com Daniel Branco, Jornal de Letras. Educação, 8 de Janeiro de 2003, p. 6.
  • Participação na  concepção e organização geral da exposição itinerante "Ilhas da Utopia"  promovida pela "Livraria Ler Devagar" em Lisboa, e que esteva patente naquela livraria durante o mês de Outubro de 2004 .
  • Responsável pelo dossier "De Thomas More a Rousseau" e por dois trabalhos "Século XIX. Para além do Socialismo Utópico. A esperança na cidade futura" e "Século XX. Da utopia negra ao esbatimento das fronteiras da ideia de utopia" na exposição itinerante "Ilhas da Utopia"  promovido pela Livraria Ler Devagar em Lisboa, e que esteve patente naquela Livraria durante o mês de Outubro de 2004 .
  • Entrevista com António Gonzales, Revista Ser, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (2004) 
  • Claro que a Física é Cultura  - video de uma conferencia apresentada no debate "Física é Cultura!", a convite do XIV Encontro Ibérico para o Ensino da Física - Escola de Educação em Física 2004, promovida pela Sociedade Portuguesa de Física e realizado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, no dia 9 de Sembro, 2004.  < http://nautilus.fis.uc.pt/bl/conteudos/42/pags/videosdivulgcientifica/filosofiafisica/index2.html >
  • Entrevista radiofónica sobre a política educativa da actual  Ministra da Educação, pela jornalista  Paula Moura Pinheiro, Rádio Paris Lisboa, Lisboa, 25  de Outubro de 2005.
  • Entrevista a Olga Pombo, Infociências nº 142, Fevereiro de 2005, pp. 12-1

  • Ivan Illich. Um Visionário que é Preciso Reler (entrevista a Olga Pombo e Rui Canário), Aprender ao Longo da Vida, nº 4 (Maio, 2005), pp. 40-47 (ver tb em http://www.direitodeaprender.com.pt/revista04_03.htm).

  • Entrevista radiofónica sobre Agostinho da Silva (conjuntamente com Nuno Nabais), pelo jornalista Fernando Alves, TSF, gravada a 2 e difundida a 13 de Fevereiro de 2006 ( http://tsf.sapo.pt/online/radio/interior.asp?id_artigo=TSF168152) (http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=903681&title=Sinais)

  • Participação no painel de homenagem a Agostinho da Silva (em que tomaram parte: Fernando Dacosta, Helena Carvalhão, Natércia Duarte Belo, Olga Pombo e Paulo Archer ) promovido pela Livraria Arquivo, dia 16 de Fevereiro de 2006.
  • Fernando Gil, Filósofo do conhecimento, Jornal Expresso de 25 de Março de 2006, Actual, p. 23
  • Questionário da Universidade Federal de São Carlos - Olga Pombo
  • Língua é Poder - participação no Programa "Câmara Clara" RTP2, da jornalista Paula Moura Pinheiro, 15 de Julho de 2007
     ( na secção "Arquivo" - 15 de Julho < http://www.dois.tv/programas/camaraclara >)
  • Entrevista pela jornalista Helena Mendonça, suplemento "Ciência em Movimento", Diario de Notícias Magazine, 18 de Maio de 2008 (pdf1, pdf 2, pdf 3
  • Entrevista pela jornalista Clara Viana, Jornal Público, 24 - 06 - 2008 ( pdf )
  • E para os próximos 10 anos? Digam e nós fazemos, participação na mesa redonda moderada por Alexandre Quintanilha, a convite da Agencia Ciência Viva  no programa "Ciência viva faz 10 anos", Pavilhão do Conhecimento,  25 de Julho, 17.30.
  • Entrevista no Programa "Câmara Clara", RTP2, Sobre a Ideia de Enciclopédia, pela jornalista Paula Moura Pinheiro, 19 de Janeiro de 2010

  • Moderação do debate "Dinamizar a Bioética na Universidade de Lisboa II: em torno da Clonagem Humana",  Workshop organizado em colaboração com o Centro de Biodiversidade, Genómica Integrativa e Funcional (BioFIG), 6 Abril de 2010, FCUL, Sala 2.4.16, 14h30 (Flyer)

  • Entrevista ao canal TV Ciência (com a jornalista Lúcia Alves), 14 de Fevereiro de 2011 (TV Ciência)

  • Entrevista à RTP (jornalista Vasco Trigo), programa "Com Ciência" (ComCiência)

  • Coordenação da Exposição, com Catarina Nabais, Cristina Tavares, Manuel V. Alves, Marco Pina, Pedro Silva, Ricardo Reis e Silvia di Marco,  CorpoIMAGEM. Representações do Corpo na Ciência e na Arte,  aberta ao publico entre 02 Fevereiro e 30 Março 2011, Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva | +info

  • Apresentação do livro Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais, de Porfírio Silva, Sala dos Docentes do Colégio Espírito Santo, Universidade de Évora, 6 de Maio, de 2011, 19h [ver convite] [ver foto]

  • Apresentação do livro Marie Skłodowska Curie - Imagens de outra face da autoria de Raquel Gonçalves-Maia (Edições Colibri). Anfiteatro da FFCUL ( Edifício C1, Piso3), 17h30 [ver convite] [ver notícia]

  • A escola é o lugar onde a memória se faz futuro, entrevista a Olga Pombo com António Baldaia, Página da Educação, Inverno 2011, II série, n.º 195, pp. 9-20

  • Entrevista online - Questões sobre interdisciplinaridade - com Regina Giora, Miriam Martins, M. Aparecida Aquino, Regina Tancredi e Isabel Petraglia, do Programa de Pos-graduação em Educação, Arte e Historia da Cultura, Universidade Mackenzie, S. Paulo, Brasil, dia 13 de Fevereiro 2012, 11h

  • Participação no programa da RTP, canal 1 - "Pros e Contras" - O bosão de Higgs -  apresentado por Fátima Campos Ferreira, RTP, dia 9 de Julho de 2012

  • Entrevista por Robson Ashtoffen, no âmbito da série de entrevistas "O Pensamento Vivo da Informação", coordenado pelo Dr. Prof. Marcos Mucheroni, Núcleo de Pesquisa em Produção Científica da ECA-USP, São Paulo, Brasil. A entrevista está dividida em quatro partes:

  • Entrevista com Olga Pombo, publicada no dia 24 de Outubro de 2012, Newsletter da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Acessível aqui.
  • Economia e Interdisciplinaridade(s), Apresentação do livro por Olga Pombo, dia 23 de Novembro 2012, às 19h00 na Livraria Almedina no Atrium Saldanha. [site do evento] [convite]
  • Analogia e Mediação, Transversalidade na investigação em Arte, Filosofia e Ciência, moderação do ciclo de conferencias, Faculdade de Belas Artes, 12 de Dezembro de 2012, 16h